mental ray x logarithmic exposure control

Por: Broks  

Em: 16/06/2007 11:25

Olá pessoal, Tenho feito experiencias usando logarithmic exposure control nas cenas no mental ray E constatei que a iluminação fica muito mais fácil de se controlar desde que controlemos baixando o gama para que a imagem não ganhe uma luminosidade alta e estranha , estranha ao ponto de não conseguir corrigir com nehuma configuração de luz . No tutorial do max as cenas de interior são configuradas com logarithmic exposure control , e aí? gostaria de saber da experiencia da galera neste tipo de configuração valeu!
Broks, to usando sim exposure com mental, ainda naum consegui fazer com que ele deixe de perder tanto contraste, mesmo colocabdo o contraste no 100, mas com ele ja, consigui clarear cantos q estão muito escuros, e fazer precisar de menos samples de Final Gather para fazer desaparecer as manchas de quando se tem pouco FG. no max 9 usando exposure,GI e FG, consegui fazer uma iluminação q ilumina externamente e internamente uma cena, renderizou rapido, e uso somente duas luzes, ainda precisa de algums ajustes pois apesar de naum esourar fora, mas ainda ta deixando as texturas dos objetos de fora muito aguados, mas se comparar com oq o pessoal fala por ai, ja curti bucado o resultado deste. braço! Ricmage
Ricmage , que bom que confirme minhas experiencias, realmente controla-se a luz com muito mais facilidade e economia de luzes e render . Experimente Baixar o Gamma para 0,72 , não esqueça de baixar o gamma out também para 0,72 ( importante!) Você verá que o aguado diminuirá muito praticamente sumirá, é claro que terá de reajustar as luzes. Estou tendo um outro problema com o exposure fazendo interiores , quando uso material raytrace aplicando em vidros , por ex uma taça numa mesa , na minha visão da perspectiva quando um vidro se encontra com outro a intercessão entre eles faz com que naquela área perca-se a tranparencia e fica praticamente preta , explico melhor: Se estou olhando para uma taça em cima da mesa e atraz dela existe uma outra taça , e elas se cruzam ,no meu observador , o certo seria enxergar o que está atraz da duas , afinal é vidro e nesta intercessão estou perdendo a tranparência. Estou atribuindo este fenômeno ao fato de estar usando exposure , vc tem experiência com isto? Podemos trocar experiencias de configuração do MR para externa e interna parâmetros de gi e FG. e para finalizar, Estamos no caminho certo usando exposure? Tem visto a galera confirmando as vantagens? algum link esclarecedor? abraço Broks
Broks,.. o lance de ficar preto entre um vidro e outro podeser a quantidade de reflexões e refrações do raytrace, vai la na janela de render na aba renderer, aí la embaixo na parte de raytracing v quanto ta tipo se tiver muito baixo +- 1, 2, 3; e experimenta aumentar lá no trace deph, max reflections e max refractions, o problema talvez possa ser este, o padrão vem com 6 nos 3 parametros. aê! ,.. mexo a um tempim tentando aprender mental, consigui ja algumas coisas, mas muito pouco e muito na tentativa, nem sei se é o melhor caminho como eu ando fazendo,mas vamo atrás,... quiser ir junto.. quiser adcionar meu msn.. acho q tem aqui no meu perfil, se naum fala aí q te passo braço! té mais
Oi gente, tudo bem? Para vocês terem uma idéia, eu não uso o Expossure para nada. É muito melhor corrigir o contraste da imagem no PhotoShop depois, porque você vê em tempo real e se não gostar é só dar Undo. A iluminação mais abrangente e adequada na cena é conseguida com a posicionamento e configurações corretas de luzes e do Render. Eu acho os tutoriais de Mental Ray do Max 9 muito ruins, alguns foram feitos quando o Mental Ray ainda era um plug-in, como aquele do Caustics na taça. Sobre o problema do vidro, não é o Expossure Control, é erro de configuração no Render, ele vem configurado com o mínimo de refrações possíveis para ficar legal, quando coloca mais de um vidro na frente do outro, o número de refrações precisa ser maior. Você aumenta isso no Max Depth e no Max Refraction que ficam na ficha Renderer, não os que ficam na ficha Indirect Illumination, que tem o mesmo nome. OBS: Quando as luzes e o render não estão configurados corretamente e você usa o Expossure para clarear a cena, perde contraste e aparecem manchas. Se as luzes e o render estão configurados corretamente, você pode corrigir o brilho e contraste no PhotoShop sem perder constraste na cena e sem aparecer manchas. Abraços
Valeu Ricmage! André , obrigado vou executar as dicas . Para finalizar , sei que o max 9 comete lá as suas loucuras só que tem ocorrido paus no render em alta dando erro de memória no mental ray , uso 2GB de ram num pentium 4 3.5mhz com placa wild cat 5000.Tudo bem que o programa esteja sendo afinado pelos usuários , mas, este tipo de pau é revoltante e comprometedor , gostaria de confirmar se o mesmo problema é detectado pela galera . abraços broks
