limitação e envelopagem automatica no max

Por: valdez  

Em: 27/02/2007 18:09

Ola amigos eu percebi uma coisa no max, e queria compartilhar com vcs p saber s tem fundamento.. no parametro dos bones, "start taper", e "end taper", serveria para ajustar fisicamente as limitaçoes e ajustar os envelopes automaticamente? deixa eu explicar melhos, no deenho a linha branca é a malha, os points laranja são os edges, e a linha verde é so pra mostrar msm, o envelope da malha seria regulada de acordo com o angulo de abertura dos tapes,de forma que quando o angulo se fechar ( o bone dobrar), os edges dentro do anglo siga o fechamento de acordo com sua posição no anglo, assim como tb a limitação, quando os tapes se fecharem, a rotação do bone se limita. bom, num sei s eu voei demais ou se ha alguma tecnica no max p regular os envelopes e limitar assim, mas é q essa foi o unico sentido logico para os tapes dos bones, e comparado com outras ferramentas do max, a programaçãi de uma dessa deve ser cafe pequeno, pq é bem simples..
desculpa galera...repeti as imagens ai estao elas certas..
sinseramente eu nunca pensei q poderia haver algum propósito mais técnico dos tapes dos bones....ai nesse caso talvez o André posa responder para nós, mas sinceramente te aconselho a não se preocupar em criar os envelopes de forma a se encaixar perfeitamente e dispensar ajutes manuais nos vértices, pois o software 3D tem como entender mto bem a anatomia e fisiologia da malha a q será aplicado os bones e na verdade ele faz um cálculo de aproximação dos vértices em relação aos bones e envelopes.....se vc fizesse o ajuste manual dos vértices, é 100% de certeza q conseguirá um resultado satisfatório e esperado. no começo é um sacrifício ajustar os vértices do skin, assim como o unwrap, mas com paciencia e esforço vc irá conseguir prática e cada vez mais resultados surpreendentes.
Abração Té+
Não tinha pensado nisso... mas acho que os tapes dos bones não tem essa função, pelo que sei eles servem, principalmente, para facilitar a visualisação n hora de animar, se não me engano da para envelopar sem usar os tapes, mas isso dificultaria para o animador se orientar durante o trabalho de animar o personagem.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
ola leandroM, eu jsei ajustar envelopes manualmente, e unwrap e tenhp paciencia, eu postei aqui uma segunda possivel possibilidade, q eu tinha essa suspeita..sei la, eu acho q os tapes fosse exclusivamente para visualizar a forma efetiva do personagen na hr de animar, seria mais eficaz, pois os tapers são em "+" emtao n mostra em perfil, sem falar q vc pode ainda editar a malha do bone diret5amente. pode msm ser pra essas coisas q vcs falaram, mas entao sem querer eles demostram outras possibilidades bem logicas..pra mim valeu..halera
Achei estranha essa ideia, mas pelos meus poucos conhecimentos o que o Estrazulas disse esta correto.
Portfólio: http://hubaleque.wix.com/in3d
Oi gente, tudo bem? Não existe essa função, se fizer o teste usando uma malha, como um cilindro por exemplo, perceberia que não acontece dessa forma, a junta não será deformada de acordo com os Tapes. Para isso tem que ajustar o Skin mesmo, a parte das juntas é a mais chata, tem que usar Skin Morph, ou o Joint Deformer do próprio Skin, que eu acho muito melhor. É um trabalho tedioso, mas é a única forma de ter total controle sobre a deformação do Mesh. Os Tapes têm outra função, uma é a volumetria do Bone, pois o volume ocupado pelos Bones são usados na hora de criar os Envelopes do Skin, o que ajuda muito no ajuste deles depois. Se os Bones tiverem bem justons na "pele" do personagem, o ajuste padrão dos Envelopes é quase perfeito, precisa apenas de pequenos acertos e depois editar junta por junta como sempre foi, mas o envelopamento básico é muito mais fácil de ajustar se os Bones estiverem bem justos na malha, os Tapes ajudam muito nisso. E também na questão de animação como o Caio disse, porque quem anima no Max desde a primeira versão sabe a dificuldade que era por não saber o lado certo do Bone, poderia dar um giro no Bone causando um erro na malha e a gente não iria perceber, porque todos os lados dos Bones eram iguais, agora não, com o Tape você tem uma referência facilmente. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 897

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.