duvida sobre GI+FG

Por: cesarfg  

Em: 02/03/2007 10:44

ae pessoal ha algum tempo atras criei uma cena para aprendizado e achei q seria interessante usar a mesma cena para aprender GI e FG ai li o tutorial daki da 3d1 ajustei legalzinho e renderizei a cena...na cena vcs podem observar 3 bolas de bilhar e oq aconteceu foi o seguinte o GI atuou somente sobre a bola vermelha! eu naum vejo o "brilho" da bola preta e nem da bola azul no chão.... abaixo postei a imagem original sem o GI, e pintei de vermelho no photoshop o local onde o gi está atuando(atuando em vermelho pq como jah disse o reflexo azul e preto naum aparecem). então a minha duvida eh, pq somente o brilho vermelho está aparecendo? pq a bola preta e a bola azul naum estaum refletindo as suas cores no chão e nas outras bolas? as configs da cena são: luz sunlight sombra raytraced shadow fg preset normal (max 9) gi Multipler com 20,0 (queria deixar forte para ver bem o efeito atuando) gi maximun photons 10000 (menos do q isso fica manchado) gi radius 100 e os dephts testei tanto 5 (valor default) e tb tudo em 15 (q deu na mesma) como jah disse na imagem abaixo peguei a imagem original sem gi e pintei de vermelho onde ele estah atuando
pessoal to upando mais uma imagem dessa vez com o GI ativado, agora acho q fica mais facil de vcs me ajudarem. reparem q o gi atuou somente na bola vermelha, então pq eu naum vejo o brilho azul e o briho preto no chão? obrigado.
é, estranho mesmo, tenta o seguinte, aplica o material da vermelha na azul e tenta renderizar ve se gerou gi, se gerar, so troca o mapa de diffuse que creio eu vai funcionar, a bola preta acho que nao vai realmente jogar muita luz no chao, pq preto nao reflete luz, entao o bleed morre nela, mas a azul deve gerar sim. abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Oi cesar, tudo bem? Se apenas a esfera vermelha gera GI, então, as outras não estão com a configuração para receber e gerar GI habilitada, isso fica dentro do Object Properties, selecionando o objeto e clicando com o botão direito sobre ele, nessa janela tem a ficha Mental Ray com essas opções. Objetos importados de outros programas ou gerados em versões antigas do Max não vem com esse atributo habilitado. Agora, quanto aos valores que usou, não dá para falar se é bom ou ruim, pois depende de saber o tamanho dos objetos na cena, de qualquer forma, eu acho que 100 é imenso e 10 mil Photons é muito pouco, ainda mais se a cena não tem nada em volta. Outra opção é os materiais usados nas outras esferas, eu acho que é melhor você criar uma cena nova no programa que está usando atualmente e fazer o teste de novo. Use materiais Raytrace para tudo e luzes sempre com sombra RayTrace. Faça um interior para estudar, pode ser igual a essa cena mesmo, mas coloque um Box em volta para servir como ambiente, assim, será mais fácil de entender como funciona e de controlar os Photons. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 319

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.