Oi Broks, tudo bem? O Max 9 é problemático e problemas loucos podem acontecer em qualquer parte do programa, desde as mais simples até as mais complexas. Ter uma máquina boa não muda nada se o programa é ruim. Qualquer pau é revoltante quando está trabalhando sério, por isso que eu não uso versões assim, fico com a antiga até sair a próxima, como fiz na época do Max 6, fiquei com o Max 5 até sair o Max 7, que foi uma ótima versão. Eu não tenho paciência com programa vagabundo, eu perco a cabeça, então, prefiro não usar. Abraços
Aê André,Brooks, belêz! .... sem querer ser do contra, e outra acho q o bacana é conseguir fazer tudo só no mental mesmo, oq ainda naum consigo, , mas com o exposure eu consigo é amenizar as manchas, e corrigir no photoshop, no caso de animação é meio complicado, e no after effects ja tentei uma vez, até da, mas dependendo ele pode dar umas variações tipo, vc configura pra clarear em determinado momento da animação, aí mais tarde quando está ,mais claro ou mais escuro, o efect aplicado pra clarear pode agir de maneira diferente, da, mas naum acho tão simples assim como numa estática, ja no exposure ele segura a constância durante todos os frames apesar de perder constraste mas segura... Braço! Ricmage
8:) Eai PEssoal? blz?!? - Bom, venho aqui da meu testemunho... parece coisa de IGREJA! :00: :) :!: - Na minha opinião cada caso he um caso! cada cena é uma cena! cada pessoa he uma pessoa! cada setagem he uma setagem, cada configuração de luz e render é um caso... e por ai vai... risos :lol: ... :? mas falando sério! - Continuando... qndo estudava o RADIOSITY do Scanline do 3dsMAX era regra usar o "Logarithmic_Exposure_Control" ou outro controle de exposição, pelo menos para minha pessoa! Agora para o mental ray a conversa é diferente, pelo menos para mim, quero deixar claro, não quero discordar, nem concordar com nimguém, só estou falando a minha experiência de vida com e sem o "Logarithmic_Exposure_Control"... Vou deixar de enrolar :-P ...Agora vai ... :P kakaka... até a semana passada... não usava o "Logarithmic_Exposure_Control" no mental ray... de uns dias para KA resolvi testa-lo, no mental ray, pois vi umas pessoas usando e resolvi testar tb! -------------------------------------------------- :!: As minhas verdades, pelo menos até agora, digo isso pq adoro qndo alguém vem e diz que estou errado, me faz ver q nunca sabemos de tudo, cada dia um aprendizado diferente e devemos sempre cultivar a nossa humildade... hehehehe num disse q parecia lance de testemunho de IGREJA - até no furom do 3d1 se pode praticar ensinamentos de vida: - Se esta usando o "Logarithmic_Exposure_Control" ou o "no exposure control" com o mental ray, vc tem q entender bem a TEORIA do mental ray e de entender tb de iluminação do mundo real para obter o resultado esperado, com ou sem o "Logarithmic_Exposure_Control". Agora usar ou não vai de vc! Pq o mental ray, pelo menos até agora, nos meus testes, esta funcionando bem obrigado :lol: , com ou sem o "Logarithmic_Exposure_Control". Já os outros controles de exposição de luz q vem no max eu não posso falar, pois não sei se funciona bem com mental ray, nunca testei tb :lol: . obs.: qndo estava estudando o mental ray do max6 o GURO do evermotion, salve engano o nome dele é "Pentezel" ou coisa assim... falava q o mental ray até então, mental ray do max6, só funcionava bem com o "no exposure control" e com o "Logarithmic_Exposure_Control", agora com estas versões mais novas não sei. E outra... ISSO ERA ELE Q DIZIA... na época, estava começando no mental ray e nem sabia nem abilitar o "Global ILLumination" do mental ray... kakaka.. sendo assim, não podia falar nada - só escutar... - Outra verdade, as setagens de luz e render são com valores diferentes... sem sombra de dúvidas... para obter resultados parecidos usando ou não o "Logarithmic_Exposure_Control". Sendo assim, se vai mudar p trabalhar com "Logarithmic_Exposure_Control" e antes trabalhava só com "no exposure control", [u:d6658a2627]coloque logo na cabeça,[/u:d6658a2627] o raciocínio he outro nas setagens de iluminação e render para se chegar no resultado esperado. ----------------------------------- Por fim, segue um render de exemplo que CONFIGUREI utilizando o "Logarithmic_Exposure_Control" de uma cena que vem junto no CD-ROM do video curso de mental ray do ÁNDRE, daqui da 3d1 - que diga-se de passagem, até agora, na minha opinião é o melhor video curso do MUNDO para mental ray do 3dsMAX... e ainda he em português!
DEUS é maior!
"Broks" disse: Ricmage , ... Experimente Baixar o Gamma para 0,72 , não esqueça de baixar o gamma out também para 0,72 ( importante!) Você verá que o aguado diminuirá muito praticamente sumirá, é claro que terá de reajustar as luzes. .....Broks
8:) este GAMMA eu esqueci até aonde fica no 3dsMax :oops: aonde fica mesmo?
DEUS é maior!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 899

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.