Tecla de talho para suavizador de malha

Por: bernardomb  

Em: 04/08/2007 00:06

Oi gente, tudo bem! Estava treinando modelagem e comecei a buscar um meio de colocar e tirar com um atalho um suavizador (algo do gênero do meshsmooth) na malha do modelo, mas não consegui faze-lo. O que eu idealizei foi por um atalho para ativar/desativar o Subdivision Surface, mas não consegui faze-lo. Vocês têm alguma sugestâo?
Ola bernardomb :)... n sei se entendi o q vc deseja realmente + se for a tecla de atalho do meshsmooth(poly) é "CTRL+M". Abraços... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
pelo q eu entendi vc quer é algo parecido com XSI e zbrush né??? no xsi se vc clicar + aumentam as sub-d suavizando mais o objeto e se clicar - vc diminui as sub-d... no max eu não sei se existe isso...eu nem conhecia o comando Ctrl+M, mas achei meio inutil, pois vc não consegue ter o controle do modificador, pois vc o adiciona ja em colapse.... creio eu q vc queria para ficar mais dinâmico o processo da modelagem qdo vc tem q conferir o modelo suavizado e não quer ficar indo com o mouse nas opções.... nesse caso a unica alternativa seria criar um parametro no seu objeto, linkar o modificador turbo smooth ou mesh smooth no parametro e criar através do maxscript ou através de expressions com o motion capture o atalho para o teclado..... sinceramente eu acho mto trabalhoso e inutil isso.....apesar do max ter mtos atalhos de teclado, ele não é usado da mesma forma q o xsi, mas nem por isso se torna mais lento....isso vai da pratica do usuário com a interface do programa....
Abração Té+
Ae pessoal bom "controle" eu n sei a respeito, só sei q se for apertando Ctrl+M dae ele vai dando + interações ao objeto, agora para voltar as interações dae só conseguir no Undo(Ctrl+Z) mesmo. Tem uma maneira q é vc criar a sua(s) própria barra de ferramenta(como segue na imagem). Nela eu coloquei modificadores(inclusive o meshsmooth). + de qualquer forma vc vai ter q se dirigir aos paramentros dele para ter uma maior controle sacas. Ahhh, Tem outra forma de fazer isso adicionando botões com suas respectivas funções nos paneis. Abraços... ;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
O que eu quero é exatamente o que o LeandroM disse. Eu experimentei o Silo e nele há os atalhos de aumentar e diminuir a subdivisão ("c" e "v" respectivamente) e é isso que eu queria no Max...
eu imaginei q fosse isso mesmo....eu nunca usei o silo, mas é meio q padrão dos novos softwares 3D ter esse recurso.... mas então...não ligue de antemão para isso...vc não vai perder mais tempo se tiver q usar no mouse mesmo....e além disso o turbo smooth e o mesh smooth tem recursos q esse suavizadores automáticos não tem como suavização por grupos e/ou materiais, viasualização pela ou simplificada dos edges, nurms, entre outros....
Abração Té+
Oi Bernardo, tudo bem? Estes softs que trabalham com grande número de subdivisões tem estes recursos, mas no max seria quase desnecessário, porque você trabalha com duas ou 3 subdivisões no máximo e não costuma ficar mudando o número de subdivisões. Então, o que pode ser feito é criar um atalho para o Show End Result do Edit Stack, assim, você poderia ativar e desativar e efeito do Mesh Smooth sobre a malha enquanto estivesse modelando. Ainda poderia usar um Manipulator para criar um controle interligado com o valor de Interations do Mesh Smooth, dessa forma, conforme arrastar o Slider do Manipulator, o objeto aumentaria ou diminuiria a quantidade de subdivisões. Abraços
o tempo de usar um parametro, slider, manipulator etc e mexer diretamente no turbo smooth é o mesmo....heheheh...nos dois casos iriamos usar o mouse.... o q compensaria seria um esquema via teclado mesmo, mas como eu disse antes, pelo menos no max eu não sinto falta alguma.....
Abração Té+
Bom, aqui eu uso a suavização do próprio Edtable Poly, onde chega perto da suavização do TurboSmooth!! Coloquei a tecla 9 (NumLock) como tecla de atalho da suavização! Assim eu coloco e tiro a suavização com apenas um toque na tecla de atalho!
eu não curti o smooth do editable poly por causa dass guias enquanto no modo de edição....é como eu disse: cada um encontra uma boa maneira para trabalhar.....mas de qq forma curti a idéia a idéia do edson, mesmo não usando o recurso, deu uma ideia para outras coisas...
Abração Té+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 721

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.