Oi avnjpb, tudo bem?
Não vai ser muito simples para ficar super realista, mas dá para ficar bom fazendo o céu com mapas procedurais e animando os mapas procedurais.
Os relâmpagos é mais complicado, ou usa o Plug-in ou cria imagens de relâmpagos no Photoshop e anima com um Slice, eu mostrei isso num tópico aqui, se pesquisar no busca você encontra.
O vídeozinho de exemplo eu tenho aqui na mão ainda, vou colocar nessa mensagem para você ver.
A imagem de relâmpago é criada facilmente no PhotoShop com o Clouds e um Invert.
Aplicada num Plane no Max, você usa um Slice para cortar o Plane rapidamente e fazer o relâmpago aparecer.
Para ficar super realista tinha que fazer com partículas, mas ai complica bem.
Agora, para fazer um mar realista, tem que conhecer muito de RealFlow, usando o RealWave, ou então tem que fazer com o DreamScape, que é muito bonito, mas também não é leve. Porque é difícílimo fazer isso de outras formas.
E as ondas no DreamScape serão ondinhas, no RealFlow dá para fazer onda de verdade com espuma gerada por partículas, mas é dificílimo.
Dependendo o que for, é mais fácil produzir e gravar de verdade, trocando só o céu em composição, porque em 3D é um murro na cara.
Teste de relâmpago feito com imagem em Plane.
[video_url=http://www.tresd1.com.br/Temp/relampago.avi,320,280]
Abraços