Modelagem

Por: isaque_ot  

Em: 30/01/2007 17:44

Oi pessoal essa é a minha primeira vez no fórum. Já tenho 1 ano e 3 meses no 3d, e agora é que resolvi começar a modelar. Estou com vontade de estudar mesmo e viver do 3d. Eu estou fazendo uma modelagem, e gostaria da opinião de vcs. Gostaria de saber tb se tem algumas explicações de modelagens de carttons, sobre os loops, e fluxos dos vértices. Acho que a modelagem para cartoon muda em relação a modelagem "realista'. Logo eu ponho o modelo que eu estou fazendo
Ae brother... eu tb já tenho 1 ano e pouco no max e ainda tenho muita dificuldade em modelagem... mas em comparação com o q eu fazia há um ano atrás e hj, acho q evoluí muito... ou seja, é tudo kestão de prática... Mas vamos às pgs... Antes de vc começar a modelagem orgânica (seres com vida, expressões) sugiro começar pela inorgânica (objs inanimados, figuras geométricas, sem vida), pois esse tipo de modelagem enrrikece o aprendizado de kem tá começando a modelar... Modelagem orgânica é um pouco mais complicado por se tratar de um assunto q vc mesmo mencionou: os edge loops... Esse tal de edge loop é cara muito foda de se aprender... pra kem sabe desenhar é uma mão na roda... Mas se vc já ker partir logo pro mais complicado então aki vão as minhas dicas: Procure no google em imagens por edge loops... lá vc vai encontrar uma infinidade de tutoriais, alguns excelentes, outros nem tanto... mas q vão ser muito úteis pra estudo... Em especial, entre nesses dois links... até hj eu estudo eles... -->http://www.maya3d.dk/Scripts/MJPolyTools/ -->http://www.3darts.com.br/tutoriais/edge_loop.php Mais uma dica: qnd começar a modelar o seu projeto, não fike frustrado se na primeira vez não ficar bom... é sempre assim com a maioria... Faça, refaça, torne a fazer qnts modelos forem necessários até vc encontrar a perfeição... aliás, a imperfeição... pois modelos mais realistas não são simétricos como alguns pensão... há sempre alguns "defeitos" como, rugas, uma boca meio torta, um olho levemente menor q o outro... entende? E tem tb os cartoons... esses são um pouco menos difíceis de modelar... como vc mesmo já disse, modelar cartoon é diferente sim em relação aos modelos realistas... só conceito de edge loop é o mesmo... e na minha opinião, kem manja de caricaturas tira esse modelagem de letra... Bom, é isso... espero ter colaborado um pouco... Sds.: Fly666
Oi Isaque, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site e ao fórum, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua pergunta, realmente é muito importante essa questão dos Edge Loops, principalmente na questão de animação, para as deformações ficarem corretas depois. Se é uma imagem Still, não precisa se preocupar muito com isso, mas eu acho importante se habituar a modelar com essa preocupação, para nunca ter problema quando for animar. Dá uma olhada na seção notícias da 3D1, deve estar nas páginas mais antigas, prá lá dá página 10 pelo menos, tem um link para um ótimo tutorial que explica esse lance dos Edge Loops. Agora, quanto a diferença para modelar algo realista ou cartoon, não tem diferença nenhuma, vai modelar exatamente da mesma forma, com as mesmas técnicas, as mesmas ferramentas. O que muda é apenas a disposição dos vértices, para deixar exagerado os pontos marcantes, por exemplo, se uma pessoa tem nariz grande, em cartoon o nariz será imenso. Mas a forma de modelar os dois narizes será exatamente igual. Abraços
Obrigado pessoal pelas dicas. Eu ja fiz uns modelos so que ainda tenho que melhorar muito. Estou botando as fotos dos modelos que eu ja fiz. Obs: os modelos estao sem orelhas pois ainda nao estudei muito bem a criação das orelhas. E ae pessoal. o que vcs acharam?
caramba esta bem legal! dou destaque para o cavalo, esta muito bom. parabéns :!:
Eae Isaque, blza? Concordo com o amigo acima, o cavalo tah mto bom. Eu estudo o Max a pouco tempo tb, um ano e meio apenas, e não sou um mestre na modelagem, ateh pq eu dedico mais da metade do meu estudo ao rigging, que eh a parte que mais me chama a atenção. A modelagem orgânica requer um estudo sobre as edge loops mesmo, nao tem como escapar. E pra entender as edge loops vc tem q estudar anatomia, pra entender o pq da necessidade delas pra simular os movimentos faciais. Isso sem falar no resto da musculatura do personagem na hora de fzr o morph. No site www.escultopintura.com.br tem um material ótimo sobre modelagem orgânica. E oq o André falou, como sempre está corretissimo. Não importa se a modelagem orgânica eh pra realismo ou pra cartoon, as técnicas são as mesmas, e a regra do edge loop serve pros dois. Eu te aconselho a colocar no papel o seu personagem antes de desenhar ele no 3D, pra jah ter um estudo das edge loops. Tu vai ganhar mto tempo evitando retrabalho. Qnto aos demais modelos, eu soh pesso que tu dê uma analisada nas proporçoes dos de corpo inteiro. O tronco está muito comprido. Bons estudos, abraço e sucesso. Ricardo Montes
"O homem não sabia que era impossível, logo, foi lá e fez." <Sócrates>
Ai galera muito obrigado pelas dicas de vcs. Irei continuar meus estudos para me tornar um bom modelador. E estou pensando em depois por os bonners e tudo +. Fazer algumas animações, não estou preocupado se a animação estiver tosca, o importante é fazer e assim é que nos vamos aprendendo.
Aew Isaque, beleza? Olha, seus modelosestão muito bons cara, só notei algo que se vc modificar fica ótimo. Quando vc está juntando as duas metades fica uma linha delineando a metade do rosto não? Então, os vértices desse "meio" não estão soldados, vc pode utilizar o modificador Symmetry, ele próprio já duplica a sua metade modelada, e também ele "solda" os vértices do canto. Se por acaso vc aplicar o Symmetry e der errado, de uma olhada nas configurações dele, lá tem pra qual lado vc vai duplicar: Angulos X Y e Z, e também tem um Sub-Object nele, o Mirror, que é o limite onde ele vai duplicar pro outro lado. ~ Eu sei que pareceu meio confuso, mas dê uma olhada nele, é só aplicar na metade que vc modelou e ver o resultado. Boa sorte com a modelagem cara! :D
Calma pô! To aprendendo ainda ^__^

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717387.

Total de membros registrados: 143161

Últimos membros registrados: Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 991

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.