Dificuldades com render A# 300 dpi

Por: sanderpalma  

Em: 24/01/2007 01:28

Espero que possam dar uma opniao... Processador - Athon 64 3200 2GB de RAM Placa de video - GForce 6500 - 256 Placa mae: Asus A8V - SE HD 150 Sist Oper: Windows XP Pro 3ds max 8 - Vray Estou fazendo uma fotomontagem e o render acontece em tamanhos menores, mas se peco pra fazer em A3 300 dpi ele da a mensagem "error creating bitmap". Aparentemente eh falta de memoria. Pra tentar resolver isso eu tentei usar o vray frame buffer, tentei aumentar a memoria de estatica para variavel, aumentando para ateh 4096 (valor maximo q o vray aceitou). Cheguei a conseguir a maior parte do render com o auxilio do bigrender, mas ainda faltou um pedaco. No bigrender eu separei a imagem em 5 x 4... com muitas imagens pra montar no photoshop, comeca a apresentar alguns defeitos na hora q de encaixar as partes (pode ser minha falta de experiencia no Photo tbem) O que sugerem q eu faca? Sera q se eu colocar mais 2GB de memoria pode resolver o problema? Agradeco mais uma vez pela forca! abraco, Sander
Não aguentei esperar as opniões de vocês....estava com medo de gastar dinheiro e não resolver, mas acabei arriscando. Comprei mais 2GB de RAM. Infelizmente a loja só tinha uma placa disponível e por enquanto estou com 3GB na máquina, mas já foi suficiente pra renderizar essa imagem que eu precisava. Na semana que vem colocarei mais 1GB. Achei importante colocar isso aqui, porque outras pessoas podem passar pelo mesmo problema. Custou mais 670,00 mas valeu a pena...espero não ter mais problemas de falta de memória. É importante ressaltar, principalmente aos iniciantes, que mais memória não ajuda a renderizar mais rápido, ela só ajuda a renderizar coisas mais pesadas....se quiser diminuir o tempo de render deve-se investir em processador. Abraço, Sander
Oi Sander, tudo bem? Nenhum sistema de 32 bits usa mais de 2 GB por aplicação, no máximo poderá usar 3GB se editar o Boot.ini do Windows. Mas dependendo do seu Windows e da sua máquina, poderá ficar instável. Modificar a configuração de memória no V-Ray não ajuda muito, porque quem controla a memória do sistema é o Windows, não adianta colocar no máximo no V-Ray se o Windows está permitindo menos. Você deve aumentar a memória virtial do seu Windows para 4096, que é o máximo aceito num sistema de 32 bits. Mas pode não ser o suficiente. Como o erro foi de generate Bitmap, tem como resolver. Você precisa habilitar a opção Bitmap Pager dentro da ficha Rendering da janela Preferences no menu Customize. Assim, o Max vai paginar a criação dos Bitmaps e vai conseguir renderizar a imagem, apesar de demorar mais para terminar. Depois que terminar, desabilite essa opção. Abraços
Também sofri com isso André. Foi uma desgraça. Teve imagem que o micro não concluiu que eu terminei no Photoshop. Desespero. rsrs. A melhor opção que encontrei foi gerar em imagem raw. Agora posso rir porque consegui entregar, mas isso dá muito nervoso. Bem, então eu entendo que o mais indicado é o Windows64.
André, Obrigado pelo toque... Aproveitando sua experiência no assunto, digo que tenho o windows 64 disponível para instalação. Atualmente uso o xp pro. Estou terminando um projeto que está em andamento e logo depois pretendo fazer um backup e formatar a máquina para instalar o 64. O que vc acha? Ele costuma dar muitos bugs? Tem algum conselho? Obrigado, Sander
OI gente, tudo bem? Jader, para trabalhar com cenas muito complexas, com muita geometria e texturas em altíssimas resoluções, precisa de um sistema de 64 bits, porque poderá ter trocentos GB de RAM. Não é só ter o sistema em 64 bits, tem que ter muita RAM. Mas sinceramente, eu não vejo necessidade disso em maquete eletrônica, em TV, em design. Só cinema mesmo, porque dá para fazer coisas maravilhosas em máquinas modestas, em PCs dual Core ou Dual Processor com 2 GB de RAM, faz qualquer tipo de cena que estamos acostumados a ver por ai. O mais importante de tudo não é uma máquina boa, é conhecer muito bem o programa, as técnicas empregadas e os recursos de otimização. Porque conhecendo bem o programa e as técnicas disponíveis para realizar o trabalho, você tira de letra. Eu já fiz cena muito mais complexa do que o computador permitia e com total conforto. Claro que na hora do render é bravo, mas faz. A imagem que eu fiz para a capa do livro do Max 7 da Editora Erica, usei um Athlon de 1 GHz com 1 GB de RAM. A cena tinha mais de 700 mil faces com GI, com DOF e com Motion Blur, na época eu usava o V-Ray. E isso era para impressão de alta qualidade. Levou 3 dias renderizando o Irradiance e mais 6 dias renderizando a cena. Então, foi 9 dias de render numa única imagem, porque o computador era muito fraco para fazer tudo isso, mas fez. Normalmente vale mais a pena investir em conhecimento do que no