Oi Rui, tudo bem?
Como você mesmo disse, no Ral Flow você faz apenas a simulação com as partículas, depois, vai gerar um Mesh ao redor delas no estilo de Metaball, esse Mesh que será exportado para o Max, então, vai chegar como um Mesh normal e você pode aplicar o material que quiser.
Só que é muito importante já conhecer bem de 3ds max, de animação e principalmente do trabalho com partículas Non-Driven, como os sistemas de partículas padrões do Max.
Sem conhecer como controla partículas, usando forças e objetos, fica muito mais difícil, porque a simulação no Real Flow é demorada, então, é bem pior aprender a trabalhar com partículas nele, é melhor já chegar sabendo.
Quanto a importação e exportação, é super simples, nos tutoriais da Nextlimit que o Bernando te indicou está tudo explicado detalhadamente e aqui no grupo de estudo sobre Real Flow também tem muita informação.
O link para o grupo de estudo é http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16234
Abraços