Como foi isto feito?

Por: Tojo_Cafunfa  

Em: 18/06/2007 17:37

Boas, Vejam estas simulações! Isso dá para fazer no max? http://gameplanets.blogspot.com/2007/06/physics-simulations.html Simplesmente fenomenais!
No max sem plugins nao, alias o unico software 3d high end (com todos os modulos, modelagem, UV, render e animação)que vi fazer algo parecido é o Maya, ele tem o Fluid effects que é otimo. Mas usando o relaflow dá pra fazer tudo o que tem ali, isso se nao foi feito com ele.... O melhor fogo que já vi foi o do FUMEFX que é um plugin pro max, é o capeta, melhor q o fogo dos videos ai que vc mostrou. A parte de cloth o max faz facilmente, o lance da agua formando um personagem já é "mais caro" , talvez seja algo entre o findtarget do Particle Flow com o realflow.... O render o mentalray mata a pau !!! vlw !!!!
Olá pessoal da 3d1...Boa noite a todos! Olha...essa discussão sobre como fazer tais efeitos é bem interessante mas gostaria que todos soubessem sem exceção que o Max faz sim todos esses efeitos sem o uso de plugins ou scripts.Pra criar um fogo realístico com fumaça e tudo vc pode fazer ele no Max só com mesclagem de mapa "mix".Na sessão de Grupos de estudos e colaborações tem um grupo de estudo montado por mim no qual eu explico como configurar detalhadamente a modelagem de uma base de vela bem como a configuração da parafina juntamente com a modelagem da chama da vela e a aplicação de material realístico pra chama da vela: fogo. Eu encerro o tutorial animando a chama da vela...deêm uma olhada lá e vejam que se o artista souber usar os recursos bem profundos pra as finalidades pelos quais ele deseja o Max é capaz de fazer tudo..basta que o artista saiba usá-lo e intergir com o programa conhecendo a sua interface... Não se esqueçam de olhar lá o tuto que eu fiz lá no grupo de estudos...abraços!
É isso aí, galera, como o danilo_icf falou! Claro que existem programas especificamente para tal feito, daí uma perfeição a mais! Mas estando de acordo com o danilo_icf, as pessoas que quiserem ser realmente boas no Max ou em outro programa 3d, tem que conhecer e estudar a fundo e evitar o uso de plugins, que eu particularmente acho apenas uma mão na roda, onde evita que o modelador/animador conheça partes do programa que podem, se não o mesmo, fazer belos trabalhos, evitando assim o acúmulo de plugins, onde carrega e exige bastante do programa e da máquina! Abraços!!
danilo_icf achei legal seu tuto mas discordo sobre animação de fogo no max, o FUMEFX é o que tem de mais realistico em materia de fogo e fumaça. Sobre fluidos o max nao tem ferramentas suficientes pra fazer o que o video que o Tojo_Cafunfa postou, infelizmente é claro. Fluidos pra mim ou o RealFlow ou o Fluid Effects do Maya, nem o GLud 3d eu curti muito. Realista pra mim, não é aquela imagem bonita, com movimento bonito, luz e etc. Realismo pra mim, é quando nao há a menor duvida que a imagem ou animação é real. Eu uso 3dstudio desde a versao 1 (to velho mesmo....ehhehe) e posso te garantir que sem ajuda de plugins nao vi fogo algum real no max, fogo como o que o Tojo_Cafunfa postou nao vi nada a nao ser o FUMEFX. Em um frame parado fazer qualquer efeito é bem mis simples que em movimento, o fogo tem um monte de caracteristicas que o sistema de particulas do max, nem mesmo o particle flow, faz. É claro que a diferença entre os artistas se reflete no trabalho, quem faz é quem está por tras do software só que ainda existem limites (infelizmente) nas ferramentas para que possamos fazer o que queremos. Não é só na criação que tem que ter criatividade, tem que ter muiiitta na parte tecnica também, mas ainda não há como fazer essas cosias que tem nos videos, que podemos fazer com um pacote tirado da prateleira e instalado no micro sem um monte de scripts e plugins. É simples perceber isso, olhe os making of dos filmes com muitos efeitos especiais, todos os grandes estudios de efeitos especiais tem dep. de desenvolvimento fazendo as ferramentas que faltam nos softwares que tiramos da prateleira pra usar, num segundo passo essas ferramentas desenvolvidas são implementadas nos softwares pelos fabricantes e dai chegam pra nós, ou dessa forma ou como plugins e scripts. Aqui mesmo na 3d1, tem forum de Realflow, só olhar e pensar numa forma de fazer algumas cosias ali sem o realflow.. Em movimento, acho improvavel que a gente consiga fazer nem parecido quanto mais igual as cenas. vlw !!!
