Problemas com Boolean

Por: 3DWesley  

Em: 15/05/2007 15:48

Fala galeraaaa... O lance é o seguinte... BOOOOOOLEAN... o velho e problemático Boolean... Bom, num sei se sou eu ou se é o próprio Boolean, o fato é q vira e mexe num dá certo, vive dando pau e num corta os objetos, num subtrai, nem soma, intersecciona... NADA... Algumas vezes acontece dele querer dar certo. Peço a vocês uma ajuda a respeito de Boolean, conheço bem suas funções mas ainda num resolvi esse "probleminha"... Se puderem me ajudar com isso ficarei grato, afinal boolean é uma mão na roda... Quem puder me dar dicas, sei lá, qualquer coisa vale... Já pensei que pudesse ser alguma coisa relacionada aos segmentos, mas num resolveu.. Conto com vocês ai galera.. Abração..
Bom, você poderia especificar o que especificamente está acontencendo fera, em qual situação que está ocorrendo erro. Realmente o Boolean não é mole, mas também não é ruim. è uma grande função e quase sempre dá jeito. Por isso seria importante dá uma olhada no seu modelo ou no que você pretende fazer.
nao entendi o que exatamente ta acontecendo, tb nao mexo com boolen, eu ouvi falar que tem um plugin chamado power boolean que faz as operacoes que o boolean normal faz mais sem estragar toda a malha como o boolean normal faz, me corrijam se eu estiver errado, tava afim de testar esse plugin....
Já ia falar DiMiTr1 do Power Boolean (apesar de eu nunca te-lo usado) :(... Acho q o maior problema do boolean é quando aplicamos MeshSmooth(isso deforma a malha sem dó)... O lance que vc tem q fazer depois da operação boleana é sempre reorganizar a malha do objeto p/ poder ele se adequar as subidivições do MeshSmooth. PS: se eu n me engano, tenho um material legal q explica isso. Se vc tive interresado manda uma email para [email protected] com o assunto "Material do Boolean?" Um abraço ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
Ah ta, blz, talvez eu num tenha especificado mesmo... Mas de qualquer forma são vários os casos... Por exemplo, estava modelando uma simples panela, só q tava fazendo de uma maneira diferente justamente para testar umas coisas.. entao o q rolou foi o seguinte, fiz uma ChamferCyl, com uma Box fiz Boolean Cut + Remove Inside pra quando tirar a parte superior da ChamferCyl o interior ficasse oco, blz... Pois eh, problema de Normal... e assim foi...
O boolean tem que fazer de conta que não existe, só serve para operações simples com objeto bem simples. Quem modela com boolean é quem veio de programas de CAD, lá funciona perfeito, porque tudo é sólido, em programas artísticos não. Tem vários macetes para diminuir os problemas, mas o melhor de todos é não usar o boolean e modelar como todo mundo modela em programas artísticos como o Max, editando polígonos com o Edit Poly.
Blz supermax, entendo e já concordei com vc antes, porém é uma função maravilhosa o Boolean, defeituosa justamente por isso q vc disse... Mas deve ter uma solução, estou estudando o q os caras falaram mais acima, sobre o Plugin...
O Power Boolean é ótimo, mas só tem no Max 9, no Max 8 é plug-in e nem sempre dá certo também. Boolean é uma ferramenta maravilhosa em progamas de CAD. Mas a forma de modelar no Max é muito diferente. Se pegar o jeito de modelar editando polígonos no Max, você poderá modelar tudo que quiser sem o menor problema e sem o menor esforço, muito pelo contrário, será uma diversão. Pode modelar com Patch também, que é legal e com Nurbs, menos usando Boolean como fazem em progamas de CAD. Se é uma peça técnica que precisa ser modelada dessa forma, então, é melhor modelar num programa de CAD e importar no Max.
Eh isso mesmo cara, valeu d+++, vc ta certo, ateh mesmo pq eu ainda num saco muito de todas tecnicas de modelagem, com certeza eu procurarei evitar o Boolean, aos poucos me aplicarei em outras tecnicas de modelagem... Valeu brother, tava querendo mesmo saber o q pensavam sobre Boolean..
Oi Inzone, tudo bem? Estude modelagem poligonal no Max que você vai adorar, quando pegar o jeito, poderá modelar tudo que quiser sem o menor problema. O Boolean cria problemas no Mesh mesmo quando dá certo, então, fica difícil de fazer outras modificações e pode causar mais problemas se efetuar várias operações no mesmo objeto. Tem vários macetes para usar melhor, por exemplo, aumentar a resolução dos objetos e deixar a resolução próxima, ou seja, deixar o tamanho dos polígonos dois dois objetos próximos. Também é bom usar o Attach para juntar todos os objetos e usar o Boolean apenas uma vez. Todo objeto usado no processo deve ser fechado, não pode ser uma malha aberta, para ter volume e evitar problema. O Power Boolean (Boolean Pro) é muito melhor e até permite aplicar Mesh Smooth depois na malha, mas é verdade que não é perfeito também, pode causar problemas, só que é mais raro. A melhor forma de modelar no Max é editando polígonos com o Editable Poly, sem sombra de dúvidas, mas depois que estudar este sistema, estude também Patch (Surface) e Nurbs, porque em alguns casos, pode facilitar muito a vida e depois de modelado, você pode transformar em Mesh. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 493

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.