Oi gente, tudo bem?
Não quero dar carão em ninguém, desculpe se fiz isso, foi realmente sem a menor intenção e sem perceber.
Mas eu acho estranho quando o pessoal relata este erro de memória, porque raramente aconteceu comigo e todas as vezes foi por minha causa.
Render em alta resolução exige mais do PC do que renderizar animação, animação demora, mas vai, enquanto que imagem enorme para impressão depende de muito poder de processamento, então, precisa ou de uma estação gráfica ou vários PCs em rede para renderizar em Distribuited Bucket, porque o Max não foi feito para render imagens para impressão em grande formato.
Se vai na boa até uma certa resolução e apartir dai dá essa mensagem, com certeza absoluta é falta de memória.
Cenas pesadas precisam ser trabalhadas em estações de 64 bits, porque ai tem trocentos GBs de RAM.
Mas isso é para cenas realmente pesadas, se não for o caso, então, é erro de configuração de materiais e de render.
Se os recursos de materiais estiverem exagerados e os ajustes do render também, exigindo muitos samples para ficar bom, vai gastar mais RAM do que o necessário e vai dar erro.
De qualquer forma, mesmo que realmente seja uma cena muito pesada ou que os materiais e render estão configurados incorretamente, dá para renderizar a cena em qualquer computador, mesmo num micro modesto.
O que muda é o tempo de render, poderá levar muito tempo, mas dá para renderizar qualquer coisa até num Athlon de 1 GHz com 512 MB de RAM.
O Mental Ray oferece muitos recursos para isso, como eu mostro no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1, você tem né?
Dá uma olhada na parte que eu explico a ficha Processing, lá você tem vários recursos para reduzir o consumo de memória com texturas e com geometria.
Com isso, eu acho que vai conseguir render um pouco maior, mas vai chegar o ponto que vai dar erro novamente, porque acabou a RAM de novo.
Neste caso, veja a parte que eu explico o Render Pass, assim, vai conseguir renderizar com certeza absoluta.
Mas veja só uma coisa muito importante, precisa ter um espaço bom no driver C, mesmo que o Max esteja em outro Drive e o arquivo de Swap do Windows também.
No mínimo 1 GB livre no driver C.
Abraços