equipamento. Sander, dá uma lida na resposta que eu dei para o Jader, pois é justamente a mesma coisa que eu iria falar para responder a sua pergunta. Eu acho uma péssima idéia usar o Max 9, que acabou de sair, tem bugs, não tem service pack ainda. A versão boa do Max para trabalhar é a 8. Isso vale para sempre. Sempre que sair uma versão nova do Max, só vale a pena migrar para ela depois de 6 meses. Então, se não é confiável trabalhar no Max 9 de 32 bits, imagine no Max 9 de 64 bits com um Windows de 64 bits que parece até um segredo, porque a Microsoft esconde tanto ele que parece que nem existe. O Vista nem se cogita né? Tem que ter um gerador a diesel do lado só para alimentar a máquina com esse sistema operacional, de tão pesado que é. Para quem trabalha com 3D, o sistema operacional tem que ser o mais leve possível. Os recursos da máquina é para ser usado pelo programa, não pelo sistema operacional. Fora a questão de compatibilidade, muitas vezes poderia resolver problemas corriqueiros com plug-ins gratuitos que existem há anos, mas não poderá usar porque está no Max 64 bits. É o que eu disse para o Jader, até hoje eu fiz tudo que precisou, onde quer que eu trabalhasse usando sistema de 32 bits. Nunca tive problema do Max não aceitar renderizar a cena, porque se está pesado, eu já renderizo em Elements e componho depois no Combustion. Então, o mais importante é conhecer bem o soft e os recursos que ele oferece de otimização, além das técnicas empregadas em 3D, com isso, vai ter projetos muito mais leves e tempos de render muito menores com o mesmo equipamento. Só uma coisa importante. Isso é para trabalhar, para render não existe computador bom, nem de 32 bits, nem de 64 bits e nem de tipo nenhum. Para render tem que usar vários PCs bons em rede. Agora, para trabalhar, um PC bom de 32 bits com 2GB de RAM está de bom tamanho. O importante para trabalhar é ter uma placa de vídeo bem cavalona. Abraços
André, Valeu pelas dicas....sou iniciante mesmo e nao tenho muita experiencia com hardware....acabei me impolgando e comprei mais 2GB de RAM. Estou pensando em comprar mais uma maquina pra usar em rede, acredito q vou deixar cada uma com 2GB. Apesar de ser iniciante, tem uma empresa de propaganda que está sempre me procurando pra desenvolver projetos e nao posso perder essa oportunidade. Faz menos de uma ano que estou mexendo com isso e cresci muito gracas a ajuda de vcs todos... Obrigado! Sander
Oi Sander, tudo bem? Com certeza absoluta a melhor opção para trabalhar profissionalmente é ter mais de um PC bom. Pois pode deixar um renderizando enquanto trabalha no outro e de noite pode deixar os dois renderizando em rede. Numa imagem mais complexa, você pode renderizar em rede usando os dois PCs. Se tiver mais, melhor ainda, vai renderizar mais rápido, pois cara máquina só vai pegar uma parte da imagem para renderizar. Pode fazer isso manualmente no Mental Ray ou usando o Net Render do 3ds max com o Split Lines. Ainda pode usar o Distribuited Bucket Render do Mental Ray, mas para isso precisará ter um Max original em cada máquina que participar do Render. As máquinas para render não precisam de placa de vídeo, de HD grande, de placa de som, de nada, só do Windows e do Max instalado. O que precisa é ter bom processador e muita RAM, 2 GB é o ideal. Agora, a máquina de trabalho, essa sim depende de uma placa de vídeo bem cavalona, para você não ter lentidão nas viewports, mesmo em cenas complexas. Vale a pena invertir numa super placa de vídeo para trabalhar com o Max se faz cenas complexas. Abraços
Ola Andre, Mais uma vez agradeço pelo contato. Gostaria de aproveitar sua experiência com o Mental Ray para me dizer...será que uma pessoa, como eu, que já possui um pouco de conhecimento do Vray está pronto para aprender a utilizar o Mental Ray? Digo isso porque achei um pouco difícil o auto-aprendizado nele....estou pensando em adiquirir o curso vendido aqui no 3d1... Abraço,
Olá a todos os participantes dessa bela discussão sobre CG... Gostaria de dar os parabéns a todos pela bela pergunta que fizemram e em especial ao mestre e especialista André Vieira que pra mim é um dos melhores artistas gráficos em todo o país.André,suas respostas são impressionantes e fico com toda certeza grato pelas suas belas explicações sobre CG e configurações de máquinas pra CG cara.Com respostas precisas e diretas o máximo possível vc não tira somente as dúvidas dos leitores que fizeram a pergunta mas de todos que por ventura possam ter essa mesma dúvida. Eu o agradeço d++ pelas belas explicações a vc e a todos e mais uma vez Parabéns por esse site de tamanha grandiosidade e complexidade valeu? Um abraço a todos e tenham uma ótima semana!xau... ;)

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 449

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.