Duvida Animação

Por: lobinho3d  

Em: 24/04/2007 11:25

Oi td bem galera! Parabens pelo forum e pelo site, estou começando no 3d e estudando a alguns meses os tutoriais e o site/forum, é uma das melhores fontes de informaçao q encontrei, Parabens mesmo pesquizei muito e nao consegui encontrar uma maneira de fazer um trabalho, tenho um personagem q vai ser operado (realizar uma cirurgia) ou seja, quero cortar a barriga dele, tirar um monte de objetos e depois costurar a barriga, alguem tem alguma ideia de como posso fazer isso? Agradeço desde já Abraços
Macabro!
Alechandro Schmitt
Olá lobinho3d, tudo bem? Seja muito bem vindo a 3D1! Se você é novato no MAX, talvez seja um pouco complicado construir uma animação dessa, apesar de que ela pode ser desenvolvida com passos simples. A complexidade desta animação está baseada na junção de pequenas soluções simples. Eu fiquei curioso e fiz um teste rápido em 20 minutos (aproveitei o horário do café da tarde... rs) que está no vídeo abaixo: Se eu tiver um tempo, tentarei fazer esta animação com todos os devidos cuidados. Download do arquivo no MAX 5: http://geocities.yahoo.com.br/infosfeitosa2804/operacao.zip Download do video em AVI com codec DIVX: http://geocities.yahoo.com.br/infosfeitosa2804/costura.avi Infelizmente o Youtube é bloqueado no meu trabalho. Assim que eu chegar em casa, colocarei este teste no Youtube. Para montar este teste eu realizei o seguinte processo: - Modelei a barriga com uma Sphere e diminui os seus seguimentos. - Converti em Editable Poly e ajustes alguns vértices. - Selecionei os vértices da parte superior e cliquei na ferramenta Break para separar estes vértices. - Utilizei a ferramenta Target Weld e Weld para soldar os vértices que foram soltos pelo Break (mas estes devem ficar juntos). Estes vértices são os vértices que ficarão do mesmo lado da barriga. - Clonei a barriga em três partes (para ficar mais detalhado, pode-se criar mais clones). - Nas cópias eu deixei os vértices centrais longes um do outro, fazendo a abertura da barriga. Em cada cópiei eu distanciei um grupo de vértices diferente do outro. - Apliquei o modificador Morpher na barriga original para controlar a animação da abertura da barriga. - Animei este Morpher. - Modelei a faca e animei seu movimento para coincidir com o corte do Morpher. (não me preocupei em deixar perfeito nesse teste). - Criei alguns objetos para deixar dentro da barriga e animei a sua saída. - Animei o Morpher para realizar o fechamento da abertuda da barriga. - Criei um Helix, habilitei o parâmetro Renderable para que a helix seja renderizada e apliquei o modificador Bend para encurvar esta helix para coincidir com o formato da barriga. - Animei os parâmetros Height e Turns da Helix, de forma que a costura fosse aparecendo de acordo com o fechamento da barriga. - Animei o parâmetro Angle do Bend para a encurvatura da helix coincidir com o fechamento da barriga. (com mais tempo e cuidado dá para deixar os tempos de animação de cada objeto perfeitamente coincidentes com os outros.) Estou curioso para verificar a solução que outros leitores podem encontrar.
Sergio Feitosa
Nossa muito legal sua solução, muito obrigado pela ajuda e velociadade da resposta. vou tentar fazer aqui depois posto o resultado! Abraços
Olá lobinho3d, tudo bem? Eu arrumei a apresentação do vídeo. Agora eu postei no Youtube e coloquei no meu post acima.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem? O Feitosa é um cara fora de série mesmo, eu agradeço demais a ajuda maravilhosa que você dá a todo mundo aqui!!! Lobinho, seja bem vindo ao nosso site, fico muito feliz de saber que gostou do conteúdo e espero que participe bastante aqui com a gente. A dica do Feitosa é a melhor opção se está começando, como ele disse, são vários passos simples para obter um bom resultado. Mas mesmo assim pode ser difícil se realmente for muito iniciante no Max. O Feitosa fez um teste rápido em 20 minutos porque ele tem muita experiência no Max, se ele fosse fazer pra valer, levaria bem mais tempo até ajustar tudo perfeitamente, é isso que vai acontecer com você, então, se apanhar um pouco, será super normal. Vai postando aqui conforme for tendo dúvidas que a gente vai te ajudando. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 814

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.