Criar terrenos apartir de curvas de nível

Por: lemos crumb  

Em: 24/01/2007 01:39

modelação de terreno.... com ruas... este é o meu problema! construo um modelo digital de terreno no "Audesk land desktop" depois importo as polylines para o 3dstudio para criar o terreno, mas depois quando quero modelar as superficies com inclinação das estradas e passeios... encontro um grande problema, não consigo fazê-lo de maneira rápida e eficaz! Existe algum tutorial de modelação ou alguma ferramenta do 3dstudio q me possa ajudar? Estou a modelar uma area enorme ja faz algum tempo e estou a desesperar!!! Sou bastante novato nisto... mas aprendo rápido! Por isso nao se inibam de me dizer qq coisa... por pouco q seja, pode ajudar!
Bom eu não to ligado no que é o Audesk land desktop, mas me diga ai, vc esta fazendo esse terreno apartir de informações de curvas de nível? Ou esse terreno é fictício?
Olá lemos crumb! Não conheço nenhuma ferramenta para criar as ruas, calçadas, e etc. Sempre faço de forma manual editando a malha do terreno ou modelando separadamente e inserindo no relevo. É demorado mas só sei fazer assim. Seria bom se aparecesse por aqui alguém com uma ferramenta assim. Um abraço!
Arquimedes: Dê-me uma alavanca que moverei o mundo! Eu: Dê-me o MAX que modelarei o universo!
ola atodos e obrigado por responderem, desde ja. eu utilizocurvas de nível a partir de uma modelação de terreno real, normalmente com distâncias verticais de 1 metro. um abraço, lemos crumb
O max tem diversas opções diferentes que vc pode usar para criar o seu terreno apartir das curvas de nível, creio que vc pode usar até o sistema de nurbs pra criar a malha aparti das curvas. Eu não lembro exatamente como faz pq fiz isso a muito tempo atraz, mas vou dar uma pesquisada, se ninguém te responder antes então eu posto aqui. Uma dica, muda o título da mensagem para, criar terrenos apartir de curvas de nível, assim vai ficar mais de acordo com o que vc quer e vai ter muita gente que vai poder ajudar mais do que eu.
Como prometi, aqui esta o tutorial: Parte 01 (autoCad) http://www.redpixel.com.br/newsdetails.asp?newsdate=05/12/2003&newstime=22:25:26 Parte 02 (max) http://www.redpixel.com.br/newsdetails.asp?newsdate=12/12/2003&newstime=16:54:56
Oi Lemos, tudo bem? Se você tem um programa para modelagem de terrenos, veja se ele não tem a capacidade de criar também as ruas. Porque no Max não será um trabalho fácil, vai depender de um bom conhecimento de modelagem e do programa, pois não tem um recurso exclusivo para fazer isso, tem que modelar na mão mesmo como fazemos em tudo. Só que no caso de um terreno, é um trabalho bem chato. Se o programa de terreno que usa conseguir fazer pelo menos a "terraplanagem", deixando o local das ruas suaves e prontos para a pavimentação, ai fica bem mais fácil. Pois poderá fazer as ruas e projetar sobre o terreno com o Conform, só que não vai ficar bom num terreno muito acidentado, então, precisa já estar suave onde for colocar as ruas. Se essas coisas não forem possíveis no seu programa de terrenos, então, vai precisar editar a malha do terreno no Max para fazer essa suavização e depois poderá usar o Conform para projetar as ruas sobre o terreno. Se a malha do terreno estiver em Quad, você pode tentar ajustar de forma que crie os caminhos das ruas, depois, poderá selecionar estes polígonos e usar o Extrude, criando assim a saliência das ruas, depois é só aplicar um ID diferente para o material. Tem a opção de Nurbs que o Tiago disse também, neste caso será mais fácil, só que seu terreno teria que estar em Nurbs. Ai poderia cortar a superfície projetando linhas e usar essas linhas como Rail para extrudir o perfil da rua. Seja como for, será trabalhoso mesmo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717363.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 828

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.