controlando carro na viewport maxscript

Por: EroN  

Em: 05/07/2007 13:23

esse script me lenbra o Attribute Holder heheheheheheh e se sair mesmo mada ai pra gente, se nao o cara do video e q vai sofrer hehehehehehehehehehe.
bom galera depois de procura bastante achei um script os videos a seguir pelo q eu li foram feitos com esse script http://www.jolow.wz.cz/RCBETA.ms agora so falta alguem q entenda da uma olhada no script pq eu não consegui faze funciona!!!! abraço!
Olá Pessoal! Feitosa: Pois é, legal saber que já trabalhou com "Derfi", eu programei durante 3 anos em Delphi, 1 ano antes de entrar na faculdade e 2 por ela, hoje mexo mais com Java e C/C++. Mas também utilizei muito o Timer dele para fazer animações nos Forms, Timer, Canvas e Componentes de terceiros, era muito divertido, pena o Delphi ter chagado "ao seu fim". (nada contra mas o Delphi já foi bom, hoje :x). EroN: Cara gostei muito desse script não, você tem que fazer um config com o reactor e acho que quebra um pouco o paradigma de automação, agiliza tem todo um controle via MS mas não gostei de ter que utilizar o reactor....Ah sei la, estou meio com pé atrás com negócios feitos por esses russos (se é que o autor do script é russo :00: né André? hehehehe :D ) Pra quem quiser testar o script tem um Tutorial aqui no site http://www.jolow.wz.cz/tutor.html Andei pesquisando sobre o cara ele parece ser Brasileiro :D e li alguns post dele no CGSociety, parece que ele evitou ao máximo utilizar Constraints, Controllers etc foi tudo na base de Math :D e reparem que não utiliza o timeline é em real time mesmo só não sei como ele ira fazer pra registrar os frames da animação, to estudando isso também de usar a timeline ao invés do um temporizador :seila:. Bom como eu gostei muito do "dito cujo" irei brincar um pouco aqui. Ja peguei meus templates de quando eu desenvolvia com MS pra dar uma agilizada na interface e olha como esta: Desenvolvi ontem de madrugada, mas não garanto que terminarei heim pessoal :D então fica aqui registrado que se alguem quiser dar continuidade no mesmo eu disponibilizo o fonte mas vou estudando na medida que me sobrar tempo.... Abraços
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Olá Granella, tudo bem? Sobre a questão do Delphi, concordo plenamente contigo. Até hoje, quando eu preciso desenvolver algum sistema, eu utilizo a versão 7 dele, porque não gosto nenhum pouco das versões mais recentes. Se você for utilizar a time-line, poderá usar algo parecido com os recursos do Controller Motion Capture do MAX, que permite gravar na time-line uma sequência de operações externas. Talvez você possa usar esta idéia. O único ponto ruim é que o usuário terá que ter uma boa habilidade para conseguir executar a animação com perfeição dentro desse tempo rápido que é a movimentação da time-line. Se puder controlar essa velocidade da time-line aí ficará bem legal.
Sergio Feitosa
Olá Granella, tudo bem? Eu também utilizei o Delphi por um bom tempo, desenvolvi até um programa pra gerenciamento de gráficas, tinha até uma calculadora de formatos. Depois comecei a aprender C++ e esqueci um pouco o pascal. Depois comecei a aprender 3ds max e não parei mais. Isso já faz uns quinze anos, talvez mais. Mas a noção de programação a gente não esquece. Por isso quero muito a aprender Maxscript, e com sua ajuda e do Sergio talvez eu consiga. Então... Disponibiliza aí o fonte pra gente da uma estudada. Abraço.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Olá silvarudo, tudo bem? Legal saber que mais leitores se interessam por MaxScript. O ideal é começar estudando o Help do Max Script que vem com o 3Ds MAX. Eu praticamente estudo só por ele. Em questões específicas, as vezes eu faço uma pesquisa no Google. O ideal é você começar a estudar por partes, primeiro comece pelo Help do MaxScript e quando entender a lógica dele, pense em desenvolver algum script com idéia simples. Se tiver alguma dúvida, posta aqui no fórum, e se estiver ao meu alcance poderei lhe ajudar com suas dúvidas.
Sergio Feitosa
Oi gente, tudo bem? Realmente é muito legal essas coisas, mas na verdade são mais interessantes do que úteis. Porque animação não é feito assim, animação é feito com Keyframes, como o Ganella disse. Quem manja de animação, anima um carro sem problemas com os recursos padrões do Maxm é só fazer um bom rig, e anima um carro também com lápis e papel só desenhando, porque quem sabe animar, anima em qualquer lugar. Existem plug-ins para animar carros automaticamente assim como este Script mostra, inclusive criando Keys e tudo mais, que parece não ser o caso deste Script, então, ele só serve para brincar de carrinho na viewport do programa. Tem o Vehicle Studio, que é muito bom e faz tudo automaticamente, tem como acelerar, virar o volante e tudo mais, nessa página da 3D1 tem a descrição dele e o link para o site: http://www.tresd1.com.br/plugins.php?t=14292&&start=15 Mas quem manja, vai preferir "Rigar" o carro e animar normalmente do que usar o Vehicle Studio, porque terá controle sobre tudo e poderá fazer o que quiser, o que não acontece quando usa recursos automatizados. Conhecer bem o Max é a coisa mais importante do mundo, porque quando ver esse tipo de coisa vai perceber que é só interessante. Agora, conhecer MaxScript como o Granella e como o Feitosa, é muito importante sim, porque é a ferramenta mais poderosa do Max. Eu vou postar uma notícia com vídeo tutoriais de MaxScript essa semana, espero que o Silvarudo goste e aproveite bastante. Abraços
