Saber usar Reactor

Por: Crazyforanimation  

Em: 17/03/2007 16:10

E aí!Queria saber se alguem já pegou a manha de ad ferramenta reactor.Como a agua por exemplo, se alguém sabe como usá-la e pra que usá-la e se é melhor usar o deflector dos Space Warps do que usar o reactor de piso ?Valeu! :D
Olá Crazyforanimation, tudo bem? Tudo irá depender da animação que você desejar criar. Dependendo da animação é melhor usar o Reactor Water, mas dependendo da situação é melhor usar os Deflectors. Cada um é aplicado em uma situação diferente. A utilização do Water do Reactor é bem simples. Faça o exemplo que irei te passar e você irá entendê-lo. - Crie o water do Reactor na viewport TOP - Crie uma Sphere na viewport TOP um pouco acima do water - Crie uma coleção RBCollection e adicione apenas a Sphere a este RBCollection, de forma que apenas a Sphere seja reconhecida como corpo rígido - No painel Utilities, clique no botão Reactor e localize o rollout (grupo de opções) Properties - Acrescente uma massa (Mass) a Sphere e selecione a opção Boulding Sphere - Realize a simulação, perceba que a Sphere cai de acordo com a gravidade cálculo pelo Reactor, porém a Sphere fica boiando sobre o water, como se estivesse sobre a água realmente Observação: O Reactor Water não é renderizado, para fazer com seus efeitos de deformações ocorram em um objeto, você deve criar um plane na mesma posição e linká-lo através da ferramenta Bind To SpaceWarp. Se você colocar uma vela e utilizar o Wind, a Sphere irá se movimentar como se fosse um barco.
Sergio Feitosa
Olá Crazyforanimation, tudo bem? Eu tive um tempo aqui e montei estes testes para te mostrar o que acontece com a utilização do Reactor Water (para simular a água), com o Reactor Wind (para simular o vento) e com o Reactor Cloth (para simular a vela). Esses testes são bem simples. Não me preocupe com modelagem e nem com detalhes mais interessantes por falta de tempo. Teste com objetos desproporcionais: repare que a simulação se torna estranha, porém a simulação da água é respeitada. Teste com objetos em tamanhos melhores: veja que o teapot (barco) fica boiando sobre a água (Water), sendo empurrado pelo vento (Wind).
Sergio Feitosa
se vc quiser um efeito de água realista no comportamnto do líquido pode tentar o real flow no modulo ocean, ele simula agua de verdade com sistemas de particulas volumjetricos e tb gases e ouros liquidos, no max vai ter que "fakear" o efeito , ou seja, usar sistemas de partículas, space warps e as ferramentas do reactor pra simular os efeitos, dependendo da sua intenção ou foco pode ser suficiente, ou nao :) abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Pow valeu Sergio me ajudou muito!Quanto ao Realflow, aabb2003 minha placa de vídeo não aguenta, por enquanto o efeito de partículas, mas valeu pela dica também!:)
A Persistência leva a Perfeição!
Oi Crazy, tudo bem? O Reactor Water e o Real Flow são duas coisas diferentes, o Reactor Water você vai usar apenas para fazer simulações de interação de objetos com uma superfície líquida, enquanto que o Real Flow você vai usar para simular efeitos realistas de líquidos em qualquer situação. Você pode simular uma interação de objetos com líquido usando o Reactor Water e criar o líquido no Real Flow, por exemplo, pode jogar uma cadeira numa piscina simulando a mudança de meio físico proporcionada pela superfície da água, isso você faz no Max com o Reactor Water. Depois, poderia colocar partículas no Max mesmo e deixar bem legal, mas se quer uma interação perfeita e precisa, pode usar o Real Flow, levando essa simulação dos objetos já feita, só para criar o líquido lá. Mas o importante não vai ser placa de vídeo, mas sim muita memória RAM e processador potente, porque o cálculo é demorado pacas. Por isso que vale a pena estudar muito bem o Max antes de partir para esses programas, muita gente sai correndo para o Real Flow sem conhecer nada de partículas no Max, então, apanha muito, dá uma olhada nas mensagens das duas primeiras páginas do fórum que você vai ver um monte disso. Tenta fazer só no Max mesmo primeiro, dá para ficar muito bom. Pode usar partículas com Metaballs ou Blob Mesh para criar os splashes de água. Quando você for para o Real Flow, vai tirar o programa de letra, porque ele é facinho, só que precisa conhecer bastante de partículas non-driven antes. Abraços
Pow VAleu mesmo meu XArá!
A Persistência leva a Perfeição!
eu estou apendendo sozinho ja estou tentando aprender faz 40 dias meu max é o 7.0 gostaria de aprender o basico como colocar textura no que criei por onde eu renderiso queria as feramentas basicas para min poder criar ja conheco algumas ferramentas importar backgrowd criar peças nao consigo colocar texturas tipo como uma foto no que criei quem poder porfavor me ajuda pois sou apaixonado por criação ....obrigado
eu estou aprendendo sozinho quem puder me ajuda porfavor
Olá andre lima, tudo bem? Seja muito bem vindo a 3D1! Abaixo segue o link dos tutoriais básicos de texturização: Artigo - Conheça os Shaders do 3ds max http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15350 3ds max básico - Material Editor básico http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14936 3ds max básico - Material/Map Browser básico http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14965 Tutoriais de Texturização http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13223 Depois que estudar estes tutoriais, você irá encontrar diversos tutoriais para estudo na seção Tutoriais do site, que pode ser acessada clicando no botão Tutoriais no menu superior.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 709

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.