Duplicação de bones, rig e skin.

Por: Estrazulas  

Em: 05/04/2007 12:49

Oi, Tenho um personagem humano pronto, com bones, rig, controladores, e skin, tudo já configurado. Duvida: Posso copiar tudo, menos a malha, para usar em outro personagem? O outro é um humano bem gordo o primeiro é magrinho. terei que reajustar tudo né? Valeu
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Olá Estrazulas, tudo bem? O Rig você poderá copiar sim, porém terá que ajustar o tamanho dos bones e as retrições de movimentos que por ventura você tenha criado. O Skin você terá que reconfigurar, já que o Skin será aplicado no outro personagem.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem? Não tem como escalonar um Rig e ele continuar funcionando perfeitamente, vai distorcer tudo. O Rig deve ser feito no tamanho exato e personalizado para cada personagem. Mas no Max 9 tem uma opção que permite transferir um Rig para outro personagem com dimensões totalmente diferentes, pois essa opção oferece um multiplicador para cada recurso do Rig, permitindo assim ajustar a amplitude do mesmo para se adequar a diferença de tamanho. Abraços
ao duplicar o rid tb deve levar em conta algumas coisas... se vc usou reaction manager possivelmente pode dar um problema, ja q é o sistema mais simples para rig do max, q por um lado facilita e por outro da problemas para duplicar ou importar rigs...... andré - q négócio é esse do max 9 de transferir rigs??? eu crio um rig inteiro. depois crio só os bones e faço a transferencia como se faz com o biped de um lado para outro??? se tiver um recurso para isso vai ser um bom motivo para usar o max 9....(na verdade é o único até agora....uahuahuhauhau).
Abração Té+
Oi Leandro, tudo bem? Eu não me expliquei muito bem, não dá para transferir os recursos de controle para outra estrutura, dá para transferir a animação de uma estrutura para outra com tamanho completamente diferente. É pelo Save Animation, você vai criar um arquivo XML e depois poderá ler sobre outra estrutura diferente usando o Map Animation, que permite mapear cada um dos controles da estrutura maior na menor e definir um fator de escala para adequar a animação ao novo tamanho. Não é difícil, mas depende de muita atenção para mapear corretamente. Abraços
normalmente vc me anima com cada resposta q da, mas esse não foi o caso....ja estava pensando em um recurso novo para transferencia de riggs....uahauhauhauh...ta bom...eu q sou uma anta e não entendi direito... esse esquema para transferencia de animação eu nunca usei mas entendi como funciona...é bem parecido com o recurso q tem nos bipeds... eu pretendo usar esse recurso nos bones para o zero q estou modelando....nele eu pretendo usar td q sei de bones, controladores e tb pretendo criar scripts parecidos com os do tutorial de rig das pernas do Fábio Calciolari...eu vi q com scripts alguns atributos não tem bugs.....antes eu usava o parameter edition do próprio max com wire, mas tinha alguns conflitos e foi só testar com scripts q consegui solucionar.... por falar nisso se vc tiver alguma referencia sobre max script.....eu ja li todas as daqui da 3D1 e foi o q me motivou e alavancou...
Abração Té+
Valeu pessoal... Eu desconfiava que não tinha como transferir o rig, vou criar tudo novo no outro personagem, nenos os bones, esses dá para copiar e reescalonar.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Oi Leandro, tudo bem? Desculpe te desanimar depois de animar. :) :) :) Mas seguindo o seu raciocínio, daria para animar o personagem um personagem só com o Rig complexo e transferir a animação para outro personagem com Rig mais simples, assim, teria apenas um personagem super bem "riggado", os outros teriam apenas o suficiente para receber a animação. Mas eu acho melhor riggar tudo e fazer de acordo mesmo. Eu fiquei curioso agora sobre a sua animação do soldado Zero, é isso que você está fazendo? Posta umas imagens para a gente ver. Tenho certeza que você vai fazer um ótimo trabalho, porque você é um cara esforçado e que tem muita facilidade com 3D. Tendo essas duas coisas juntas já é meio caminho andado. Sobre o lance