Dificuldades com render A# 300 dpi

Por: sanderpalma  

Em: 24/01/2007 01:28

Olá a todos os participantes dessa bela discussão sobre CG... Gostaria de dar os parabéns a todos pela bela pergunta que fizemram e em especial ao mestre e especialista André Vieira que pra mim é um dos melhores artistas gráficos em todo o país.André,suas respostas são impressionantes e fico com toda certeza grato pelas suas belas explicações sobre CG e configurações de máquinas pra CG cara.Com respostas precisas e diretas o máximo possível vc não tira somente as dúvidas dos leitores que fizeram a pergunta mas de todos que por ventura possam ter essa mesma dúvida. Eu o agradeço d++ pelas belas explicações a vc e a todos e mais uma vez Parabéns por esse site de tamanha grandiosidade e complexidade valeu? Um abraço a todos e tenham uma ótima semana!xau... ;) "O 3d max é um big bang pessoal,ou seja,cada artista pode fazer o seu próprio universo".
Oi gente, tudo bem? Sander, realmente o Mental Ray é mais difícil para entender a lógica como ele trabalha, mas quando entender, verá que é muito simples e direto. O V-Ray é bem mais fácil, tanto que ficou popular entre o pessoal que trabalha com maquete eletrônica, que é uma função menos especializada do 3D. Mas aos poucos essa galera está percebendo que vale a pena apanhar um pouco mais para aprender no começo, pois terá um oceano de vantagens depois. Só de não ser um plug-in e estar integrado ao 3ds max sendo compatível com todos os seus recursos, já é vantagem o suficiente para migrar para o Mental Ray. Mas é muito mais do que isso, muito mais mesmo. O Mental Ray beira o inacreditável, cada dia que passa eu babo mais nesse render. Quanto a você aprender, eu acho que qualquer pessoa pode aprender, e se já tem noção do que é GI, como funciona, o que faz, como atua, e tudo mais, certamente será mais fácil. Pois vejo pessoas que não sabem direito nem o que é GI e nem o que faz na cena, reclamam que o GI deixou a parede com um pouco da cor do piso, quer a parede branca, só que GI faz justamente isso, então é melhor renderizar sem GI se não quer isso. Vejo pessoas que não conhecem técnicas básicas de materiais, como nunca usar a cor branca pura e a cor preta pura, mas querem aprender Mental Ray, ai complica muito, porque se não sabe nem o básico, está longe ainda de usar o Mental Ray. Mas você que já tem uma boa experiência com recursos avançados de iluminação, pois o V-Ray é um ótimo render, eu acho que é o melhor dos 3 da geração dele, vai ser fácil migrar para o Mental Ray e em pouco tempo você sentirá a diferença de poder entre os dois. Nesa questão do seu Render você já teria uma boa vantagem com o Mental Ray, ele permite que você configure partes da imagem para renderizar e depois ele mesmo monta a imagem final em alta resolução para você, nem precisa ir no PhotoShop. Danilo, eu agradeço muito, fico feiz que gosta e acompanha a gente, mais ainda por saber que as respostas estão te ajudando a conhecer melhor o Max. Espero poder contar sempre com sua visita e participação aqui no fórum com a gente. Abraços
[quote:f9e3c12f93] A cena tinha mais de 700 mil faces com GI, com DOF e com Motion Blur, na época eu usava o V-Ray . E isso era para impressão de alta qualidade. Levou 3 dias renderizando o Irradiance e mais 6 dias renderizando a cena. Então, foi 9 dias de render numa única imagem, porque o computador era muito fraco para fazer tudo isso, mas fez. [/quote:f9e3c12f93] Desculpe, sou leigo no assunto, estou começando agora a mexer no 3ds8, existe algum tipo de "quick render" para saber se a iluminação está certa, entre outras coisas? imagina demorar 9 dias para renderizar e não gostar do resultado final... Fabricio
Biccio, Vc deve estar reclamando do tempo de render do Vray... Se for este o renderizado que usa, existem algumas configurações que vc pode alterar para diminuir drásticamente o tempo de render, porém, lógicamente a qualidade é afetada, mas dá pra ter uma ótima noção de como ficará a cena para o render final. Uma das opções que vc pode utilizar é o QMC Sampler...vc pode mudar o valor do noise threshold...é como se fosse um ajuste fino....menores valores = maior qualidade e lógicamente maiores tempos de render. Existem outros meios para se configurar este renderizador, e certamente não sei mexer em tudo, mas digo que fuçando um pouco na net e testando muuuuuito!!! vc consegue descobrir um pouco do que pode ser feito com ele. Boa sorte! Sander
