Tijolo de vidros mental ray

Por: weberton santos  

Em: 06/07/2007 16:59

Boa tarde senhores, estive vendo o tutorial do tijolo de vidro nele foi usado o vray eu uso o mental ray stand alone e gostaria de conseguir fazer o mesmo vidro o meu ficou muito ruim tem algum tutorial sobre o mesmo assunto mas com o mental quero aprender a fazer um vidro convincente e realista .Não sie se estou no forum certo me desculpem sou novo por aqui, desde já agradeço sua colaboração. Boa tarde!
Oi Weberton, tudo bem? O melhor Shader para criar vidros no Mental Ray é o Dielectric, mas você pode criar ótimos vidros com o material Raytrace padrão do 3ds max, porque ele será convertido para Shaders do Mental Ray na hora do render e ficará realista se foi configurado adequadamente. Você pode ler este tutorial explicando como criar vidros com o material Raytrace do Max, todos os recursos dele são aceitos perfeitamente pelo Mental Ray. Tutorial sobre vidros com Raytrace: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15321 Mas o segredo para a questão do vidro ficar escuro em objetos complexos, é por causa da quantidade de refrações, o Mental Ray vem configurado para gerar 6 refrações, quando tem vidro na frente de vidro, você precisa aumentar o número de refrações, como eu explico no vídeo curso de Mental Ray aqui da 3D1. Para fazer isso você deve aumentar o valor de Max Refractions e de Max Depth na janela Renderer, veja que tem parâmetros com o mesmo nome na janela Indirect Illumination, não são estes, são os que estão na janela Renderer dentro do grupo Raytracing. Coloque 10 ou 12 que vai ter refrações o suficiente. O mesmo valor deve ser colocado no Max Depth e no Max Refractions. Vale lembrar que o efeito mais importante para o realismo de vidros é Caustics, com Caustics melhora muito. Abraços
Muito obrigado pela sua atenção, vou tentar fazer o que voCê indicou mas com render sou muito fraco ainda, mas agradeço pela sua disponobilidade em me dar atenção. obrigado! :D :D :P :P
Oi Weberton, tudo bem? Realmente tem muitas coisas envolvidas no Mental Ray e muitos detalhes para estudar, é estudo para um ano. Mas se você fez este tijolo de vidro, fica super fácil melhorar, o problema é chegar neste ponto, depois é mais fácil. Tudo será feito da mesma forma que mostra no tutorial, mas vai usar um material Raytrace padrão do Max em vez do material V-Ray. No tutorial que te indiquei está explicado como fazer vidros com Raytrace. Na hora de renderizar que pode acontecer o lance de algumas partes do objeto ficarem muito escuras, ai é o problema de poucas refrações, como disse na outra mensagem. Só de você aumentar para 10 ou 12 no Max Depth e no Max Refractions, que fica dentro da ficha Renderer da janela Render Scene, teclando F10, o vidro não ficará mais escuro e terá mais refrações. Agora, a parte de Caustics já complica um pouco mais, mas se quiser fazer isso, depois que tiver feito estes ajustes mais básicos, posta aqui que a gente vai te ajudando. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 897

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.