Olá!
Nossa gostei da idéia... vou ate deixa-lo anotado aqui e quando sobrar tempo (coisa rara de acontecer) eu vou estuda-lo, gostei muito da ideia!
Pra quem quiser arriscar, como o Sérgio que ultimamente venho lendo seus estudos sobre MS aqui algumas lógicas:
Nas versões do MAX 8+ foi adicionado o Limit controller que é bem útil neste caso, pra verificar a colisão entre o terreno mas tera que fazer alguns ajuste para calcular os desníveis....
Ja a velocidade poderá ser implementado a gosto modo ou de modo mais "Elegante":
Primeira coisa que vem a mente de quem programa numa dessas situações é fazer o famoso Loop infinito (não gosto dessa expressão pois em um momento ele para ou não :D ai ja é erro mesmo heheh) e armazenar o valor da iteração do loop com o valor da velocidade do slider....
Modo elegante e como eu faria, com o Timer do MS, pra que reinventar a roda? :D ja tem o recurso na linguagem né então aproveitar....pode estudar também recusos do .NET que foi acoplado ao MAX 9....
o que pegaria mais é o calculo da direção onde terá uma logica mais apurada, pra falar a verdade trigonometria, trigonometria esferica e tudo isso que envolve geometria :D
O resto é binding vira wire ou reactor.....Nossa me empolguei nessa pré-visão da logica :D sem dúvida algo muito legal de se desenvolver.
Abraços
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java