Garrafa PET

Por: Alias_13  

Em: 30/06/2007 21:56

????? Perguntinha Alias: Qual a espessura da parede da garrafa? Posta uma screen da line sem o lathe, pois acho que você criou uma garrafa maciça. A sua line deve ser desenhada levando em consideração a espessura do objeto, caso contrário o Lathe considera o volume do 3d como sendo todo o volume delimitado pela spline rotacionada. (ficou confuso??). Se não for isso eu não sei o porque de tanta refraçao. Tá oito ou oitenta, ou refrata muito, ou não refrata nada!! Abraço
Tirmey, após apagar parte de cima da garrafa apliquei Shell e coloquei 1,0 em Inner Amount.
Hummm.... Estranho mesmo, pois a garrafa está ok, o problema da refração não é modelagem, aparentemente, se quiser me passar o arquivo pra eu dar uma olhada aqui me manda uma mp!! Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi Alias, tudo bem? Quando você apenas troca o render para o Mental Ray, a imagem vai sair pior do que no Scanline, porque um render profissional como o Mental Ray precisa ser configurado a cada cena, é diferente do Scanline, que você clica em Render e a imagem fica pronta numa boa sem configurar nada. Os renderizadores que proporcionam efeitos modernos de iluminação como o Mental Ray, dependem de muitas configurações para acertar a qualidade de renderização da cena e dos efeitos modernos de iluminação. Por padrão, o sistema de Antialiasing do Mental Ray vem com configurações baixar para deixar as renderizações de teste mais rápidas. Se não aumentar a qualidade deste sistema, a imagem sai serrilhada, que em computação gráfica é conhecido por Alias, por isso que o nome do sistema que retira o serrilhado se chama Anti-Aliasing. Os materiais melhoraram nestas últimas imagens, mas o plástico não reflete tanto e não refrata tanto, precisa diminuir a reflexão e a refração, o valor do IOR para plásticos varia muito de acordo com o pástico em questão, creio que neste caso ficará próximo de 1, porque não deve ter muita refração. Por fim vem a iluminação, sem luz nenhuma na cena como aparece na imagem, praticamente todos os efeitos de render não podem ser criados. Você deve colocar uma luz na cena com a sombra Raytraced habilitada, o ideal seria usar uma luz MR Area no caso do Mental Ray. Quando tudo isso for feito, ai você pode escolher o Mental Ray como renderizador, habilitar a opção Final Gather na ficha Indirect Illumination, colocar 2 no Bounces e renderizar, assim, os efeitos modernos de iluminação serão gerados de uma forma bem básica e simples, mesmo assim, não costuma dar certo de primeira sem ter prática, precisa configurar os valores do Final Gather para ajustar a qualidade destes efeitos. Sobre a questão de modelar o líquido no interior, é só fazer uma cópia da linha interna da garrada e usar o Lathe também. Nunca use o Boolean no Max para nada, Boolean é uma ferramenta de programas de CAD, não funciona bem no Max. Abraços
Tirmey, estou refazendo a garrafa pq não havia percebido que ela realmente ficou deformada depois que apaguei a linha. Vou fazer o que o André falou e daí te envio o arquivo, ok? ---- Oi André, td bem e vc? Usei o Scanline nesse arquivo uma vez (a tampa estava transparente e, portanto, as roscas apareciam) e levou quase 3hs e meia para renderizar, rs. Sobre o que vc falou de refração e reflexão, a tonalidade usada no Reflect influencia também, certo? Devo usar um cinza escuro? Tenho estado direto pesquisando, lendo e relendo artigos e tutoriais e já estou começando a confudir td. Vou verificar a iluminação e a configuração do MR, daí posto mais imagens. ---- Um abraço a todos e novamente agradeço a atenção!