Olá Pessoal! Bom, eu ainda não disponibilizei o fonte porque ainda não esta "controlável" ou melhor pratico. Estou testando as formas de mover o objeto em tempo real e estou tendo alguns problemas mas assim que tiver algo legal eu posto... silvarudo: É legal saber que hoje as pessoas estão se interessando mais pelo MAXSript, lembro na época que comecei a estudar e era dificil achar alguem pra conversar, tirar dúvidas e como o Feitosa mesmo disse o melhor material esta no Help que foi por onde eu estudei. MAXScript não tem segredo, é tudo na base do decoreba, como você ja programa ponto favorável, não dizendo que quem nunca programou será mais dificil, pelo contrario, MAXScript tem um sintaxe bem leve e compreensível basta entender os controles condicionais (IF/ELSE), loops (FOR/WHILE), Arrays/BitArray, a parte de UI, funções, variáveis e seus tipos, tudo muito simples, o resto é fazer o que ja faz com a parte visual do max com MAXScript pois tudo que tem na interface do max é controlado via MS ou será o contrario :D o script que controla a interface pra nós sem percebermos hehehe. Feitosa: Esta anotado no meu bloquinho aqui, pra onde vou carrego essa "segunda memória" :D. André: Grande mestre, como vai?!....Concordo e discordo :D, baseando-se no ponto de vista de que em animação pra TV/Cinema isso é somente algo interessante eu concordo sem dúvida alguma, ressalvo a implementação de Bake desta animação. Agora utilizando desde artifício para uma game e ver tem tempo real sem ter que exportar para a engine é uma maravilha mas podendo sim ser utilizado em animação tradicional (leia-se keyframe) bastando fazer uma Bake desses movimentos para os quadros, o reactor funciona assim :D. Enfim, a automação te limita sem duvida alguma e sempre vai ter casos e casos mas algo que se torna repetitivo é bom ter uma customização, abaixo esta alguns vídeos digamos "interessante" de ter algo em real time e do poder do MAXScript :D Abraços Veja o demo desse plug-in Demo Vídeo de Paul Neale Movie *.mov - 9Mb James Cleaveland: Movie *.mov - 14Mb
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
Oi gente, tudo bem? Bom. Estou seguindo o exemplo de vcs e estudando o help do maxscript. Já percebi que dá pra aprender alguma coisa, mas achei meio técnico. É a mesma coisa que aprender Object Pascal com os helps do Delphi, ou seja, complicado heim? Não é a mesma coisa que aprender com livros ou tutos, como o "A Bíblia do Delphi" porque esse, na verdade, é um material de referência. Mas não sou de desistir fácil. Achei alguns tutos na net e aproveitei o feriadão (não sei se em outros estados é feriado :?: hehehe!!!). E como o André prometeu publicar alguns tutos acho que vou conseguir até o final do ano ter a base do maxscript. Agradeço a todos pelo apoio. Abraços.
Resumo da pescaria: Uma vara com dois idiotas, um em cada ponta.
Oi gente, tudo bem? Granella> Concordo plenamente com você, eu só olhei a minha área e esqueci completamente das outras, o que é de um egoísmo imperdoável. E somando a opção de Bake que você falou ser possível, transferindo os movimentos em Real Time para Key Frames, então, é um ótimo recurso para animação de qualquer tipo, sem a menor sombra de dúvidas. Mas este Script que o pessoal está comentando aqui não faz isso, né? Ou faz? Porque se faz eu vou anunciar com grande destaque na 3D1, vai ser um dos Scripts mais sensacionais que eu já vi para o Max. Mas se ele realmente só controla o carrinho em tempo real na Viewport e não faz o Bake de Key Frames, então, é apenas um brinquedo, um joguinho de carrinho para o Max, eu já vi outros joguinhos feitos para ele com MaxScript. Sobre a questão da automatização, para os que apenas sabem usar o recurso depois de pronto, normalmente acaba limitando de alguma forma, mas uma pessoa que tem o conhecimento de programação para fazer o recurso, como você e o Feitosa, as possibilidades são ilimitadas e é a ferramenta mais poderosa do 3ds max é o MaxScript, porque vocês podem modificar e ajustar o recurso conforme a necessidade. Num grande estúdio, a coisa mais importante do mundo é o pessoal de desenvolvimento, que faz todos os recursos que o pessoal da arte precisa. Aparece sempre algum iniciante perguntando qual programa é usado em tal filme e acham que é o mesmo programa que usamos, mesmo que seja um 3ds max, é todo modificado com recursos desenvolvidos pela própria empresa, como você sabe, então, neste caso eu concordo plenamente também. Vou ver os vídeos e se tiver como mexer no Script para ele fazer o Bake de Key Frames, vai ser a coisa mais sensacional do mundo. :) Silvarudo> Eu acho que você faz muito bem de estudar o MaxScript, ainda mais tenho o conhecimento de programação que já deu para perceber que você tem, pois é a ferramenta mais poderosa do 3ds max sem a menor sombra de dúvidas. Você viu a notícia dos vídeo tutoriais de MaxScript que eu postei na semana passada? Espero que tenha gostado. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717400.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 807

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.