Problema com a normal das faces!

Por: Vendraminin  

Em: 09/04/2007 10:59

Galera, me ajudem! quando eu importo uma maquete do autocad para p 3ds max, alguns blocos ficam com as faces invertidas. Exemplo: A torneira ficou com algumas faces com a normal para fora e outras para dentro! Existe algum comando que corriga isso ou eu tenho que ir face por face arrumando a normal???
converta o objeto para editable poly, depois seleciona as faces invertidas e use a opção flip. existe tn um modificador q chama normal e serve para inverter as normais, mas ele só atua no conjunto todo e não em algumas faces como é o seu caso...
Abração Té+
E ai Leandro, beleza? É que eu to com preguiça de selecionar as faces! Vou fazer assim então! Valeu a atenção!
Oi Vendraminin, tudo bem? É bem simples de resolver, é normal acontecer isso com objetos importados do AutoCAD, basta habilitar a opção 2-Sided no material que aplicar nestes objetos. O 2-Sided fica logo no início do menu dos materiais, marcando essa opção o programa vai renderizar os dois lados das faces e não vai aparecer o problema. Abraços
Valeu Pela Dica AndrÉ. Vou Fazer Isso! Muito Obrigado!
normalmente não discuto as coisas q o andré diz pq ele nunca erra (pelo menos não cheguei a ver essa fase dela, portanto se não vejo não existe...hehehehe) mas assim...usar o 2-sided é um meio de enganar o rpograma...funciona??? lógico q sim, mas em alguns casos vc pode ter problemas e tb se quiser editar vertices, edges etc ficará mais dificl dependendo da complexidade do objeto... isso vai do q vc achar melhor, mas as vezes é bom deixar as coisas certinhas para posterior uso....
Abração Té+
bem..eu particularmente não gosto de importar certas coisa do CAD... e obejetos de decoração então nem se fala...porque ele dá esses paus de normal e tudo mais...o que te indico é vc modelar a alvenaria no CAD e depois o resto colocar tudo no max mesmo... uma coisa que vc pode fazer na modelagem de alvenaria do CAD é não usar extrusões negativas que não vai ter tantos problemas com as normais!!!! abraços
Quando importar do AutoCAD em DWG, é só habilitar a opção Unify Normals para ele corrigir automaticamente todas as Normals invertidas.
Múcio
Oi gente, tudo bem? Eu acho legal que discutam sim, porque sempre tem mais de uma forma de fazer as coisas e é bom saber todas. Para o leitor que posta a pergunta, é muito melhor que vários leitores postem suas sugestões, porque ele junta tudo e faz uso da forma que achar melhor. Concordo com o Leandro que o certo mesmo é inverter a Normal de cada face, mas para quem está fazendo maquete e só vai renderizar o modelo no Max, é muito mais prático usar o 2-Sided. Agora, quem vai editar esse modelo no Max, então, com certeza absoluta tem que flipar a face para ficar correto. Sobre a importação de objetos 3D do AutoCAD, o problema de inverter as Normals é normal. :) Antigamente a única opção era aplicar o modificador Normal e habilitar a opção Unify Normals. Vale a pena tentar isso antes de inverter as faces manualmente, porque normalmente ele resolve de primeira. Vale lembrar que só funciona em Editable Mesh, não funciona em Editable Poly. Mas tudo que vem do AutoCAD é Editable Mesh. Por fim, a opção mais prática é a que o Múcio sugeriu, pois basta habilitar a opção Unify Normals na janela de importação de DWG para as Normals serem corrigidas automaticamente. Abraços

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