Não estou conseguindo ativar os materias

Por: Ricardo  

Em: 26/01/2007 13:45

:( Não estou conseguindo, ativar os materias, que baixei no 3d1 , tem falando como faz para usar os materias, estou seguindo as orientações, mais não estou encontrando o botão Load para selecionar o arquivo Mat, como deve fazer...? Os materias criado com v-ray , ele pode ser usado com metal-ray? Me ajude por gentileza!!!!
E aí brother... É o seguinte: abaixo dos slots do material editor tem um ícone de uma seta direcionada pra uma esfera... é logo o primeiro botão... dentro dele, vc terá q deixar selecionada a opção "Mtl Library" no Browse From... lá embaixo, no menu File, click em "Open"... procure pelos materiais que vc baixou e escolha qual vc ker... Tem uma pasta dentro da pasta Autodesk no Arquivos e Programas que é onde vc deve colocar os materiais que vc baixou... o nome da pasta, se eu não me engano, é matlibrary... Nos tutos sobre materiais da 3D1 tem explicando melhor... Valew brow...
Oi Novato, tudo bem? O Fly já te explicou bem detalhadamente como abrir os arquivos MAT, mas se quiser estudar melhor o assunto, dá uma olhada neste tutorial: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14965 Sobre os materiais, cada renderizador tem os seus materiais, só poderá abrir os materiais do V-Ray se tiver ele instalado, e os materiais só vão funcionar nele. Os materiais do Mental Ray só aparecem se o Mental Ray estiver habilitado, ele já vem com o 3ds max e precisa habilitar no menu Assing Render dentro da janela Render Scene, teclando F10. Os materiais para o Scanline, render padrão do Max, funcionam também no Mental Ray, porque ele é totalmente compatível com o Scanline. Mas os materiais que são apenas para o Mental Ray, não funcionam no Scanline. Se o material do V-Ray que quer usar no Mental Ray for feito com texturas, você pode montar o mesmo material com os recursos do Mental Ray usando as mesmas texturas. Se é um material que não usa texturas, apenas configurações, você também pode montar com os recursos do Mental Ray. Qual é o material que você deseja usar? Abraços
Ola Andre Vieira Obrigado pela as dicas. o material que estava tentando usar, eu baxei na seção de materias daqui mesmo da 3d1, material para usar como textura de telha,posto por um usuario so que eles foram feito do v-ray...estou usando somente metal-ray.
Oi Novato, tudo bem? Então é tranquilo, porque foi o Tiago que fez o material e ele é super caprichoso, então, ele colocou o nome certo de cada canal nas texturas, dá uma olhada lá. É facinho de montar o mesmo material no Mental Ray, eu até vou fazer esses materiais para o Mental Ray e vou colocar lá. Mas tente você mesmo, coloca no Diffuse do material Standard a imagem colorida da telha, coloca no canal Bump a imagem que está escrito Bump. Aumenta o valor do Bump para 100. Depois, coloque a imagem escrito Specular no canal Specular Level do material. Por fim, coloque a imagem escrito Displacement no canal Displacement do Material. Diminua o valor do Displacement para uns 30, tem que testar para ver como fica. Pronto, é só aplicar no objeto, mapear certinho e renderizar. No Mental Ray nem precisa aplicar modificador para gerar o Displacement como no V-Ray, sai direto já. Pode melhorar a qualidade subdividindo mais o objeto com Mesh Smooth ou Turbo Smooth, é a forma mais fácil. Tem como ajustar também na janela de Renderer, mas com o Mesh Smooth é mais fácil. Abraços
Andre valeu mesmo pela as dicas. vou tentar fazer seguindo suas orientação... Grato

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 907

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.