Oi Leandro, tudo bem?
Desculpe te desanimar depois de animar. :) :) :)
Mas seguindo o seu raciocínio, daria para animar o personagem um personagem só com o Rig complexo e transferir a animação para outro personagem com Rig mais simples, assim, teria apenas um personagem super bem "riggado", os outros teriam apenas o suficiente para receber a animação.
Mas eu acho melhor riggar tudo e fazer de acordo mesmo.
Eu fiquei curioso agora sobre a sua animação do soldado Zero, é isso que você está fazendo?
Posta umas imagens para a gente ver.
Tenho certeza que você vai fazer um ótimo trabalho, porque você é um cara esforçado e que tem muita facilidade com 3D.
Tendo essas duas coisas juntas já é meio caminho andado.
Sobre o lance do tutorial do Fábio, eu fico feliz de saber que você gostou, o Fábio é um grande professor, escritor, consultor de Max e conhece muito.
Eu até comentei com ele sobre usar Scripts em vez de fazer pelo Parameter Editor.
Se tomar cuidado não dá conflitos, mas não é bom usar com o Reaction Manager.
Na verdade, o Reaction Manager é problemático se você precisa importar os personagens em outras cenas depois.
O bom de fazer com Scripts é que você pode chamar quando quiser e onde quiser, faz uma vez só e usa para sempre. :)
Sinto não saber te informar de tutoriais de MaxScript, é raro encontrar informações sobre isso, o pessoal que manja de Script costuma falar que o melhor material é o Help de Scripts que acompanha o Max mesmo.
Vamos ficar aguardando anciosamente a sua animação.
Abração