Olha amigo, também sou novato, e põe novato nisso. Porém sou desenhista técnico de arquitetura tem mais de 15 anos. Trabalho com AutoCad desde a versão 12 para DOS. Naquela época eu só tinha o DOS e o CAD instalados no micro.
Pela minha experiência profissional eu posso te dizer o seguinte:
Você tem que se identificar com um ramo da computação gráfica, ou seja investir naquilo que você já faz se for o caso, ou escolher um ramo ( Arquitetura, Cinema, Jogos, Efeitos Especiais ) isso facilita muito a vida da gente. Imagine você tentar modelar uma casa e não saber desenhar a planta dela ou não saber interpretar um desenho de um corte. O segundo passo é comprar um bom livro sobre o programa, pois a gente vai atrás de amigos que a gente pensa que sabem mais e muitas vêzes estamos no mesmo nível deles. Um bom material didático sempre a mão, ali do lado do micro é uma boa porta de entrada. ( eu já estou procurando o meu, e pretendo comprar o guia oficial do 3ds max 8 e um outro de animação de personagens com 3ds max 6 ). Aqui no site eu tenho visto muita coisa boa também. Quanto às vídeo aulas do mercado livre... bem, a maioria é do tipo : " a ferramenta linha, serve para traçar linhas, a ferramenta círculo serve para fazer círculos " - é difícil você encontrar algo realmente sério, que ensine mesmo, mas serve pra começar a entender como as coisas funcionam.
De resto, é começar. Começar pequeno e crescer. Comece a modelar caixas e esferas e depois vá juntando as coisas. Com o tempo você vai imaginar o que quer modelar e vai perceber que o que quer que tenha imaginado, parte de formas simples que se juntam e com uns ajustes viram algo complexo.
Fé, força de vontade, persistência e paciência que tudo vai dar certo.