bump no Zbrush3 ?

Por: Abilio  

Em: 05/07/2007 13:17

fala como se faz o mapa de Bump no Zbrush3 ? é necessario subdividir a malha ?ou este mapa atua como o bump do 3dsmax ? obrigadão,valeu BILO
tu quer saber como salva uma imagem do objeto que vc fez no zbrush para usar como bump em outro programa é isso?
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Cara os conceitos de 3d que vc tem de outros softwares não "funcionam" no ZB. Vc não "usa" um mapa de bump nele, vc "modela" as distorções.se vc vai fazer os poros da pele em um humanoide por ex. no 3d max vc iria usar bump, ok, mas no zbrush vc vai modelar esses poros, vc vai realmente afetar a geometria da malha entende. Vc até vai usar um bitmap pra fazer isso, mas ele vai gerar essa distorção na malha. Mas quando vc for trazer o objetos do zbrush para outro software de 3d, como o max, ai sim vc vai ter que exportar do zb um mapa de bump, mas na verdade não se usa mapa de bump, se usa um normal map. Se vc não sabe o que é normal map, da uma olhada nos tutoriais aqui do fórum eu já fiz dois materiais bem completos sobre o assunto.
Só uma observação: Pelo que eu saiba, ainda não tem uma forma de exportar o normal map a partir do zbrush 3, porque o ZMapper (plugin) não funfa no zb3 e o botão "create NormalMap" simplesmente não funciona. Achei na net um tuto que mostra como exportar do zb3 pro zb2 mas ainda não testei. No próprio site da pixologic tem uma frase assim: "The ZExtentions listed below are for use only with ZBrush 2. ZBrush 3 extentions coming soon". Esse "coming soon" me deixou esperançoso. Se alguem souber outra maneira de exportar o "dito cujo", favor postem pra galera. Valew.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Oi Abílio, tudo bem? O pessoal aqui é mais de 3ds max, então, de Z-Brush é mais difícil de responderem, demora um pouco mais e tal. Eu só brinco com ele, não manjo a ponto de poder ajudar. Mas na semana passada eu postei uma notícia com um site cheio de vídeo tutoriais sobre o Z-Brush, pode ser que tenha algo lá sobre a parte de Bump, dá uma olhada. O link é esse: http://www.houseoftutorials.com/page2.html Eu vi algo lá sobre exportar os mapas para o Max, mas é no Z-Brush 2. Então, poderia fazer o que o Silvarudo disse, ainda mais se no Z-Brush 3 ainda não tiverem estes recursos. Você pode exportar para o Z-Brush 2 e seguir os tutoriais destes vídeos, quando sair o recurso para o Z-Brush 3, você já vai estar por dentro. Abraços
"tiagodmed" disse: Cara os conceitos de 3d que vc tem de outros softwares não "funcionam" no ZB. Vc não "usa" um mapa de bump nele, vc "modela" as distorções.se vc vai fazer os poros da pele em um humanoide por ex. no 3d max vc iria usar bump, ok, mas no zbrush vc vai modelar esses poros, vc vai realmente afetar a geometria da malha entende. Vc até vai usar um bitmap pra fazer isso, mas ele vai gerar essa distorção na malha. Mas quando vc for trazer o objetos do zbrush para outro software de 3d, como o max, ai sim vc vai ter que exportar do zb um mapa de bump, mas na verdade não se usa mapa de bump, se usa um normal map. Se vc não sabe o que é normal map, da uma olhada nos tutoriais aqui do fórum eu já fiz dois materiais bem completos sobre o assunto.
obrigado pelas respostas.. no caso do " normal map " : ele é o "mapa de bump " de um "mapa de displace" ? certo ? valeu de novo BILO
Não, existe mapa de bump, mapa de displacement e mapa de normal map. Da uma olhada nesses 2 tutoriais que vc vai entender direito o que é. O segundo tuto é o que é feito no caso do ZB, só que o mapa é gerado no zb pra ser usado no max, no tuto eu gerei no proprio max. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16496 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22256
"tiagodmed" disse: Não, existe mapa de bump, mapa de displacement e mapa de normal map. Da uma olhada nesses 2 tutoriais que vc vai entender direito o que é. O segundo tuto é o que é feito no caso do ZB, só que o mapa é gerado no zb pra ser usado no max, no tuto eu gerei no proprio max. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=16496 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=22256
valeu pela resposta. o que seria o " mapa de displacement " no Zbrush3,é suficiente para exportar todos os detalhes do modelo do "Zbrush3" para o "3ds max 9"? vleu denovo BILO
A questão é a seguinte, o bump é leve, mas nunca vai dar um resulatado realmente legal, o displacemente da um resultado legal mas é pesadissimo, o normal map da um resultado legal no peso de um bump, saca. Estou explicando pq pareceme que vc não entendeu pra que realmente serve o normal map. olha só esse é um modelo simples para exemplo, as 3 imagens são o mesmo modelo: Aqui tem um exemplo mais complexo: Esse personagem foi hiperdetalhado no zbrush. E apartir dele foi gerado um normal map. E esse é o personagem com a malha otimizada e o normal map aplicado: Qual dos 2 vc acha que vai ficar melhor para animar e mais leve para renderizar? ;) essas são as texturas, incluindo a do normal map. E eis o personagem todo texturizado e renderizado com o normal map. Isso prova que não precisa se usar displacement na grande maioria dos casos.
então o normal map é um displace detalhista e leve para animar e para o render,certo?é a evolução do mapa de displace,certo? mas parece que não existe o plug-in para gerar este tipo de mapa no "zbrush3" ainda,certo? valeu galera. BILO

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 892

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.