Omni e Luzes Photométricas...

Por: Jeffinho  

Em: 20/04/2007 09:26

Olá pessoal! Recentemente, postei um tópico sobre sombras, pois estava com tempo muito alto de render e precisava diminuí-lo... Segui uma das orientações que recebi para usar sombras Adv Ray Traced ao invés da Área Shadows... e tive bons resultados.. Naquela ocasião, o André fez um comentário e disse: "Vc não está usando omni não né??" Logo já percebi que estava fazendo alguma caca de principiante... Só que naquele momento, estava com o fluxo de trabalho meio corrido aqui e nem fui atrás pra ver... esses dias me lembrei, pois embora o tempo de render baixou, ainda não está no ideal... Então fui pesquisar sobre as luzes photométricas...Li os tutoriais do site referente ao assunto... li o help do max... Substitui a Omni por uma Free Area, com a mesma sombra Adv Ray Traced... em nenhum dos casos mexi no rollout Adv Ray Traced Params.. e o tempo de render caiu uns 40%!!! A aparência da sombra é diferente, mas muito bom tbém!! Fiquei muito animado!! Só tem um problema: uns 60% do trabalho já está renderizado... então preciso configurar a sombra adv ray traced da Free Area de forma que fique com a aparência mais próxima possível da aparência da mesma sombra com o luz Omni... para que possa concluir o trabalho de forma a não ter aquela mudança brusca da aparência da sombra no meio da animação... Estou testando várias alterações nos parâmetros disponíveis, mas ainda não consegui resultado satisfatório... Se alguém souber de alguma dica, fico agradecido!! T+!
Oi Jeffinho, tudo bem? Quando eu te perguntei sobre o uso da Omni, foi porque você queria diminuir o tempo de render, pois uma Omni tem o peso de 6 Spots. Foi só por causa disso, não tem problema de usar Omni não, mas ela é mais pesada do que Spot. Agora, sobre a sua nova dúvida, não tem como. A sombra criada pela Adv Raytrace e pela Area Shadow são simulações, não são de verdade. Já a sombra gerada por áreas de luz, como as que podem ser criadas com luzes MR Area e com luzes Photometrics Area, são sombras difusas de verdade levando em conta a área da luz. Ajustando com muita paciência e fazendo muitos renders, você poderá aproximar, mas nunca ficará idêntico. A sombra das luzes Photometric Area é definida no Width e no Length do menu Area Light Parameters, isso define o tamanho da área de luz, quanto maior, mais borrada será a sombra. E a qualidade é definida no menu Area Light Sampling, quanto maior o valor dos Samples, mais suave fica a sombra e aumenta o tempo de render. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 822

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.