Oi gente, tudo bem?
Tonton>
Eu achei estranha a pergunta, porque as sombras são suavizadas pelos recursos de GI em qualquer renderizador profissional, não é como Fakeosity no Scanline que você cria outras luzes para suavizar essas sombras e as vezes até força o ajuste "na mão" modificando a densidade da sombra.
Em qualquer renderizador profissional é a reflexão da luz pelos objetos (GI) que vai iluminar as áreas em sombra e vão deixar essas áreas mais suaves.
Então, eu creio que o seu problema é de configuração dos recursos de GI do V-Ray, o tutorial que o Juliano indicou é ótimo para explicar isso, mas se não tiver um mínimo de experiência no V-Ray, vai ficar difícil de acompanhar.
Dá uma olhada nos tutoriais sobre Render aqui na 3D1, existem vários de V-Ray e alguns são a tradução do Help do V-Ray explicando detalhadamente cada parâmetro dos recursos de GI, pode ser muito útil para você.
O link para estes tutoriais é http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13225
Juliano>
Eu estava comentando justamente isso com o Eduardoqf esses dias mesmo pelo email.
Eu não saberia o que sei de 3ds max hoje se não tivesse passado 7 anos respondendo os leitores aqui no fórum.
Muitas pessoas não entendem porque a gente responde os outros de graça aqui e acham que é caridade, mas não é.
Quem responde aprende muito mais do que quem recebe a resposta, vale muito mais para mim responder do que para quem recebe a minha resposta.
Por mais que você trabalhe diariamente com o programa, você nunca usa tudo que o Max oferece, as vezes fica anos sem usar uma ferramenta e muitas vezes nem usa certos recursos que não são da área que você atua.
Respondendo a galera aqui, você vê todos os tipos de problemas e as perguntas abordam todo o programa, então, não tem forma melhor de ficar super afiado no Max do que respondendo os leitores.
Pode ver que quem responde é quem mais manja, mas não é porque manja que responde, normalmente começam respondendo errado, mas com o tempo passam a responder certo, porque responder ajuda a pessoa a manjar muito mais do programa.
Ainda mais se for testar o problema relatado para dar uma solução, não tem forma melhor de estudar.
Abraços