Opacity???????????????
Vc tem apenas que criar uma textura animada para o displacement, quanto muito vc tem que criar uma mascara para compor a textura. Po ex se devido a rachadura uma parte do reboco cair, vc vai ter que ter uma mascara para separar a textura da tinta da parede da textura do cimento do reboco, saca, ou então separar os dois materiais por id (não recomendo pq não vai ter fusão entre as texturas.). Para fazer esse reboco cair vc teria que usar o parray e para as particulas menores de poeira vc pode usar um super spray.
Bom como já disse eu não sei a sua intenção nessa animação, mas se vc quiser fazer algo realista como uma parede rachando devi a um terremoto por ex., essa animação para que fique real é bem trabalhosa de ser feita e exige um conhecimento mais avançado de 3d, pois envolve um bom conhecimento de materiais, texturas e particulas, dentre outras coisas.
Eu lembrei de um tutorial que tem na 3dtotal de como quebrar e cortar objetos, não é dos mais simples, mas esta longe de ser difícil, da uma olhadinha é bem legal. Ele usa basicamente o boolean e o x-form, fica bem interessante, mas como falei depende da situação.
http://www.3dtotal.com/team/Tutorials/cutting/cutting1.asp