Oi gente, tudo bem?
Primeiro eu quero agradecer a propaganda do curso feita pelo Feitosa. Agradeço muito.
E sobre as definições do Arnold, também concordo com o que o Feitosa disse.
O Final Gather e o GI apenas calculam a interação da luz nas superfícies dos materiais.
Então, render é luz e materiais.
Mesmo que tenha um GI e um FG configurado perfeitamente, só vai ficar realista se tiver materiais reais e iluminação muito bem feita.
Também não adianta ter materiais realistas e iluminação bem feita, se errar na configuração do Render, porque vai ficar com defeitos na cena.
O render não faz a iluminação, quem faz é você, o render só calcula a iluminação que você fez, se ela não tiver bem feita, não vai ficar bom, mesmo que as configurações de render estejam corretas.
Sobre a simplicidade de configuração do GI e do FG, é simples mesmo, pelo menos eu acho muito mais simples que o V-Ray, só tem alguns poucos parâmetros, mas o pessoal apanha muito para aprender como configurar o Radius.
Se você testar em objetos simples, para ter renders rápidos, você pega o jeito fácil.
O segredo são os Radius, manjando da configuração deles, você acerta a cena sem nem precisar fazer render de teste.
Sobre o Anti-Aliasing, é muito importante, porque ele ajuda na suavização de todos os efeitos, desde o GI até o Volume, tudo é influenciado pelo Anti-Aliasing.
Sobre cenas externas, é melhor fazer apenas com Final Gather, mas pode fazer com GI também se quiser e neste caso tem mais controle sobre a iluminação, só que é mais trabalhoso.
E ainda tem outras formas de fazer como eu explico no vídeo curso de Mental Ray da 3D1.
Sobre os macetes, em tudo na vida tem macetes, até para fritar um ovo certinho sem estourar a gema como eu gosto. :)
No começo é normal apanhar com bobeira ou não conseguir o que deseja, depois de um tempo você vai conseguir fazer o que quiser, mas vai gastar altos tempos de render, só depois que pegar o jeito mesmo e tiver prática vai conseguir bons resultados com baixo tempo de render.
Quando estiver neste ponto você vai conseguir imagens com metade do tempo e até um terço do tempo que consegue no V-Ray.
Depois de um ano e meio usando o Mental Ray, se continuar estudando e descobrindo os Shaders de terceiros, poderá conseguir renders de 5 a 10 vezes mais rápido do que o V-Ray e mais realista.
Abraços