OI gente, tudo bem? Jader, para trabalhar com cenas muito complexas, com muita geometria e texturas em altíssimas resoluções, precisa de um sistema de 64 bits, porque poderá ter trocentos GB de RAM. Não é só ter o sistema em 64 bits, tem que ter muita RAM. Mas sinceramente, eu não vejo necessidade disso em maquete eletrônica, em TV, em design. Só cinema mesmo, porque dá para fazer coisas maravilhosas em máquinas modestas, em PCs dual Core ou Dual Processor com 2 GB de RAM, faz qualquer tipo de cena que estamos acostumados a ver por ai. O mais importante de tudo não é uma máquina boa, é conhecer muito bem o programa, as técnicas empregadas e os recursos de otimização. Porque conhecendo bem o programa e as técnicas disponíveis para realizar o trabalho, você tira de letra. Eu já fiz cena muito mais complexa do que o computador permitia e com total conforto. Claro que na hora do render é bravo, mas faz. A imagem que eu fiz para a capa do livro do Max 7 da Editora Erica, usei um Athlon de 1 GHz com 1 GB de RAM. A cena tinha mais de 700 mil faces com GI, com DOF e com Motion Blur, na época eu usava o V-Ray. E isso era para impressão de alta qualidade. Levou 3 dias renderizando o Irradiance e mais 6 dias renderizando a cena. Então, foi 9 dias de render numa única imagem, porque o computador era muito fraco para fazer tudo isso, mas fez. Normalmente vale mais a pena investir em conhecimento do que no equipamento. Sander, dá uma lida na resposta que eu dei para o Jader, pois é justamente a mesma coisa que eu iria falar para responder a sua pergunta. Eu acho uma péssima idéia usar o Max 9, que acabou de sair, tem bugs, não tem service pack ainda. A versão boa do Max para trabalhar é a 8. Isso vale para sempre. Sempre que sair uma versão nova do Max, só vale a pena migrar para ela depois de 6 meses. Então, se não é confiável trabalhar no Max 9 de 32 bits, imagine no Max 9 de 64 bits com um Windows de 64 bits que parece até um segredo, porque a Microsoft esconde tanto ele que parece que nem existe. O Vista nem se cogita né? Tem que ter um gerador a diesel do lado só para alimentar a máquina com esse sistema operacional, de tão pesado que é. Para quem trabalha com 3D, o sistema operacional tem que ser o mais leve possível. Os recursos da máquina é para ser usado pelo programa, não pelo sistema operacional. Fora a questão de compatibilidade, muitas vezes poderia resolver problemas corriqueiros com plug-ins gratuitos que existem há anos, mas não poderá usar porque está no Max 64 bits. É o que eu disse para o Jader, até hoje eu fiz tudo que precisou, onde quer que eu trabalhasse usando sistema de 32 bits. Nunca tive problema do Max não aceitar renderizar a cena, porque se está pesado, eu já renderizo em Elements e componho depois no Combustion. Então, o mais importante é conhecer bem o soft e os recursos que ele oferece de otimização, além das técnicas empregadas em 3D, com isso, vai ter projetos muito mais leves e tempos de render muito menores com o mesmo equipamento. Só uma coisa importante. Isso é para trabalhar, para render não existe computador bom, nem de 32 bits, nem de 64 bits e nem de tipo nenhum. Para render tem que usar vários PCs bons em rede. Agora, para trabalhar, um PC bom de 32 bits com 2GB de RAM está de bom tamanho. O importante para trabalhar é ter uma placa de vídeo bem cavalona. Abraços