Oi Daniel, tudo bem?
Eu entendo a sua sugestão e acho legal por vários pontos, mas fica complicado de permitir um tópico assim, porque pode gerar brigas e discussões entre os leitores.
Muitos defendem de forma veemente o render que usam e isso pode gerar discussões sem necessidade.
Bom é o render que a pessoa domina, se ela está feliz com o render que usa e faz o que precisa, pode até ser um render gratuito como o POVRay ou um render Unbiased como o Maxwell.
Que o Mental Ray e o Renderman são os mais robustos e profissionais, isso é um fato indiscutível, porque são os únicos usados em cinema, são os únicos que oferecem Shader Language, o que permite recursos ilimitados.
É só ver os filmes com 3D ou os filmes de animação da Pixar para perceber o nível destes renderizadores.
Mas comparar todos eles aqui num tópico de fórum aberto para todo mundo dar opnião, não tem como, certamente vai gerar brigas desnecessárias. Até porque não dá para comparar o Mental Ray e o Renderman com os demais renderizadores.
Da mesma forma que não dá para comparar o Maxwell e o Fryrender com os demais, porque são renderizadores Unbiased.
Por isso estou trancando o tópico, sinto muito, espero que entenda e não fique chateado.
Se quiser abrir um tópico para falar só sobre o Renderman ou só sobre o Maxwell, tudo bem, ai não gera problemas.
Abraços