Alias, Para muitos mapas você deve trabalhar com tons de cinza para regular a intensidade da atuação deste mapa. Para mapas de opacidade, quanto mais branco mais opaco, para mapas de bump quanto mais branco mais elevado, e para o reflect, quanto mais branco mais reflexivo, sacou qual a lógica? E o andré falou tudo... se você prepara a cena adequadamente vai ficar melhor para analizá-la. E o plástico refrata menos que o vidro mesmo.... mas mesmo assim refrata. Abraço!
Doe medula óssea! Doe vida!
Valeu, Tirmey, entendi sim. Vamos ver o que consigo fazer aqui. Acabei de refazer o desenho, mas ficou um buraco no fundo. Qual a razão disso se dessa vez não tem a linha no centro? Poderia estar relacionado com a configuração do Lathe? Andre, eu tentei fazer o que vc falou para modelar o liquido, é mais ou menos o que havia feito antes de aplicar o Boolean. O problema é que os pés da garrafa foram modelados modificando-se a malha da garrafa. Qualquer alteração que faço na Line deforma o líquido e ele não mantém o formato da garrafa. Se eu for modelar o liquido tbm dificilmente ele manterá contato com toda a garrafa. Quais as minhas opções?? Usando o Boolean eu consigo o formato da água correspondente ao da garrafa, mas a parte superior fica aberta, como se fosse um copo. Por isso tentei usar o Booelan pela segunda vez, mas com a opção de interseção... é aí que o pc trava. Na teoria tinha tudo para dar certo. Abraços a todos!
Olá amigos, vocês sabem me dizer o que está acontecendo que a cena fica tão escura? Antes não estava... Coloquei a água (o formato não está pronto) separada para ver os resultados. Tirmey, vou enviar o arquivo para vc. Redesenhei a garrafa, a linha continuava no centro, alterei tudo que imaginei. Daí desliguei o pc e fui dormir. No dia seguinte resolvi renderizar antes de fazer qualquer alteração no desenho. Já não havia mais nem sinal da tal linha. Então desenhei a água, e meu sofrimento recomeçou (uma espécie de nova versão, rs). Reiniciei o computador (gostei da mágica rs) e.... ela continuava lá... e ainda continua. Tenho outra dúvida. Coloquei a espessura de 0,5 na garrafa, mas na verdade o corpo da garrafa não tem essa espessura, apenas a parte superior. Tentei o Explode em Editable Mesh e daí o Shell mas não funcionou. Alguma sugestão??
Oi Alias, tudo bem? Entendo o problema na modelagem, realmente não tem como fazer com o Lathe nesta situação, pode até fazer a lateral com o Lathe, mais depois tem que modelar normalmente em Poly, editando os polígonos para fazer a parte de baixo da garrafa. Neste caso, você pode usar o próprio Shell que o pessoal comentou para dar espessura na parede, já que ele cria uma malha mais para dentro, você pode criar uma malha um pouquinho para para dentro e deletar o resto, ficando só com a malha interna para fazer o líquido, dessa forma respeitaria a parte de baixo da garrada. No caso dos materiais, parece que já melhoraram, mas precisa colocar luzes na cena agora, para poder iluminar, se você colocou alguma luz na cena, veja a posição dela, porque deve esta em algum lugar que ilumina pouco a cena, por isso que ficou escura. Se não criou luzes, então, ficou escura porque mudou a cena de posição, deixando de costas para as luzes de serviço do Max, é só criar suas luzes na cena que resolve. Abraços
Oi Andre, obrigada pela atenção! Na verdade coloquei duas luzes mr Area Omni porque a cena continua escura. Estou estudando os tutoriais sobre luzes e resolvi aproveitar apenas o ambiente no qual está a garrafa para seguir o tutorial. Criei novo arquivo e apaguei a garrafa. Troquei a luz por Target Spot e ajustei como você indica. Mudei o renderizador para Scanline. Percebi que quando renderizo a cena apenas a esfera está iluminada (e bem). O ambiente continua escuro. No tutorial o chão próximo à esfera está iluminada, no meu não ocorre o mesmo. Se alguém souber o que está acontecendo, agradeço a ajuda! Vou continuar lendo e pesquisando aqui, qualquer coisa aviso. Abraços!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 852

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.