Uma questão sobre mapeamento

Por: tiagodmed  

Em: 28/02/2007 17:43

E ai pessoal, blz, bom a questão é a seguinte, um antigo colega de faculdade me pediu ajuda com um problema. A questão é a seguinte, ele precisa aplicar um decalque em uma caixa (uma imagem tribal) ela começa na lateral e se espalha pela frente e pelo topo da caixa. Essa seria uma ilustração de como teria que ficar. A questão é como acertar essas emendas sem distorcer a textura. Eu creio que exista uma solução matemática exata para isso, mas como não sou bom em matemática recorri ao 3d. Bom eu consegui resolver o problema, mas recorrendo aos recursos do 3d. Se alguém souber uma outra maneira que seja exata e de esse resultado, poste aqui pra gente. UV simples (notem que a textura esta bem distocida na vista de topo) Uv com pelt map (eu tive que fazer um leve ajuste no photoshop, não queria ter que precisar fazer isso, mas...) A questão pricipal nessa dúvida é que, e se não tivesse o 3d, como se resolveria isso, a única coisa que imaginei foi cortar a imagem em ângulo, mas da teoria pra prática... Pra quem quiser testar essa é a textura. Só lembrando, prestem atenção que a textura tem que ficar inclinada, olhem a posição correta na ilustração.
Pô ninguém se arriscou ainda!!!
Que tal usar o Render to Texture?
"Rogério Simões" disse: Que tal usar o Render to Texture?
Ué, pra que???????? O render texture é usado em objetos já mapeados e texturizados, vc faz a iluminação da cena e ai renderiza o mapa de textura completo, já recebendo luz e tudo, ele vai remapear o seu objeto e criar uma textura nova em cima da texturização0 já existente, só que nessa textura já vai ter lu, sombra, gi, reflexão, ou seja, tudo que vc setar para que ele tenha. Mas pra esse caso infelizmente não tem nada a haver.
Oi Tiago, tudo bem? Esse é um mapeamento bem chato mesmo heim. Da forma como você fez na janela do Unwrap, vai juntar as arestas de 3 faces mas não vai respeitar mais a forma das faces, concorda, vai distorcer um pouco, por isso que está distorcendo a textura ainda. Teria que fazer esse mapeamento com UVW Map Planar mesmo em vários IDs e ajustar o Gizmo cuidadosamente para enquadrar certinho. As vezes o UVW Map é melhor do que o Unwrap. Eu até fiz um teste aqui para te mostrar, mas perfeito não vai ficar, a não ser que distorça um pouco como você fez. Porque é como um papel de presente, quando for embrulhar o Box terá que fazer uma dobra na terceira face para ajustar, duas faces dá para deixar certinho com o encaixe perfeito, mas na terceira face não dá mais. Fazendo como você fez no Unwrap, ai dá, mas vai distorcer um pouco, não tem jeito. Olha o teste Abraços
Tudo bem, tinha um ponto de exclamação, então era uma pergunta, eu não tinha certeza. Obrigado. 8:)
Pois é, é realmente complicado isso, eu vou pegar um transferidor e um esquadro aqui e tentar fazer isso, fisicamente, hehehe, as vezes é a melhor coisa, ai vamos ver como eu consigo resolver isso.
hmmmmmmmmmmmmmm Agora estou mais tranqüilo sabendo q os grandes tb têm dificuldade nisso, achei q eu estava sendo incapaz de usar o Unwrap.
"Leandrus" disse: hmmmmmmmmmmmmmm Agora estou mais tranqüilo sabendo q os grandes tb têm dificuldade nisso, achei q eu estava sendo incapaz de usar o Unwrap.
E ai Lendro, cara o problema não é a utilização do unwrap, a utilização dele nesse caso foi muito simples. A dificuldade nesse caso é como a textura tem que fica aplicada no objeto. Isso é uma questão técnica que na verdade não envolve o 3d. Como eu expliquei isso vai ser aplicado a uma embalagem, como mostra na ilustração. Só que o que questiono é que quando não se tinha recursos de 3d a mão para facilitar esse tipo de serviço, como é que isso seria feito. Existe um ângulo correto para cortar a textura para que ela encaixe corretamente. Fazendo isso (que é feito em um editor de imagens como o photoshop) aplicar a textura no 3d é a coisa mais fácil que tem, vc só separa as faces por id e aplica uma uvwmap planar para cada face. E a propóstio, o meu amigo disse que conseguiu solucionar o problema, assim que eu falar com ele eu explico aqui como ele fez.
Essa é a solução que ele encontrou. E a melhor, pois assim vc não destorce a textura, e tb é uma lição pra gente lembrar que não é o pc que resolve os problemas. Somos nós que temos que resolve-los, e quanto mais a gente ficar dependente das soluções que os programas nos apresentão, menos artisticos os trabalhos ficam e consequentemente menor a sua qualidade. Porque a gente acaba esquecendo que tem que pensar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 321

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.