retoques na malha animada, animação de vertices

Por: valdez  

Em: 04/08/2007 22:12

Ola amigos.. eu animei um personagem com skin e skin morpher no modifier list... com a animação pronta notei alguns pequenos erros de deformação na malha.. eu queria saber s no max tem algum modifier em que eu possa corrigir esses defeitos manualmente, selecionando os vertices e animando de forma que a deformação no local ocorra bem.. eu lemnbrei que o editable mesh anima vertices, e lembrei tambem que quando vc simula um tercido com o cloth vc pode converter para editable mesh o tecido permanece animado, mas só com o editable mesh na lista.. ai eu tive a ideia de tentar comverter toda a lista do meu personagem (skin, skin morph, morpher) para editable mesh, para fica apenas o editable mesh com os vestives animador (e todos os modificadores que usei pra alcançar aquele estado n importava mais)..porem dessa vez n funcionou.. se isso funcionasse eu podia corrigir as deformações da mesma forma que animo os vertices de um box em editable mesh por ex vcs conhecem algum outro modifier q me ajude? ou podem me dar dicas sobre o editable mesh pro fazer direito? desde ja agradeço
na verdade o próprio skin morpher foi feito para auxiliar o skin e corrigir alguns erros.... eu acho q o seu problema se iniciou na topologia do personagem, nos famosos edge loops....eu personagem com uma boa topologia praticamente nem precisa do skin morpher sacou??? o skin ja da conta do recado qdo vc modela pensando em cada articulação a ser dobrada.... o q vc fez de converter em editable mesh é uma gambiarra e como toda gambiarra irá te ajudar na hora para cumprir prazos etc,....mas vc perderá o controle q teria com os modificadores..... o q eu recomendo é vc sempre planejar bem o personagem e imaginar os loops antes mesmo de modelar.....ja vi mto personagem com modelagem bonita, mas feita de maneira errada e ficando difícil ou impossivel de configurar corretamente o skin....da mesma forma ja vi personagens tão bem planejados e com os bones tão bem feitos e ajustados q na hora em q se aplica o skin, quase não tem q editar os vértices e envelopes.... tenha em mente q organicos são problemáticos e só com paciencia e prática q terá menos dor de cabeça....
Abração Té+
ola leandro.. ola .n tive problemas com edge loop, nem é com deformação errada de skin..meu problema é mais avançado o q quero com isso exatamente é tentar refinar a forma do personagem pra dar mais harmonia na interação com o cenario, formas, cores, é cartoon, eu posso,...uma coisa mais artistica saca? tentar recuperar a harmonia nas formas que desenho animado 2d por ex tem e que perdeu (ou ficou colexo fazer) no 3d..
será então q não estão faltando recursos em seu rig, como squash and Squash and Stretch, Follow through, etc??? se sua deformação está certa, mtas vezes o rig pode estar mto duro e isso q tira a harmonia de cartoons..... uma boa composição é o resultado de mtas coisas.....modelagem, skin, rig, texturas, iluminação, render etc.... as vezes é bom dar uma pausa, tomar um café, voltar, parar, analisar.....pense exatamente o q falta em seu personagem.... outra coisa.... as vezes vc precisa de algo complementar como um cloth, hair, etc.... qdo faz colisões, vc pode usar por exemplo o ffd para gerar a deformação sem comprometer o resto... sacou o q eu disse.....tem varios fatores q vc tem q pensar.....se seu skin está bom não tem motivos para converter em editable mesh e perder o controle dos modificadores, pois qq coisa nova q te surgir para usar o personagem será ruim de fazer.... como eu disse antes, gambiarras são validas para cumprir prazos, mas sempre q puder tente evitá-las para poder aproveitar melhor e até reaproveitar os trabalhos...
Abração Té+
ola eu sie d tudo isso q vc falou.. o q perguntei e se havia no max uma ferramenta em q eu possa animar vertices manualmente, ffd, deformers do skin faz, mas cada caso é um caso man..nada se compara em vc aplicar por cima de tudo e corrigir diretamente, sem ter q se perder em paramentros e ajustes de modificadores anteriores pra alcançar o msm resultado..
animar vértices manualmente???? agora pegou pesado.... acho q só mesmo via script ou usando replicancia do morpher..... sei lá cara.....do jeito q vc ta falando ja ta dando um nó na minha cabeça....uhauhauhauh as vezes é dificil imaginar a situação do mesmo jeito q outra pessoa....o q parece claro para ti pode parecer complicado para oputros e vice versa.... mas de qq forma tomara q vc encontre uma boa solução para seu problema....
Abração Té+
Olá valdez, tudo bem? Esses ajustes que você deseja podem ser realizados com o modificador Skin Morpher ou através dos Skin Deformers do próprio modificador Skin. Abaixo segue tutorial que poderá lhe ajudar: Tutorial de Skin Deformers - Ajustes com Bulge e Joint http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=21149
Sergio Feitosa
oi leandro.. nem é pegando pesado, o max faz isso msm.. crie uma esfera converta pora editable mesh, seleciona uns verices, cria uma chave de animação, mova o timeslide, e ponha os vertices selecionados em outro lugar...e vc vai ver eles animados.. oi feitosa, valeu a dica mas eu ja criei o skin morpher e deformers, o q eu quero é corrigir diretamente, aplicando um modificador por cima de tudo e corrigir.. o editable mesh faz mas so quando ta por baixo da cadeia
"valdez" disse: oi leandro.. nem é pegando pesado, o max faz isso msm.. crie uma esfera converta pora editable mesh, seleciona uns verices, cria uma chave de animação, mova o timeslide, e ponha os vertices selecionados em outro lugar...e vc vai ver eles animados.. oi feitosa, valeu a dica mas eu ja criei o skin morpher e deformers, o q eu quero é corrigir diretamente, aplicando um modificador por cima de tudo e corrigir.. o editable mesh faz mas so quando ta por baixo da cadeia
disso eu sei...ja fiz minhas gambis tb....uahuahuahua...mas sempre q precisei fazer isso sei q foi falha minha em outras etapas...por isso q disse a vc as coisas acima.... q jogue a 1º pedra qm nunca refinou um trabalho com urgencia animando os vertices....uahuahahua
Abração Té+
fiz uns testes pra exemplificar o q estou falando.. eu simulei um tecido com esse plano laranja, cliquei no botao "create key" do menu principal do cloth, la embaixo..e ele converteu o tecido para editable mesh e continuou animado, vejam os key na barra quero saber: 1- existe algum metodo que pegue toda aquela pilha de modificadores e fazer a mesma coisa, (deixar apenas a malha animada)? 2-existe algum modificador q eu jogue por cima da pilha toda pra animar os vertices por cima de tudo, que funcione como um layers sabe, para q eu n precise me perder em parametros de modificadores abaixo, pra alcançar o msm resultado.? espero ter cido menos confuso agora rsrs obrigado

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 762

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.