Oi gente, tudo bem? Sander, realmente o Mental Ray é mais difícil para entender a lógica como ele trabalha, mas quando entender, verá que é muito simples e direto. O V-Ray é bem mais fácil, tanto que ficou popular entre o pessoal que trabalha com maquete eletrônica, que é uma função menos especializada do 3D. Mas aos poucos essa galera está percebendo que vale a pena apanhar um pouco mais para aprender no começo, pois terá um oceano de vantagens depois. Só de não ser um plug-in e estar integrado ao 3ds max sendo compatível com todos os seus recursos, já é vantagem o suficiente para migrar para o Mental Ray. Mas é muito mais do que isso, muito mais mesmo. O Mental Ray beira o inacreditável, cada dia que passa eu babo mais nesse render. Quanto a você aprender, eu acho que qualquer pessoa pode aprender, e se já tem noção do que é GI, como funciona, o que faz, como atua, e tudo mais, certamente será mais fácil. Pois vejo pessoas que não sabem direito nem o que é GI e nem o que faz na cena, reclamam que o GI deixou a parede com um pouco da cor do piso, quer a parede branca, só que GI faz justamente isso, então é melhor renderizar sem GI se não quer isso. Vejo pessoas que não conhecem técnicas básicas de materiais, como nunca usar a cor branca pura e a cor preta pura, mas querem aprender Mental Ray, ai complica muito, porque se não sabe nem o básico, está longe ainda de usar o Mental Ray. Mas você que já tem uma boa experiência com recursos avançados de iluminação, pois o V-Ray é um ótimo render, eu acho que é o melhor dos 3 da geração dele, vai ser fácil migrar para o Mental Ray e em pouco tempo você sentirá a diferença de poder entre os dois. Nesa questão do seu Render você já teria uma boa vantagem com o Mental Ray, ele permite que você configure partes da imagem para renderizar e depois ele mesmo monta a imagem final em alta resolução para você, nem precisa ir no PhotoShop. Danilo, eu agradeço muito, fico feiz que gosta e acompanha a gente, mais ainda por saber que as respostas estão te ajudando a conhecer melhor o Max. Espero poder contar sempre com sua visita e participação aqui no fórum com a gente. Abraços