Show Frozen in Gray, max script ??

Por: Flavio  

Em: 03/05/2007 13:04

Ae galera to com uma ideia aqui, talvez já de pra fazer mas eu não sei. Assim eu detesto modelar com texturas ja aplicadas, gosto de modelar objetos apenas com textura cinza sabe.... geralmente deixo um material cinza e modelo, mas numa determinada hora tenho que aplicar materiais corretos para ver como ta ficando no render. O problema é, se é um objeto só, fica facil ir mudando de 1 material para o outro. O problema é quando tenho muito objetos. Queria saber se tem algum atalho, ou função que eu possa escrever no maxscript para que ele "override" os materiais apenas que são mostrados na VIEWPORT, mais ou menos como quando você FREEZEE um objeto ele faz. Porem sem deixar ele FREEZED; A solução que eu encontro é sempre trabalhar com tudo no freeze e apenas o objeto ativo fora dele.... Alguem consegue me ajudar ?
http://www.fengel.com.br
Fala aí Flávio, Faz um tempão que eu não entro no Fórum, mas hj arrumei um tempinho...olha só...não sei qual o render q vc usa, mas se for o Mental Ray tem um jeito facinho. Abrindo a janela render (F10), abra a aba Processing. Na guia Translator options tem uma parte chamada Material override. Ele faz justamente o que vc quer. Crie o material na cor cinza que te agrada mais e arraste-o para o botão referente a Material e acione a opção Enable. Toda a cena será renderizada nessa cor. Espero ter ajudado. Abraço, Sander
Olá sanderpalma, tudo bem? O que o Flávio Engel deseja é esse mesmo efeito, porém na viewport. Olá Flávio Engel, tudo bem? De cabeça eu não tenho certeza se isso é possível, mas eu creio que seja sim. Farei alguns testes aqui e assim que eu conseguir algum resultado, estarei postando.
Sergio Feitosa
Olá Flavio Engel, tudo bem? Eu montei um Script aqui que permite ativar e desativar a apresentação de mapas e texturas aplicadas em materiais na viewport. Aos poucos eu irei aprimorando este script para ele reconhecer também os parâmetros como Specular, Glossiness, entre outros. Segue o script: -- Criação da tela (Dialog) que conterá o controle da visualização Tela = newRolloutFloater "Substituição de Texturas" 220 180 -- Criação do Grupo que permite ativar a apresentação das texturas rollout Liga_Textura "Apresentar texturas na viewport" ( -- Criação do Botão que permite ativar a apresentação as texturas button Texture_liga "Ligar Texturas" \ tooltip: "Clique aqui para ligar as texturas" -- Código que será executado ao clicar no botão on Texture_liga pressed do ( for m in meditMaterials do showTextureMap m on ) ) -- Criação do Grupo que permite desativar a apresentação das texturas rollout Desliga_Textura "Não apresentar texturas na viewport" ( -- Criação do Botão que permite desativar a apresentação as texturas button Texture_desliga "Desligar Texturas" \ tooltip: "Clique aqui para desligar as texturas" -- Código que será executado ao clicar no botão on Texture_desliga pressed do ( for m in meditMaterials do showTextureMap m off ) ) -- Criação do Grupo que possui o botão de fechar esta tela (dialog) rollout Fechar_Tela "Fechar tela" ( -- Criação do Botão que permite fechar esta tela button Fechar "Fechar" \ tooltip: "Clique aqui para fechar esta tela" -- Código que será executado ao clicar no botão on Fechar pressed do ( closeRolloutFloater Tela ) ) -- Código que associa os grupos de opções a esta tela addrollout Liga_Textura Tela addrollout Desliga_Textura Tela addrollout Fechar_Tela Tela
Sergio Feitosa
Download: http://geocities.yahoo.com.br/infosfeitosa2804/textures_on_off_viewport.zip
Sergio Feitosa
Eu irei tentar melhorar esse script de forma que ele deixe o trabalho na viewport mais leve, em relação a texturas, já que mesmo com ele aplicado, as texturas são renderizadas normalmente. Se alguém tiver sugestões que possam ser incorporadas nesse script, me avisem por favor. Se por acaso o MAX já tiver alguma opção de configuração disso, me avisem, porque eu desconheço... rs
Sergio Feitosa
Cara, essas coisas me comovem, sabia? Sei lá, ver tamanha boa vontade em ajudar o proximo, onde esse próximo nem sempre eh conhecido. Estendo os parabens do msn aqui, Prof Feitosa. André - heuew
É isso aí! Tomo minha as palavras do Heuew! O Professor Feitosa já está entrando no time "dos" Bíblias do 3ds Max e/ou afins! Onde nesse time consta: André Phy Amon-Ra Sandro Medeiros Granella Parabéns e abraços!!
Hum, esta ficando interessante isso, vou testar aqui pra ver, mas tenho minhas duvidas, pois estou usando VrayMtl, cor difuse preta vou testar e falo o que deu Valeu Feitosssaaaa
http://www.fengel.com.br
Olá feitosa.. Tpo, showtexturemap é o equivalente ao "show map in viewport" no material editor.. então acredito que deixa mais rapido a viewport sim.. E tpo, seria melhor o sceneMaterials que pega os materiais usados na cena né? idependente de estarem no material editor ou não.. além de q provavelmetne terá menos de 24 materiais na cena, então é até mais rapido.. Agora é complicado que o Flávio acho que quer o material em cinza... Vc deve manjar, não sei muito de MS mais Mel do maya mesmo, mas não tem como guardar numa Array a relação do material com cada objeto.. Aí aplicar um standart cinza... e se clicar em voltar.. aplicar de volta o material? :D hehehe desafio pra ti ^^ valeu e parabéns!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717378.

Total de membros registrados: 143160

Últimos membros registrados: Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons.

Usuário(s) on-line na última hora: 381

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.