É vou ter que concordar com o thunndro, uma coisa é vc animar uma chama de vela, outra coisa é vc fazer uma labareda, como a do primeiro vídeo. Fumaças complexas tb são muito difíceis de se fazer no max, mesmo o particle flow precisa do tool box pra se sair bem.
Bem, nem sei oque dizer..axu q vou fikar em cima do muro.... todos tem argumentos muito bons! concordo em parte com o thunndro e tbm com o danilo_icf, entao sei lá, acho que meu post foi atoa....heheheh...rs...
Oi gente, tudo bem? Vejam só, estes vídeos são antigos e a CGSociety colocou no ar porque ultimamente anda ruim de boas notícias, até comentei com o Tiago, que me mandou ótimos links. Eu nem ia colocar essa notícia para encher linguiça na 3D1, porque já coloquei faz tempo, logo que o professor Ron Fedkiw deixou disponível no site dele depois de mostrar na Siggraph. Pesquisando por Siggraph, Ron ou Stanford na seção Notícias, pois ele é da universidade de Stanford, vocês encontram o site dele com todos os vídeos, que são prá lá de espetaculares e muitos não tem como fazer em soft nenhum do mercado. Os que dão, podem ver a data lá que são mais antigos do que a época que o Real Flow ou qualquer outro soft passou a ter recursos para fazer aquilo. Esse cara desenvolve essas coisas e é um gênio da simulação 3D. Nem no Max e nem em nenhum soft disponível no mercado faz o que esse cara faz no laboratório dele em Stanford com softs desenvolvidos por ele. Muitos destes recursos acabam sendo implantados em softs comerciais depois, como o Thunndro disse, mas antes estão lá em vídeo no site deste gênio. O link direto para a notícia é http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=Stanford Por causa deste tópico eu vi que tem vários videos novos no site, tosos espetaculares como sempre, portanto, coloquei a notícia de novo, mas não igual da CGSociety, vou colocar o link direto para a fonte. Está lá na página principal. Sobre a questão de simular fogo, fumaça, líquido e muitos outros efeitos em animação e com interações complexas entre eles, obviamente é impossível de fazer com realismo absoluto, apenas nos casos mais simples, como no exemplo da vela. Imagine jogar um copo de água na vela, ela apagar e soltar fumaça do pavio, já complicou bem, já vai ter que começar a pensar em Real Flow, que é outro progama. E fazer um palito de fósforo acender e colocar fogo num tecido que está pendurado, como uma cortina, já é muito difícil de ficar real com os recursos que dispomos. Pode ficar bom, mas absolutamente real não. O professor Ron mostra um exemplo deste no site dele, entre muitos outros maravilhosos. Abraços
"Edson" disse: É isso aí, galera, como o danilo_icf falou! Claro que existem programas especificamente para tal feito, daí uma perfeição a mais! Mas estando de acordo com o danilo_icf, as pessoas que quiserem ser realmente boas no Max ou em outro programa 3d, tem que conhecer e estudar a fundo e evitar o uso de plugins, que eu particularmente acho apenas uma mão na roda, onde evita que o modelador/animador conheça partes do programa que podem, se não o mesmo, fazer belos trabalhos, evitando assim o acúmulo de plugins, onde carrega e exige bastante do programa e da máquina! Abraços!!
Concordo com todos! O que explico, e é minha opinião particular, é que quem quer ser um profissional em 3d, deveria primeiro aprender a vasculhar todas as possibilidades que o programa dá ao usuário! Não tenho tantos anos no Max, mas tudo que sei busco ao máximo e praticamente não uso plugins! O que normalmente uso são modificadores como o Cloth, e atualmente busco uma forma de criar e simular cabelo, mesmo sabendo do excelente simulador que é o Hair and Fur! Exemplificando: "conheça primeiro o programa e depois, só depois, comece a utilizar plugins!" Exemplificando 2: "cada programa tem sua real utilidade, o Max é um programa de modelagem e animação... para outras funções como simulação de líquidos e fogo, existem outros programas como o Fume FX e o Real Flow! Abração a todos!
Só pra ilustrar, esse fogo foi feito no fume, é um dos arquivos de modelo que vem junto com ele.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 394

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.