Bones no rabo de um rato!!!

Por: carlosfelipe  

Em: 13/04/2007 17:10

Ola pessoal, Gostaria de saber algum processo de animação de rabo. No momento eu consigo colocar um esqueleto normal no rabo de um rato porém, se possível, gostaria de ser informado se existe alguma outra forma de animar um rabo sem ser com bones.. Um exemplo interessante seria os tentaculos das sentinelas do Matrix. Desde já agradeço, Carlos Felipe Moura
Olá carlosfelipe, tudo bem? Normalmente a melhor solução para se animar um rabo é com Spline IK, que utiliza uma estrutura de bones associada a um caminho (Path com Spline - Line), podendo ainda associar um modificador Flex para controlar melhor a automatização dos movimentos. Para usar o Spline IK é bem simples. Basta criar a sequência de bones para o rabo, e uma line com as curvas do rabo. Agora aplique o Spline IK, selecionando o primeiro Bone e escolhendo a opção de menu: Animation / IK Solvers / SplineIK Solver, aí você irá clicar no último bone da sequência e depois na Line. O número de vértices da Line irá definir o número de controladores do Spline IK. No tópico abaixo, existem mais algumas informações que poderão ser úteis para você: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=19553
Sergio Feitosa
Oi Carlos, tudo bem? Segue a dica do Feitosa porque é a melhor. A melhor forma de animar um troço desse é com Bones usando o Spline IK, como o Feitosa disse. Porque aplicando um Flex nessa linha você nem precisaria mais animar nada, só animaria o rato, pois o rabo vai acompanhar fazendo os movimentos secundários de acordo com o movimento do rato. Em situações mais complexas você poderia usar uma expressão para controlar um objeto que defina a posição do rabo, dando mais controle sobre a animação secundária. Testa com o Spline IK e poste aqui se tiver dúvidas no procedimento, ai a gente vai te ajudando até você conseguir. Abraços
deixa eu fazer uma pergunta besta aproveitando a duvida do rabo.... no meu caso eu vou animar um rabo de cavalo de um personagem e estava pensando um fazer com bones e flex como o exemplo acima.... mas surgiu uma duvida....depois de aplicar o flex nos dummies eu posso ainda animar na mão e ajeitar certas coisas???? digo isso pq o rabo de cavalo do personagem´vai até os pés e dependendo do movimento dele o cabelo não ficará em lugares estéticamente bons.... eu ainda não testei isso....de cara pensei em atribuir um outro position bezier no assign controller, mas nem tentei se isso dá certo ou no caso caso o flex permite isso... caso eu descubra a solução eu posto por aquii...
Abração Té+
leando vc pode sim, antes de aplicar o mesh select p selecionar os vertices que sera afetado pelo flex, antes dele vc poe um ffd,,e assim é so animar manualmente toda vez que o rabo do cavalo entrar em lugares indesejados rsrsrs tem uma outra forma q eu nem domino, tem um tipo de defletor que atribui sua caracteristica a um mesh..vc poderia atribuir o cavalo e no parametro do flex por pra interagir com os defletores eu n lembro o nome desse defletor, se ninguem dizer ate la, eu vou alhar e te falo matenha noticias eim té
valeu feitosa e andré por essa dica... antes eu fazia uma p*** gambiarra para poder animar bones com o flex e agora resolvi mais rápido, tenho mais controle e ficou mais bonito.... ta ai o 1º teste valdez- obrigado por responder a minha duvida...ou vou testar o q vc disse depois....achei interessante a idéia do ffd, mas será q não irá gerar uma deformação estranha??? tb foi bom para q eu teste o mesh select...nunca nem tinha testado ele....heheheh
Abração Té+
será q existe uma forma de postar um video do photobucket aqui no fórum e podermos visualizarmos por aqui sem ser redirecionado a ao photobuket???? eu queria q fosse como os videos do youtube.....alguém sabe???
Abração Té+
Olá LeandroM, tudo bem? Essa técnica é muito legal mesmo, porque além de automatizar os movimentos secundários, ainda te permite controle total de tudo, já que você ainda pode animar os Points criados pelo Spline IK.
Sergio Feitosa
eu acabei de tentar animar os point independentes do flex, mas qdo fiz isso o bone pai perdeu a referencia inicial e foi parar em outro lugar do eixo cartesiano.... sou burro ou perdi algo no caminho???
Abração Té+
Olá LeandroM, tudo bem? Se você linkar a Line (Path) ao BOX, esse erro acaba acontecendo, mas se você linkar este Point Pai (primeiro da cadeia) ao BOX, os movimentos secundários irão acontecer e você ainda terá o controle dos outros Points para animá-los.
Sergio Feitosa

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 506

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.