Oi Biccio, tudo bem? Veja só, você só coloca para renderizar com um tamanho imenso e alta qualidade se tem certeza absoluta que está tudo perfeito. Eu sabia que o render seria demoradíssimo, pois só tinha um computador para usar, o V-Ray não aceitava Distribuited Render naquela época, versão 1.09.03, e exagerei na cena, não tinha como uma máquina renderizar rápido e a máquina não era de ponta. Então, você consegue renderizar uma cena muito mais pesada do que a máquina permite, seja de um modo ou de outro, mas pode ter certeza que renderiza. Era esse o contexto desse meu exemplo dos 3 dias de irradiance e 6 dias de render final de uma imagem em alta resolução e um monte de efeitos pesados. Só que antes de renderizar, tudo foi testado em renders de poucos minutos, fiz um render de um dia antes para ter certeza que iria sair tudo bem, depois, comprei um Nobreak, para ter certeza que não iria perder o render por alquma quedinha de força e mandei renderizar. A imagem é essa abaixo, foi publicada na capa do livro "3ds max 7 Prático e Ilustrado", da editora Erica. Está em menor formato, é claro, a imagem para impressão tem 300 DPI e ficou bem maior. Abraços
André, Desculpe te amolar mais um pouco neste assunto, mas continuando sobre gerar as imagens em grandes formatos, eu fiz as alterações que vc me recomendou (alterei a memória virtual para 4096 e ativei a opção de Bitmap pager dentro de rendering). Pelo que eu entendi, a imagem deveria ser gerada, mesmo demorando bem mais, mas o erro (error creating bitmap) persiste. Além disso e alterei, dentro de Vray system, Raycaster params para geometry=dinamic e aumentei o limit para 4096 (não sei se poderia realmente ajudar). O cliente quer uma imagem A3 com 300 dpi (como todas as agências de publicidade - parece que virou moda!) Minha configuração atual é: Processador - Athon 64 3200 3GB de RAM Placa de video - GForce 6500 - 256 Placa mae: Asus A8V - SE HD 150 Sist Oper: Windows XP Pro 3ds max 8 - Vray 1.5 Será que consigo gerar isso sem ter que separar a imagem com o bigrender? Abraço, Sander
Oi Sander, tudo bem? Não é incômodo nenhum, fique a vontade para perguntar. Cara, eu te devo desculpas, porque não me toquei que estava usando o V-Ray, aliás, me toquei mas não lembrei que nada disso funciona com ele, só funciona com o Scanline. O Mental Ray tem seus príprios recursos para otimização da paginação de texturas, memória e geometria. O V-Ray não trabalha com o sistema de paginação de texturas que o Max usa, o Bitmap Pager não vai afetar em nada renderizando com ele, desculpe mesmo, foi um lapso meu aqui. Só vai poder usar os recursos de otimização do V-Ray mesmo. Não sei se o V-Ray aceita renderizar pelo Backburner com o Split Lines, assim, poderia dividir a imagem em partes facilmente e não precisará usar o BigRender. Abraços
poxa...muito boa a explicação...valeu... Eu nunca usei o backburner, mas vou pesquisar e tentar...obrigado mesmo! Abraço, Sander
Sander, Além dessa opção que o André deu, tem uma outra alternativa que é a que costumo usar. Eu renderizo os mapas de Irradiance e Light cache primeiro com um tamanho de imagem bem menor, depois renderizo a final com um tamanho maior usando os mapas de irradiação pre-salvos. Ainda tem outra coisa que da pra fazer que é renderizar a imagem final com o tamanho na metade da que você precisa, ou com 2/3 do tamanho dela, e depois usar um programa chamado Photozoom Professional que usa um método inteligente de aumentar uma imagem sem que haja distorção. Vale a pena dar uma testada. Abraço !
Marcus, Obrigado pelas dicas...informação nunca é demais...vou pesquisar sobre suas sugestões. Valeu mesmo! Abraço, Sander

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