Melhor técnica para modelar personagens?

Por: Jefferson Santana  

Em: 23/06/2007 18:07

Eu ouvi que a melhor técnica e EDGE LOOP para animar com os rig, diz que a malha não causa defeitos! Isso é verdade? E Porque?
rapz eu naum sou bem a pessoa para responder a sua duvida, mas pelo o que eu sei e por que os loops segue a formacao dos musculos por isso muita gente estuda anatamia para fazer os loops, eu axo que sim o edge loop e a melhor forma pra animar, mas se tiver errado me corrijam ai.
como nosso colega acima disse, os loops seguem a anatomia dos musculos (no caso de personagens)....mas na verdade apleicamos loops em praticamente td sem perceber depois de um certo tempo.... hj em dia eu digo q os edges loops são a evolução natural de um modelador 3D...vc conhecendo bem os loops é capaz de criar as mesmas formas de maneiras mais simples e sem defeitos na malha.... mtos pensam q modelagem organica trabalha com edge loops e modelagem técnica não, mas se perceber o loops podem ser aplicados em td, ainda mais pq hj em dia as formas técnicas não são necessariamente duras (retas)..... o q eu recomendo é vc estudar mto modelagem e tentar fazer de td até conseguir experiencia e conhecimento da manipulação da malha e ai sim se quiser se especialize em uma área, como personagens, maquetes, objetos, carros, etc....
Abração Té+
Oi Jê, tudo bem? Como o Leandro disse, tudo usa Edge Loop, é o padrão de modelar, quando não usa, a pessoa tem problema na subdivisão da malha, é mais difícil para modelar e tudo mais. Com a prática todo mundo modela com os Edge Loops certos sem nem se preocupar com isso, porque sai naturalmente. Agora, a questão de uma animação de personagem por exemplo, da face de um personagem, você precisa fazer os Edge Loops coincidirem com os músculos da face, para poder deformar corretamente, criando as rugas e ondulações nos lugares certos. Porque se a malha não estiver correta nesta questão, quando abrir a boca pode criar uma ruga estranha na bochecha, por exemplo, entende? Então, neste caso o importante é coincidir os Edge Loops com os músculos da face, só isso. E para quem não sabe, basicamente Edge Loop é a volta completa de uma faixa de polígonos, de começa no nariz, por exemplo, sai dando a volta pela cabeça até encontrar no mesmo ponto que partiu sem "mudar de pista". É simples de perceber se está certo ou não, basta selecionar uma Edge e clicar em Loop, se der a volta completa, é porque está certo. Abraços
Opa... Galera!!! Valew mesmo!!! Ae.... Estou estudando modelagem... ae! Me pinta algumas duvidas! Muito agradecido!
Jefferson Santana
Galera! Mais uma Duvida! Quando um objeto é modelado com as movimentações das adges (Shift e arrasta o mouse segurando uma edge) isso é uma modelagem Poly-by-Poly? A modelagem feita em box modeling também usa a técnica de loop eges? E pode ser usado sem problemas em animações? Aguardo!
Jefferson Santana
"je.americana" disse: Galera! Mais uma Duvida! Quando um objeto é modelado com as movimentações das adges (Shift e arrasta o mouse segurando uma edge) isso é uma modelagem Poly-by-Poly? A modelagem feita em box modeling também usa a técnica de loop eges? E pode ser usado sem problemas em animações? Aguardo!
sim...vc mais ou menos matou a charada.... chamamos de poly modeling ou poly by poly qdo começamos o modelo a partir de um plane e vamos extrusando as edges.... chamamos de box modeling qdo começamos o modelo a partir de uma primitiva como cubo, sfera, cilindro, torus, etc.... mas é lógico q enquanto modelamos misturamos as duas técnicas....vc pode começar a partir de um box por exemplo e abrir uma face e dessa face fazer a extrusão das edges, inserção de vertices e edges, até conseguir chegar na forma desejada.... os loops como havia dito são como se fossem uma forma de organização da malha para q ela fique mais certa.....
Abração Té+
Ow LeandroM! Valew mesmo! Mermão!!! Mas uma duvida sanada! Agradecido!
Jefferson Santana
Oi Je, tudo bem? Não se preocupe muito com estes nomes que dão não, porque no final é tudo a mesma coisa. Só tem uma forma de modelar em Mesh, é editando vértices e polígonos, isso é feito sempre da mesma maneira, não muda, independente se você começa por um Box ou por um Plane, no final, sempre vai "puxar" Edges, sempre vai cortar polígonos, sempre vai soldar vértices. O objeto que inicia é o de menos e confunde os iniciantes estes nomes que colocam para tudo, sendo que é tudo a mesma coisa e deveria ter um nome só. Abraços
Opa André, novamente sou muito grato por você, pelo LeandroM e o Saul3d... André você comentou o seguinte: "Só tem uma forma de modelar em Mesh, é editando vértices e polígonos". Minha pergunta é: Para modelar personagens é melhor o "CONVERT TO EDITABLE POLY" ou o "CONVERT TO EDITABLE MESH" e quais são as diferenças entre eles?
Jefferson Santana

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 439

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.