Movimento de peixe

Por: LuizFM  

Em: 10/02/2007 10:57

Galera, acabei de modelar um peixe pra um curta, ele é um "peixe-baleia" é um peixe parecido com uma baleia, e apesar de saber que não existem esse tipo de animal, continua acreditando ser um. To tendo problemas pra fazer os movimentos dele, alguém sabe algum jeito de fazer esse movimento sem dar muito trabalho??? Já tentei com Bones e IK Chain mais n fica muito bom =/ vlw galera ;)
é com bones mesmo!! é só configurar direito e o skin vai comandar tem que setar direitnho as influencias de cada vertices pra dar aspecto dos musculos do peixe
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
é, eu ja imaginava, mais vai ficar meio complicado n vai? de ter que ficar fazendo aquele movimento a cada vez que ele se mexe, eu pensei em usar um GEOMETRIC/DEFORMABLE - WAVE, dai qdo ele passa por ele, ele vai fazer aquele movimento, será que dá certo?
tem o tal de flex tb!! tenta usar ele
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Oi LFDias, tudo bem? Veja só, para ficar bom mesmo dá trabalho, para ficar mais ou menos, pode usar de subterfúgios como esse que citou. Se aplicar um Space Warp Wave, poderá fazer essa simulação, mas não fica 10 como ficaria usando Bones. Só que Bones é bem mais complicado para montar corretamente, apesar de ser simples neste caso, só que só é simples depois que já sabe. Se for iniciante, vai ter dificuldade para fazer um esqueleto mesmo que seja simples. Agora, se já tem alguma experiência com Bones, vale a pena fazer com eles e Riggar legal, porque vai poder fazer movimentos mais realistas, vai ter mais controle sobre tudo na animação e poderá sim repetir o movimento para sempre, basta aplicar o Out-Of-Ranges nos Keys da animação. Tem um tutorial aqui na 3D1 sobre isso, é o Curve Editor e Out Of Ranges, está na seção Tutoriais>3ds max avançados. E pode fazer de outras formas também que ficarão melhores do que o Space Warp Wave, por exemplo, pode Morphar. Se você tirar cópias do peixe e modificar com FFD para criar os movimentos que ele faz, poderá usar o modify Morpher para passar de uma para outra e simular a animação. Abraços
Galera, segue o vídeo do teste, só ta dando esse erro ai nos olhos, por causa do WAVE =/ André, eu ja tinha tentado fazer com bones, mas n fui muito feliz com eles, então passei pro WAVE, ainda n tentei usar o morpher, usei ele pra fazer as expressoes do peixe só... vc pode me falar um pouco mais de como eu posso usar os bones???
rsrsrs Ficou muito legal seu peixe!!! Põe ele pra nadar no realflow!!! Deu problema no olho pq vc usou wave pra animar a malha do peixe e linkou os olhos na malha.. Tem fazer como o Andre disse... bones no peixe! Começa a criar os bones numa das vistas de forma que pareça uma coluna vertebral dentro do peixe.. não com muitas "vértebras" .. Depois acerte esses bones com as ferramentas de scala e posição, não deixe os bones muito longe da malha.. nem muito perto.. mais ou menos como se fosse um esqueleto do peixe. Depois disso, seleciona o peixe e coloca o modificador skin, adiciona os bones que tu criou e ajusta os valores de cada um pra determinar exatamente em que parte da malha ele vai atuar.. aí anima os bones do jeito que quiser.. e linka os olhos ao bone referente a cabeça do peixe.. O morph trabalha junto numa boa, desde que o skin fique por cima dele na lista dos modificadores..
então cara, meu problema com bones, é na hora de usar o envelope, e na hora do IK Chain, fora isso eu até que me viro...
É um pouco complicado mesmo, tem que ir se acostumando com a ferramenta, testando... fazendo e refazendo, o segredo é esse.. Quando vc mexe nos 'envelopes', aparece na malha cores vermelhas que variam ate o azul... onde tá vermelho o bone segura a malha com mais força... é só vc ir regulando os raios de atuação de cada um deles.. Faz uns testes antes em um cilindro pra sentir como funciona, e como ele deforma a malha.
Cara, eu fiz pro um peixe virtual (peixinho dourado) usando bones. Pra cada bone do corpo eu criei um rotation list e coloquei 2 Euler XYZ, sendo que no segundo eu usei o controler WaveForm, dai só criei um controlador pra manipular o wegith de cada rotaçao , cada bone do corpo tinha um bone com waveform ligeiramente diferente, tipo : um tinha height de 8 e logo depois dele na hieraquia tinha 12 e assim por diantte. Foi como andre disse: pra quem nao tá acostumado usar bone é meio complicado mesmo...mas depois que pega a manha fica facil.... Vlw !

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717366.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 911

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.