Oi gente, tudo bem?
Este tópico é antigo e foi ressuscitado pelo Rafael, então, hoje já tem o SP 2 do Max 9 e melhorou muito.
Quando ele saiu estava muito pior e o SP 1 não corrigiu tão bem os primeiros bugs, mas o SP 2 corrigiu.
Tem problemas ainda, é mais instável que o Max 8, acontece algumas coisas estranhas as vezes, mas dá para levar.
Eu não uso ele sério aqui, só para brincar, se tiver que fazer algo sério eu faço no max 8, porque se acontecer alguns destes probleminhas do Max 9, eu perco a cabeça, não tenho mais a paciência que tinha antes, mas dá para trabalhar com ele sim.
Instalando o SP 2 dá para trabalhar numa boa e nenhum novato vai perceber os bugs, só se der algum pau mais bravo, agora, os pequenos bugs que acontecem em áreas bem específicas, nenhum novato vai perceber, porque precisa conhecer e usar o progama por completo para perceber, portanto, não vejo motivo para novatos não usarem o Max 9, já que vão levar 4 anos até dominar o programa ao ponto de perceber estes bugs.
Também concordo com o Silvarudo na questão do Max abandonar animação, não creio que vai acontecer, o que pode acontecer é não privilegiarem atualizações nesta área, mas tirar o que o programa já tem, eu duvido que fariam isso, porque nunca tiram nada do Max, mesmo coisas antigas e obsoletas.
A única coisa que retiraram do Max até hoje e vinha desde a primeira versão foi o Polygon Counter, na época do Max 5 retiraram a barra de ícones grandes que atrapalhava as Viewports, mas essa barra surgiu no Max 3 e já retiraram no Max 5 de tão ruim que era.
Do resto, o que tem desde a primeira versão, está no Max até hoje.
Mesmo que direcionem o Max para arquitetura e engenharia, a animação ainda é importante, no caso de engenharia precisa de Bones também, então, creio que não vão tirar nada disso do programa.
Mas temos que lembrar que dentro da Autodesk só tem imbecis, por tudo que fizeram com vários softs até hoje, não tem outra palavra para definir esse pessoal.
Então, se realmente a imbecilidade prevalecer lá dentro, eu farei o mesmo que o Silvarudo, migro até para o Ulead Cool 3D, mas para o Maya nunca!!!
Abraços