do tutorial do Fábio, eu fico feliz de saber que você gostou, o Fábio é um grande professor, escritor, consultor de Max e conhece muito. Eu até comentei com ele sobre usar Scripts em vez de fazer pelo Parameter Editor. Se tomar cuidado não dá conflitos, mas não é bom usar com o Reaction Manager. Na verdade, o Reaction Manager é problemático se você precisa importar os personagens em outras cenas depois. O bom de fazer com Scripts é que você pode chamar quando quiser e onde quiser, faz uma vez só e usa para sempre. :) Sinto não saber te informar de tutoriais de MaxScript, é raro encontrar informações sobre isso, o pessoal que manja de Script costuma falar que o melhor material é o Help de Scripts que acompanha o Max mesmo. Vamos ficar aguardando anciosamente a sua animação. Abração
então andré.... o reaction manager eu abomino mesmo....tanto aqui na 3d1 qto em outros fórum a 1º coisa q respondo q respeito do reaction manager é: esquece essa porcaria.... na 1º vez q fui utilizar o mesmo criei a cadeia de bones e fiz o rig....ja nessa percebi q não tenho tanta flexibilidade com ele do q usando wire parameters ou até mesmo com expressions q sou etremamemente "prego"...uahuahuhahua depois fui fazer um clone do personagem completo com bones, rig etc....e ja deu um monte de erros...isso pq foi na mesma cena...nem ten tei importar nem nada.....depois fiz o teste com o merge em outra cena......ficou pior ainda.... o reaction manager na minha opnião foi deito para coisas extremamente simples e para usuários bem iniciantes q tem preguiça de aprender wires, pq em um dia usando wire vc nunca mais vai querer saber do reaction manager.... no caso dos scripts me interessei de cara na hora q vi o fabio criando o botão reset para os parametros e usando para um mesmo parametro um slider e um spinner.... tentei de td qto é forma e com uma gambiarra atrás da outra apenas usando wires e não da para fazer isso....tentei até um pouco de lógica de programação mas ai no caso não aceitava mto bem.... eu vi q o max script gera um atributo a parte q nem pode ser editado pelo parameter editor e no caso o q eu programar lá é lei...é aquilo q o programa irá obedecer (lógico q se for bem programado tb)... por enquanto estou só na brincadeira com ele e entendendo a relação dos parametros....a lógica ja entendi e achei fácil, pensei até q iria acabar recorrendo a um amigo programador mas nem precisei, mas no caso só estou agora pesquisando sobre como se chama cada parametro e propriedade no max script....eu nao quero e nem pretendo ficar fera nisso, pois não é o meu foco...só quero saber o suficiente para contruir um rig do jeito q eu imaginar.... vlw mesmo pelo elogio...tomara q o meu projeto de certo, pois estou apostando meu portifólio particamente nesse projeto...no caso eu ainda não trabalho com 3D e estou montando um portifólio para tentar ingressar na área... no caso do zero acho q vc confundiu com o recruta zero né???...não é ele não...no caso o zero é um robo. Ele é um personagem da série de games do Rockman/Megaman. Visite o tópico da minha assinatura q irá entender melhor...lá tem o wip com imagens do processo... mais uma vez agradeço a atenção e o seu feedback para nossas dúvida caro mestre andré
Abração Té+
Oi Leandro, tudo bem? Eu que agradeço pela sua participação aqui com a gente e pela ajuda que dá para os mais iniciantes. Sobre Expression, Wires e Reaction Manager, eu concordo plenamente, é exatamente isso. A forma mais difícil de fazer é com o MaxScript, mas é a forma que dá maior liberdade e maior controle. A segunda forma mais difícil é pelo Expression, também oferece ótimo controle e liberdade, mas não é tão ilimitado quando o MaxScript. Já o Wire foi a primeira forma de facilitar o uso do Expression, já é bem mais limitado e oferece menos controle. A última forma que fizeram para facilitar esse processo foi o Reaction Manager, realmente é disparadamente mais simples, não precisa entender nada de expressão, mas é a forma mais limitada e problemática. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 600

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.