rotação do biped sem deformar o Modelo

Por: Magnum  

Em: 24/04/2007 12:50

Blz galera do 3D1!!! não sei muito sobre o Bipd...!! então pesso a ajuda de vcs ai do 3d1 Valeu!!
Olá Magnum, tudo bem? Você terá que ajustar os envelopes para evitar essas deformações. Tanto no modificador Physique como no Skin você existe a opção de envelope para realizar estes ajustes. É bem simples realizar estes ajustes, caso você tenha dúvida, poste o modificador que você está utilizando, que poderemos te explicar mais detalhamente.
Sergio Feitosa
"Feitosa" disse: Olá Magnum, tudo bem? Você terá que ajustar os envelopes para evitar essas deformações. Tanto no modificador Physique como no Skin você existe a opção de envelope para realizar estes ajustes. É bem simples realizar estes ajustes, caso você tenha dúvida, poste o modificador que você está utilizando, que poderemos te explicar mais detalhamente.
"Olá Feitosa...tudo bem? to tendo dificuldade em usar o (bulge angle deformer), como a imagem está mostrando quando eu selecionei o anti-braço eu apliquei dois deformers um no cutuvelo e outro no musculo do braço esta funcionando perfeitamente e consegui graças ao seu toturial sobre esse tema, mas o meu problema é na hora de fazer os ajustes quando eu abaixo o braço do boneco, a grade que aparece quando eu aplico o bulge angle deformer ela aparece em diagonal como mosta a imagem e fica bem ruim pra controlar.Tem algum jeito de fazer com que se ajuste de forma linear? e mais uma coisa, eu criei uma deformação na cutuvelo pra quando o braço levantar se eu quiser fazer o braço girar eu devo usar o mesmo deformer para não deixar o braço distorcer ou criar outro, por que o que ja esta aplicado fica deformado pelo movimento anterior dificulta isso ou da na mesma? e mais uma coisinha ja tem um tempinho que eu estou tentando terminar esse boneco criei ele apenas para trinar essas coisas, eu poderia te mandar o arquivo pra você dar uma olhada e quem sabe até terminar os ajustes dele para que eu possa abrir aqui e ver o que foi alterado, ajudaria muito... abraço."
Oi gente, tudo bem? Quando a pessoa já tem uma boa base no programa e estudou animação desde o princípio, nenhum destes problemas acontecem. Animação de personagens é o mais difícil de tudo no Max e deve ser a última coisa a aprender. Testar os recursos num personagem é muito mais difícil, seria mais fácil testar num cilindro com Bones para ver como funciona, depois, será bem mais tranquilo para aplicar num personagem completo, porque já sabe como se faz. Mesmo que tenha ajustado perfeitamente os envelopes, o braço vai torcer dessa forma mesmo se a estrutura Bone não foi criada corretamente. Para o antebraço girar corretamente, precisa ter vários Bones nele controlados por expressões para girarem aos poucos conforme se distancia do cotovelo, assim, o antebraço não vai torcer. Os Deformers são criados de acordo com a posição do Bone e do Envelope, o último Bone da cadeira sempre ficará errado e não aceitará o Deformer, porque qualquer Deformer trabalha com a noção de Delta, se não tem um Bone antes, não tem como funcionar, porque não cria um ângulo e não forma o Delta, portanto, a estrutura Bone que está errada e não o Skin. Testem em objetos mais simples, testem expressões para rotacionar o antebraço corretamente, testem o Skin num cilindro, só depois poderão aplicar o que aprenderam num personagem pra valer. Mesmo assim, se não estudaram a base do programa primeiro, vão continuar tendo problemas com tudo e será muito mais difícil. Abraços
Olá Natal Ruy, tudo bem? Segue as dicas do André, que sempre são as melhores possíveis e qualquer dúvida, volte a postar que teremos o maior prazer em ajudar.
Sergio Feitosa
é eu tb sempre me bati com esse deformer do zkin no ombro
EU ESTOU USANDO Physique...
Olá Magnum, tudo bem? Dá uma lida na resposta do André, elas também valem para o Biped com Physique. Isso nunca aconteceu comigo, mas antes de mais nada, dá uma olhada na rotação do antebraço para verificar se ela não está exagerada.
Sergio Feitosa
Oi Magnum, tudo bem? Não em nada haver com o Envelope, pode até ter, mas eu aposto que é a estrutura. Então, tanto faz se está com o Skin ou com o Phisique, que é pior do que o Skin. O problema está na quantidade de segmentos no antebraço. Veja que o Biped oferece a possibilidade de criar mais segmentos nessa parte usando o Twist Links, que fica na parte inferior do menu Creat Biped quando está criando o Biped. Abraços
Aqui o problema é na rotação do braço... alguém sabe se tem a ver com o twist pose do biped?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143160

Últimos membros registrados: Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons.

Usuário(s) on-line na última hora: 384

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.