Dúvida de animação - personagem pegando objeto

Por: Fabrizio Mei  

Em: 27/04/2007 10:41

Fala pessoal! Tenho uma dúvida que me acompanha a um certo tempo, vou citar um exemplo: Tenho um personagem na cena e em determinado momento desta cena, esse personagem precisa pegar um objeto, uma caixa... Como fazer pra essa caixa apartir desse momento seguir a mão do personagem? Sempre que preciso fazer uma cena desse tipo eu faço umas gambetas, crio 2 arquivos max, um q vai até o quadro antes dele pegar o objeto e no outro arquivo max a continuação da cena, onde eu linko o objeto no dummy da mão, mas acretido que deva ter alguma forma mais simples de se fazer isso. alguém saberia? Agradeço desde já a atenção. ;)
Olá Odyssey, tudo bem? Você pode usar o controlador Link Constraint que permite definir em que frames determinado objeto será linkado a outros objetos. Abaixo segue um passo-a-passo: - Você terá dois objetos (bone da mão ou o próprio personagem e a caixa). - O seu personagem já deve está animado (de preferência). - Selecione a caixa e vá no painel motion. - No quadro Assing Controller, selecione a opção Transform. - Clique no botão Assign Controller acima (botão com um ponto de interrogação). - Na tela que aparece, escolha Link Constraint e clique em OK. - Com a time-line no quadro zero, você irá clicar no botão Link To World, para fazer com que o objeto não esteja linkado a nenhum outro objeto. - Agora, mova a time-line até o quadro que você deseja que o personagem pegue a caixa e clique no botão Add Link. Agora clique sobre o bone da mão ou no seu personagem. - Repare que abaixo do quadro branco, aparece o tempo em que o link se torna ativo. - Agora, mova a time- line até o quadro que você deseje que o personagem solte a caixa e clique no botão Link To World para deixar o copo sem link. Tente entender este processo. Repare que o truque é saber quando linkar um objeto a outro e quando utilizar o Link To World para deixar o objeto sem link. Você também pode mudar os tempos do link, bastando selecionar o link no quadro branco e alterar o tempo na caixa abaixo.
Sergio Feitosa
opa, muito obrigado Feitosa! vou testar isso que vc indicou aqui!! eu imaginava q deveria ter alguma coisa mais simples de fazer isso ..rs Obrigado mesmo pela atenção e pela explicação detalhada!
Grandes oportunidades surgem a partir de grande empenho. www.behance.net/fabriziomei

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 472

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.