Como remover EDGEs desnecessárias de uma única vez?

Por: Juliano Azeredo  

Em: 01/03/2007 22:30

Acho bem provável que já tenha sido respondida essa minha pergunta, mas procurei bastante no fórum, entretanto não encontrei. Minha dúvida é: como remover EDGEs desnecessárias um objeto ou de algumas faces de uma única vez? Um exemplo: ao criarmos um Box, com 4 seguimentos em cada face (Length, Width e Hight) e depois convertermos para um Editable Poly ou Mesh, ficaram inúmeras Arestas/EDGEs (ou linhas como muitos chamam). Normalmente se cria este tipo de objeto para um Box Modeling ou algo específico. Mas em muitos casos sobram Arestas/EDGEs que são desnecessárias. Para não ter de selecionar uma a uma e dar um REMOVE, deve existir alguma forma de fazer isso rapidamente. A mesma pergunta serve para os Vértices. Como remover os Vértices desnecessários de uma única vez? Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Selecione a vértice/edge e aperte o backspace (tecla para apagar as letras, aquela emcima do enter) isso deve funcionar, só umac oisa, nunca use DELETE para essas finalidades, só o remove (no caso, backspace) agora, para selecionar mais de uma edge/vertice , voce clika em uma vertice/edge, segura control (CTRL) e vai clicando nas edges sem soltar do CTRL, dai é só pressionar o backspace. duvida esclarecida ?
Fud Obrigado, mas tudo isso que você citou acima já eu conheço. Mesmo assim, obrigado mais uma vez. O que realmente quero é selecionar o objeto, de uma única vez e deletar tudo que não for necessário. Como quando se utiliza o Modificador OPTIMIZE.
Ah sim, para fazer isso voce deve selecionar todas as vertices, e procurar um botao nomeado "delete isolated vertices", ele esta logo nos primeiros rollouts... (se nao der certo, tenta fazer isso sem selecionar as vértices)
Bem, agora eu tenho que sair, se deu certo, ok, se não, alguem que saiba oque esta acontecendo ajude ele, outra hora eu venho aqui boa sorte.
"Juliano Azeredo" disse: Fud Obrigado mas isso eu conheço. O que realmente quero é selecionar o objeto, de uma única vez e deletar tudo que não for necessário. Como quando se utiliza o Modificador OPTIMIZE.
Eu também quero isso !!! ahauhaua Esse é o sonho de todo mundo que modela... Na verdade vc tem que saber o que precisa tirar, nem um script ou software faz isso, decidir que edgeloops estao no lugar certo, esse é o papel do modelador. Se vc tiver intimidade com o Macro recorder do max é mole mole fazer um macro pra isso. To usando um script pra remover o edgeloop de 1 vez só, agilza muito a modelagem, principalmente quem faz modelagem organica. procura no www.scriptsopt.com , derrepente vc acha alguma coisa que te ajude., Vlw !!!!
Fud Agradeço as respostas. Mas peço que preste mais atenção ao ler o post, pois todos os seus comentários, apesar de úteis para muitos casos, dizem exatamente o que eu comentei que não queria fazer, ou seja, ter de ir selecionando Edge por Edge, ou vértice por vértice. Em relação ao "delete isolated vertices", também não é o caso, pois não são vértices isolados, porque fazem parte da malha, mas são vértices que se forem retirados (REMOVE) não alteram as faces do objeto. O Loop e o Grow para seleção, também não vejo como solução. Thundro Obrigado pelo post. Já é uma luz. Pelo menos posso ficar mais tranqüilo sabendo que esta minha dúvida é algo bem mais complicado do que imaginava. Não preciso mais pensar que estava buscado algo que era muito simples, mas que eu apenas desconhecia. Abraços
Oi Juliano, tudo bem? Concordo com o Thunndro, para remover Edge loops precisa de scripts de modelagem, tipo o Orion Flame, o PolyBoost, entre outros. Eles realmente ajudam muito na modelagem, mas só depois que a pessoa é bem experiente, porque é importante saber modelar muito bem com os recursos padrões do Max para só depois começar a usar estes Scripts. Porque precisa saber bem o que está fazendo, já que eles oferecem uma burduada de botões e utilidades, todas para otimizar o que faria "na mão" normalmente. Entende? Mas esse lance que disse de sobrar Edges e vértices, eu acho que é mais fácil de acontecer quando começa com uma primitiva como o Box, citado no seu exemplo. Eu costumo modelar a partir de um Plane com 1x1 Segment, o pessoal chama de Poly by Poly esse tipo de início de modelagem. Porque no resto é sempre igual, começando com Plane ou com Box. A questão é que usando um Plane com 1x1 Segment, você vai criando as demais faces que precisa só quando precisa, então, nunca acontece de sobrar Edge e vértices. Você vai "puxando" as Edges com o Shift e criando o que precisa, formando o objeto bruto só com o necessário e já deixando Edges onde precisa para depois fazer os detalhes. Por fim, você vem detalhando o objeto bruto editando a malha que criou previamente. Abraços
André Mais uma vez, obrigado pelas explicações. É sempre um prazer (ai... vou gozar... rss) poder ler o que você "fala". Mais uma vez tks, e sucesso cara!! Você merece e prova que tem competência para tanto!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 577

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.