Integrar arte e usinagem

Por: Alan Roger  

Em: 08/02/2007 11:10

A algum tempo trabalho com softwares para modelamento técnico (Solidworks e Powershape) para usinagem de modelos, com isso surgiu um hobbie usinar peças artísticas sem necessidade de medida o artcam me ajudou, mas gostaria de uma integração maior entre a arte e o cad-cam. Quais as opções? Obrigado.
Olá Alan, Estou modelando uma bateria, e estou tentando fazer modelagem técnica, ou seja, respeitando medidas para tentar recriar meu modelo em escala 1:1. Como sou iniciante, não sei se estes são os únicos, ou os melhores meios para modelar tecnicamente, mas adotei as seguintes medidas para viabilizar o projeto. No menu Customize, alterei o padrão de medidas para centímetros (você pode trabalhar em metros, pés, polegadas, etc...) Utilizo o "trancamento" da rotação, para obter rotações mais precisas. Clicando com o botão direito no botão angle Snap Toggle você pode configurar este trancamento. O Snap Grid impede criação de vértices fora da grade... O align permite alinhar em um, dois ou três eixos dois objetos. São estes os métodos que utilizo para minha modelagem. Espero ter ajudado!!! Thiago
Valeu Thiago! Mas acho que me expressei mal, eu quero uma modelagem sem necessidades de medidas, e sim necessidade de estética, como modelar um animal por exemplo. Porem quero que esse modelo possa interagir com o sistema cad-cam, para que possa ser usinado. Mas muito obrigado, valeu!
Ops.... então eu passo a bola pros feras!! abraços!
Acredito que não haja problemas se vc criar no 3DSMax e Exportar para softwares como AutoCAD ou softwares CAM que serão responsáveis por gerar arquivos txt ou qualquer outro que sua máquina CNC suporte. Nunca fiz testes desse tipo, mas pelo fato de ja ter trabalhado com máquinas CNC, acredito que se seguir esse caminho de certo.
Legal Super! Vou tentar!
Oi Alan, tudo bem? Os programas mais adequados para fazer isso são o SolidWorks, o Solidthinking e o Rhinoceros. O AutoCAD não é muito indicado, pois entre estes programas que citei, o pior de todos disparadamente em modelagem 3D é o AutoCAD. Os programas que citei trabalham em Nurbs, que é a forma ideal de modelagem para manufatura. Se você já usa o SolidWorks, então, está fácil, é só modelar algo artístico, sem medidas e mandar usinar. Pode modelar um rosto, um corpo, o que quiser em Nurbs, claro que é muito mais difícil e chato modelar algo orgânico e detalhado em Nurbs, em polígonos como fazemos no Max é muito mais fácil, só que não serve para usinagem. Porque polígono é feito de faces planas, como dá para perceber no exemplo que o Supercharger postou, sendo assim, o modelo usinado vai ficar horrível. Quando você modela em Nurbs respeitando as tolerâncias e curvaturas, poderá usinar a peça sem apresentar emendas ou rebarbas. Com um objeto em polígono, o modelo usinado ficará todo facetado. Procura nos tópicos aqui dessa seção do fórum, tem um leitor, o Danilo, que está modelando uma formiga no SolidWorks, ele pode te emprestar para testar a usinagem de um objeto assim. Abraços
Muito obrigado André. No Solid eu trabalho apenas com medidas reais, não sei modelar figuras sem parametros, mas vou me informar como fazer isso e ver o exemplo citado, do Danilo. Se for exportada a figura como disse o colega supercharger ela ira em poligonos? Não existe um metodo de converter poligonos para Nurbs???
Oi Allan, tudo bem? Eu sei bem como é isso, iniciei fazendo coisas técnicas com o AutoCAD, quando fui estudar o 3D Studio, apanhei muito no início justamente por isso. Como o 3ds Max é um programa artístico, ele não oferece muitas facilidades com medidas, quem modela no AutoCAD apanha mais para modelar no Max do que uma pessoa que nunca modelou nada, é incrível. Porque no CAD é uma martírio tentar fazer um rosto, mas no Max é fácil, só que é tudo no olho, como faria um artista, ele não sairia medindo todo o rosto da modelo para reproduzir fielmente na escultura. É olhando e modelando que você chega no resultado que deseja, é ai que está a diferença entre o técnico e o artístico. No técnico uma outra pessoa reproduz perfeitamente seguindo as mesmas medidas, no artístico, nem o próprio artísta faz outro modelo idêntico ao anterior. E esta diferença continua quando passamos a usar programas, muita gente acha que não é arte, por ter que saber sobre matemática e programas, acha que tudo pode ser reproduzido fielmente de forma quase automáica, mas não é, continua sendo difícil e dependendo da habilidade artística da pessoa. Uma pessoa que aprende a modelar artisticamente em 3D no Max, seguindo tutoriais ou de qualquer outra forma, certamente modela o mesmo objeto num bloco de gesso, por exemplo. Porque só muda a ferramenta, a arte é a mesma. Putz, acho que filosofei de mais, desculpe. :( Respondendo a sua pergunta, só dá para transformar primitivas em Nurbs, para modelar um troço complexo, precisa usar os recursos do sistema Nurbs de forma artística. Não é muito difícil não, mas sei que complica para quem está acostumado com progamas de CAD. Tem que soltar a mão e ir fazendo as linhas na proporção, no olho, artísticamente. Depois, usa os recursos que você conhece bem de Nurbs para gerar a superfície. Edita as superfícies para fazes os detalhes que forem necessários. No começo pode ser melhor colocar uma imagem de fundo, mas pode chegar o dia que você modele facilmente só olhando o objeto ou imagens dele. Claro que em Nurbs isso é mais complicado, não dá para modelar personagens igual fazemos com polígonos, mas dá para modelar o que quiser, daria para modelar um ser humano numa boa. Abraços
Valeu mesmo, aprendi a colocar o plano de fundo e ajudou bastante, mas ainda estou apanhando... Vou continuar tentando!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 523

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.