Criar Sol no Mental Ray usando Physical Sky

Por: bernardomb  

Em: 22/04/2007 13:57

Oi gente, tudo bem! Ontem vi num artigo sobre XSI que é possivel renderizar o Sol (a "bola" no céu) no MR 3.5 usando Physical Sky. Como uso Max 9 não consegui adaptar, Gostaria de saber como faze-lo? Obs: Lá fala para colocar o shader Physical Sky em lens e volume da câmera, mas não adiantou. A diferença principal é que XSI não se usar a luz Sun e sim shader com esse nome em uma luz direct.
vc tem q copiar o physical sky do Environment para um slot do Material Editor, ai tem todas as configuracoes pra isso.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Oi gente, tudo bem! Zion: Eu fiz isso, mas não encontrei configuração que faça o Sol aparecer na imagem renderizada.
Olá bernardomb, tudo bem? Juntamente com o Physical Sky no Environment, aplique uma luz Daylight e configure as luzes da Daylight para MR Sun e MR Sky. Agora pense assim: é utilizada uma simulação fisicamente real do céu, ou seja, o horário e o dia configurado na Daylight irão interferir no posicionamento do sol, ou seja, você deverá posicionar ao fundo da sua cena para leste ou oeste, dependendo do horário estipulado na Daylight.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem! Ajustando a câmera consegui achar o Sol, rsrsrs... Mas não consegui entender como localizar o Sol no céu a partir do gizmo do sistema Daylight.
ele tah no rumo das luzes do daylight system, ou do objeto q vc selecionou como sol. aumentar o orbit scale do daylight system ajuda a se localizar.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Oi gente, tudo bem? Isso pode ser feito perfeitamente no Max 7 e 8 também, não testei no Max 6, não sei se ele aceita o Shader, mas deve aceitar numa boa. Basta baixar o Shader Mad Physical Sky que tem para download aqui na 3D1. Ele que faz essa simulação, porque a luz pode ser qualquer uma, pode ser uma Spot, uma Direct, uma Photometric, pode ser a IES Sun, por exemplo. A única coisa que a Autodesk fez foi escrever um Shader igual e colocar por padrão no Max 9. O Mental Ray aceita tudo, é só escrever o Shader. Agora, sobre o posicionamento do sol, isso não tem nada haver com o Mental Ray, pois o sistema de DayLight é um recurso padrão do Max que existe desde o 3ds max 5. Ele foi feito para usar com o sistema de Radiosity e agora pode ser usado pelo Mental Ray também. Basta ajustar o dia, horário e as coordenadas globais do local nos menus do sistema Daylight. No Help do Max explica tudo detalhadamente, já é um recurso super antigo. Também não precisa do sistema DayLight para fazer o céu físico, poderia simplesmente aplicar o Shader no Environment e usar qualquer luz. Mas é claro que o melhor é usar o sistema DayLight. Abraços
Oi gente, tudo bem! Gostaria de agradecer os posts e postar uma imagem do resultado dos meus testes. Só gostaria de saber porque os tiles entortaram depois de uma certa distância?
Oi Bernardo, tudo bem? Você está usando Displacement para fazer o ladrilho? Está usando só bump? A cena está com baixo Antialiasing, porque o rejunte dos ladrilhos está serrilhado. Aumente os Samples de Antialiasing. Se está usando Displacement, aumente a qualidade do Displacement. Abraços
Oi gente, tudo bem! Enquanto eu estava estudando a cena, deu um pisque de luz aqui e a cena corrompeu. Mas nela eu estava usando apenas bump e a configuração de Antialiasing estava até bem alta: Mitchell spatial/contrast rgb 0,02 e min-1 max-64.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 672

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.