Nuvens

Por: Alechandro Schmitt  

Em: 14/03/2007 15:19

Ola Eu li o tutorial para fazer céu procedual porém nao ficou como eu queria tem pouca qualidade as nuvens, se eu colocar uma imagem como textura tem como fazer o céu se mexer? Obrigado
Alechandro Schmitt
Sim, é só vc animar a textura dentro do material editor.
Olá Alechandro! Só complementando a dica do Tiago, o ideal é que seja utilizada uma imagem panorâmica. Você pode tirar fotos e juntar no Photoshop ou criá-lo no max com o uso de plugins como o dreamscape ou com o VUE. Aqui no site tem um shader para o MR que produz céu físico. http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941. Bons estudos!
ainda completando a dica dos dois colegas se vc estah usando o max 9 o céu físico jah vem de fabrica...ele se chama MR Sky e tb acompanha o MR sun...mas tem alguns macetes para usalos...pesquise aqui no forum ou no google mesmo q vc acha.... abraço
Porém eu uso o max 6 então a unica forma mesmo é alterar a textura o material editor. Obrigado
Alechandro Schmitt
Oi Alechandro, tudo bem? Veja só, ajustando bem os mapas procedurais dá para fazer boas núvens, mas você pode usar imagens, só que não pode ser uma imagem completa de céu panorâmico, com sol e tudo mais, porque ai o sol vai girar junto com as núvens. Então, o que pode fazer é criar uma imagem panorâmica com núvens no Photoshop, deixando apenas as núvens com fundo transparente (Alpha), assim, poderia criar um material só com essas núvens e aplicar no lugar dos mapas procedurais, ficando com a esfera com o gradient ainda por trás. Dessa forma daria para colocar o sol entre as duas esferas e até criar sombras realistas das núvens. Para gerar o efeito do sol você deve aplicar o Shader Beam (lume), assim, vai ter o Halo e aquele brilho característico, além de fog da atmosfera e tudo mais. Se criar um material levemente translúcido com um mapa de translucência para as núvens, pode fazer efeitos bem legais do sol passando atrás das núvens. Tudo que faz no Max 9 dá para fazer com Shaders e mapas procedurais no Max 6, mas é claro que fica muito mais fácil usar o Shader Physical Sky, eu não sei se o Shader que tem aqui no site para Max 7 e 8 roda no Max 6, mas você pode tentar. O problema não é a versão do Max, é a versão do Mental Ray, no Max 6 é o 3.2, eu não sei se esse Shader é aceito por essa versão, mas tenho quase certeza que sim, então, pega ele e dá uma testada. Está na seção Texturas>Shaders Mental Ray aqui no site da 3D1. É só aplicar no Environment, depois, coloca uma Sky Light na cena ou uma IES Sky. Eu nem vou te indicar o curso de Mental Ray aqui da 3D1 porque não serve no Max 6, sugiro que migre para o Max 8, assim, terá o Mental Ray 3.4 e muito mais facilidade, o Max 6 foi a primeira versão que integraram o Mental Ray, então, não estava 10 ainda. Abraços
Obrigado Comprei esta semana o max 8 é show de bola, muito obrigado pela ajuda andré. Flw
Alechandro Schmitt

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 694

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.