Oi Allan, tudo bem?
Eu sei bem como é isso, iniciei fazendo coisas técnicas com o AutoCAD, quando fui estudar o 3D Studio, apanhei muito no início justamente por isso.
Como o 3ds Max é um programa artístico, ele não oferece muitas facilidades com medidas, quem modela no AutoCAD apanha mais para modelar no Max do que uma pessoa que nunca modelou nada, é incrível.
Porque no CAD é uma martírio tentar fazer um rosto, mas no Max é fácil, só que é tudo no olho, como faria um artista, ele não sairia medindo todo o rosto da modelo para reproduzir fielmente na escultura.
É olhando e modelando que você chega no resultado que deseja, é ai que está a diferença entre o técnico e o artístico.
No técnico uma outra pessoa reproduz perfeitamente seguindo as mesmas medidas, no artístico, nem o próprio artísta faz outro modelo idêntico ao anterior.
E esta diferença continua quando passamos a usar programas, muita gente acha que não é arte, por ter que saber sobre matemática e programas, acha que tudo pode ser reproduzido fielmente de forma quase automáica, mas não é, continua sendo difícil e dependendo da habilidade artística da pessoa.
Uma pessoa que aprende a modelar artisticamente em 3D no Max, seguindo tutoriais ou de qualquer outra forma, certamente modela o mesmo objeto num bloco de gesso, por exemplo.
Porque só muda a ferramenta, a arte é a mesma.
Putz, acho que filosofei de mais, desculpe. :(
Respondendo a sua pergunta, só dá para transformar primitivas em Nurbs, para modelar um troço complexo, precisa usar os recursos do sistema Nurbs de forma artística.
Não é muito difícil não, mas sei que complica para quem está acostumado com progamas de CAD.
Tem que soltar a mão e ir fazendo as linhas na proporção, no olho, artísticamente.
Depois, usa os recursos que você conhece bem de Nurbs para gerar a superfície.
Edita as superfícies para fazes os detalhes que forem necessários.
No começo pode ser melhor colocar uma imagem de fundo, mas pode chegar o dia que você modele facilmente só olhando o objeto ou imagens dele.
Claro que em Nurbs isso é mais complicado, não dá para modelar personagens igual fazemos com polígonos, mas dá para modelar o que quiser, daria para modelar um ser humano numa boa.
Abraços