Bones no rabo de um rato!!!

Por: carlosfelipe  

Em: 13/04/2007 17:10

acabei de testar aqui e deu certo linkando o helper pai ao box....valeu mesmo feitosa aqui vai uma pergunta....quem quiser animar na mão além da dinâmica pelo flex é bom criar o link dos helper com link constraint né??? no caso quebraria o link normal e usaria o constraint, ja q se eu movimento o helper ele não fica com a referencia de inicio e mesmo q use keyframes para tentar posicioná-lo fica mto pior... outra coisa....no flex eu percebi q ele usa antecipação de movimentos, ou seja, ele acaba distorcendo ao mesmo tempo q sofre o movimento e no caso deveria ter o movimento atrsado.....da para configurar isso??? eu tentei mas não consegui...
Abração Té+
A Todos que de alguma forma contribuiram para que as dúvidas aqui colocadas fossem solucionadas, muito obrigado. eu particularmente fiz a animação com o Attribute Holder e ficou bem bacana, vou tentar trabalhar tbem com o flex para ver se aprendo mais um pouco sobre isso. Carlos Felipe Moura
ta ficando legal parabens
Olá LeandroM, tudo bem? Essa antecipação do Flex, está correta, ela tem que existir realmente. O que você deve está estranhando é a forma que ela acontece. Você pode ajustar a forma dessa antecipação alteração o ponto central do Flex, deixando a sua animação mais real. Para realizar este ajuste, selecione o sub-object Center do Flex (abrindo o sinal de + do FLEX) e ajustando esse ponto central para a posição do primeiro Point (Helper). Sobre a questão de mudar os links, é possível de ser feito, mas não aconselhável, porque é a ordem dos links criadas automaticamente pelo Spline IK que permite os movimentos que são realizados por essa configuração. Olá carlosfelipe, tudo bem? Ficou bem legal o seu personagem. Com Attribute Holder também é possível criar esta animação, mas não terá a automatização do processo realizado pelo Spline IK e pelo Flex.
Sergio Feitosa
td bom feitosa??? vlw pela resposta e compreenção... no caso o centro do flex eu ja havia mudado...p melhor ponto q encontrei foi ao centro do box e aquele teste de animação acima ja está com ele no centro do box.... no caso da antecipação ela não deveria existir em certos movimentos, como na partida inicial do box....o box iria arrastar o cabelo e com isso ele iria comandar os movimentos secundários dos bomes em relação da cadeia partindo do pai.... no caso do flex eu percebi q ele trabalha com uma somatória de valores independente da ação, ou seja, nele se algo vai para a direita iria jogar ele para a esquerda, mas na lógica ele deveria jogar apenas se fosse impulsionado pela energia cinética do box.... eu sei q a princípio parece confuso o q eu descrevi, mas pense dessa forma.... eu coloco uma tampinha de garrafa em cima da mesa e prendo nela um barbante... se puxo a tampinha rápido para um lado, a mesma irá puxar o barbante e o movimento terá um arco de ângulo bem aberto, ele terá a sensação de arrasto mesmo....se enquanto o barbante está se mexendo eu empurrar a tampinha para o outro lado, ai sim a tampinha vai para um lado e o barbante para o outro para só deipois acompanhar a tampinha e no caso esse é o efeito do flex....ele nunca considera a partida de um objeto...ele parte como se ja tivesse o confronto das forças.... eu percebi q com ele não vai funcionar mesmo.... eu ja ouvi falar de algo q se chama spring no max e faz uma função parecida com o flex no max...vc sabe o q seria??? no meu parecer acho q a unica solução seria usar o reactor e criar uma corda para movimentar os bones, ou então animá-los na mão mesmo.... desde ja agradeço a compreenção e ajuda e desculpe se pareci meio confuso....hehehe
Abração Té+
Olá LeandroM, tudo bem? Não precisa se desculpar. Sobre o Flex, eu entendi a sua posição. Como não uso muito o Flex, prefiro esperar um parecer do André que poderá nos dizer melhor como ele funciona. Normalmente eu prefiro usar o Spring, que você comentou. O Spring é um Controller (controlador de animação). Para adicionar o Spring, basta selecionar um Helper por vez, ir no painel Motion. No quadro Assign Controller, selecione a opção Position e clique no botão Assign Controller (botão acima com símbolo de interrogação). Na lista que aparece, escolha o item Spring. Faça isso para cada Helper, exceto o Helper (point) Pai.
Sergio Feitosa
aeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee garnde feitosa... ja vou testar isso já....hehehehh daqui a pouco posto se consegui e o q consegui....heheheh vlw mesmo
Abração Té+
vlw feitosa... está ai o teste com o spring realmente o spring da o efeito secundário do jeito q eu escrevi q deveria ser, respeitando o movimento dos pais e sem ter antecipação.... mas ainda vou testar com o reactor....vai q fica mto melhor....não sei, mas quero testar... mas o importante é q agora eu ja tenho uma solução para o cabelo....heheheh mais uma vez brigadão feitosa e o q precisar q estiver ao meu alcance é só perguntar
Abração Té+
só esqueci de comentar uma coisa...o movimento parece maio duro, mas é pq b tem poucos seguimentos (bones)...no zero eu usarei uns 20 mais ou menos...
Abração Té+
acabei de fazer um teste do reactor rope e com o reactor cloth achei bacana o efeito deles e pode ser tb uma solução, desde q eu linke os vétices da spline ou plane aos bones do cabelo por meio de um position script.... ou faça do próprio cabelo o elemento de influencia do reactor.... agora uma coisa é fato....depois de ver todas essas possibilidades eu vou acabar animando na mão, pq em todas elas eu teria q corrigir mtas coisas depois de uma resultado e se for para eu corrigir eu prefiro animar ~de maneira certa na raça mesmo.... eu tive uma última idéia....se analisarmos o movimento de um rabo de cavalo bem comprido qdo um personagem corre, pula, etc.... seria como o movimento de um lençól q seguramos de um lado e chacoalhamos.....ou seja, um movimento de ondas... ou seja....bend e/ou wave eu fiz um teste rápido....está tosco e sem cincronismo, mas dá para perceber q é possivel tb usar eles... tb poderia colocar ao lado um exemplo com spring usar como referencia... bem...de qq forma ta ai o 1º teste q fiz apenas com o bend
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 750

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.