problema com overbright no vray

Por: e.arnold  

Em: 10/04/2007 10:50

caros, qdo renderizo uma cena externa, algumas vezes aparece o aviso " warning overbright or material rerturned" toda vez que aparece esta mensagem o render fica comprometido, ou muito escuro ou todo pixelado com cores fortes não sei se tem a ver com abertura de camera ou oquê, até quando não tem luz na cena, só com o hdr sky no enviroment iluminando a cena, mesmo assim aparece o erro, e acontece sempre no primeiro bounce quando começa o cálculo de irradiance, se alguém souber da solução sds
Olá e.arnold! Essa mensagem aparece como um aviso que algo na setagem das luzes ou do render não ficou bem feito. Ele serve para você ganhar tempo e não ter que esperar para saber que o render está comprometido. A não ser que você saiba o que quer e propositalmente desejar uma imagem estouradíssima ou super escura, você deve regular os níveis de iluminação, diminuindo-os quando estiverem estourados ou vice-versa. Qualquer dúvida sobre sua setagem, dá uma olhada nos tutoriais de vray aqui do site ou manda um wire da sua cena com asa setagens do render para os leitores analisarem. abrs!
aí vão as configurações, da cena, quando a camera pega a parte posterior do galpão (1° imagem) o render vai normal, em torno de umas 3 horas, mas quando alterno para a camera do pátio interno aí começa o problema, até com a luz desligada, só usando o hdr dá problema também. aconteceu isto antes, em outros trabalhos, se eu mudar a posição da camera bagunça tudo. e pra piorar são 5 posições de cameras diferentes. sds
Oi e.arnold, tudo bem? O V-Ray tem muitos problemas e é normal acontecer essas coisas, se você pesquisar aqui no fórum vai encontrar milhares de mensagens sobre problemas no V-Ray. Este que você está relatando é um dos mais comuns e pode ser gerado por vários motivos. Não sei nas versões mais novas, mas nas versões mais antigas você precisava habilitar o Crop de todas as imagens aplicadas na cena, caso contrário ele dava essas mensagens. Também é importante que use apenas materiais V-Ray, não pode usar materiais padrões do Max e muito menos o material Raytrace. Também não pode usar o mapa Raytrace nos materiais, o V-Ray tem seu próprio mapa para Raytrace. Não creio que o problema seja nas configurações, mas sim no setup da cena. Tem outros macetes que o pessoal indica as vezes, como habilitar a opção Check Sample Visibility. Mas eu sugiro que você dê uma pesquisada no fórum pelo sistema de busca do site, assim, vai encontrar trocentos problemas iguais ao seu. Abraços
Verifica se todos os materiais são vrayMTL. É bem provável que este seja o problema. Isso acontece geralmente com objetos de bibliotecas que já vem configurados para outros renderizadores que não o vray. abrs!
os mat são vray, mas andré o que é habilitar o crop do material ? sds bom o negócio é aprender mental ray, para não tomar mais sustos
"e.arnold" disse: bom o negócio é aprender mental ray, para não tomar mais sustos
Estou com você amigo!
Realmente, o vRay tem muitos problemas, nao sei se as versoes mais novas ja estao melhores, mas comecei a testar o vray ha uns anos atras... ate parecia bom, mas qdo tinha q fazer qualquer animacao dava muito pau, o q raramente acontece no mental, e muito mais seguro... mesmo porque ele e um render nativo... abraco a todos
ontem, finalizei o processo, usando o vray com o gi desabilitado, tive que enfiar uma porrada de omnis para suprir o gi que estava desligado, levou 3 minutos para renderizar contra 3 horas com o gi ligado, ficou horrível, e é um saco, põe luz, tira luz, aumenta a intensidade diminui a intensidade. bom o trabalho está feito, agradeço a colaboração.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 965

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.