Como criar um material translucente?

Por: Crazyforanimation  

Em: 22/03/2007 14:32

Não sei se o nome certo é esse mas eu já ví em filmes que aparece dragões como o mais novo Harry Potter , a pele debaixo da asa quando não bate nenhuma luz nele fica uma cor escura e quando bate a luz bate fica a cor da asa quase que transparente!Como é isso?
É, isso é translucidez. Existem shaders padrões e físicos que simulam esse efeito. Outro shader muito conhecido é o SSS que "espalha" a luz sobre a superfície, muito usado para simular pele. Dá uma pesquisada.
Oi Crazy, tudo bem? É como o Leandro disse, o efeito se chama translucência, ou seja, é o efeito de translucidez, quando a luz sofre mais resistência para atravessar o material, se refrata muito e não consegue levar a imagem que está do outro lado nitidamente. O Max tem um recurso padrão para criar material assim, mas não funciona bem em todas as situações, pois a translucência aparece em muitos casos, pode ser uma situação simples como uma folha de papel, ela também é translúcida, se colocar contra a luz e a mão atrás, verá o efeito. Isso o Max reproduz, mas se em vez da mão for uma fonte de luz, o Max já vai apanhar para fazer, pode conseguir com composições de materiais, mas não traçando com Raytrace de verdade. Para obter esse efeito com perfeição em qualquer situação, então, tem que usar o Mental Ray, ele oferece vários Shaders de SSS, como o Leandro disse. O SSS é a sigla de Sub-Surface Scattering, que é o efeito avançado de translucência, como acontece na pele humana e de outros animais, por exemplo. Dá uma lida neste artigo que eu explico mais sobre translucência e SSS. O link é http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15585 Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717376.

Total de membros registrados: 143158

Últimos membros registrados: Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas.

Usuário(s) on-line na última hora: 553

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.