Oi Elton, tudo bem?
É como o Caio disse, uma animação complexa, um curta, envolve muita coisa.
Fora toda a parte de roteiro e storyboard, a confecção em si do 3D, a animação em si e a composição depende de muito conhecimento da pessoa, depende de anos de prática, tanto que normalmente não é apenas uma pessoa que fez, e se for, levará anos para terminar.
Eu tenho um curta aqui que estou fazendo desde o Max 4 para você ter uma idéia.
Tudo bem que eu não mexo muito nele, não tenho tempo, mas mesmo que tivesse, levaria um ano para fazer 3 minutos de animação do jeito que eu quero.
Quanto a renderização e composição, depende dos dois, porque renderizar tudo separado não é sinônimo de mais leve.
As vezes a cena é tão complexa que nem daria para renderizar tudo junto, e mesmo renderizando separado levará um bom tempo de render.
Então, precisa de um renderfarm para fazer animação, que é um monte de PCs bons ligados em rede só para renderizar os frames da animação.
Por fim, depende de muito conhecimento de composição, porque normalmente não é renderizado o objeto completo separado, com diffuse, reflexo, GI e tudo mais.
Normalmente é renderizado em elementos, um mapa só de diffuse, outro só de reflexo, outro só de GI, para compor depois e gerar o objeto completo.
É assim que se tem controle total depois para ajustes, pois se os elementos já tiverem mesclados nos objetos, não tem como modificar quase nada, no máximo corrigir as cores.
Não é simples, depende de anos de experiência e depende de fazer vários, pois os primeiros sempre saem ruins, só a prática leva a perfeição.
Abraços