Áudio

Por: celsogj  

Em: 05/08/2007 10:41

Olá caros amigos, tenho uma dúvida que está me atrapalhando um pouco no acabamento das animações. Como eu faço para que um áudio comece a tocar, por exemplo no frame 40, e não no frame 0 como é de praxe. Agradeço desde já a ajuda. Grato pela atenção.
Olá celsogj, tudo bem? O ideal é acrescentar o som na pós-produção, no momento em que você for editar o vídeo final para finalizar o seu projeto. Você pode renderizar a sua animação em sequência de imagens, e depois usar um software de edição de vídeo (Adobe Premiere por exemplo) para gerar o arquivo final de vídeo através dessa sequência de imagens. Esse tipo de software também lhe permite ajustar a trilha sonora, oferecendo linhas de tempo para configuração do som. Dependendo do efeito sonoro que você desejar, será necessário ajustá-lo em algum software especifico (Sound Forge por exemplo) para som antes de colocá-lo no editor de vídeo.
Sergio Feitosa
Obrigado pela resposta, mas me parece ser simples a configuração no próprio 3DS MAX para que o som inicie no frame que eu desejar. Aguardo a orientação dos membros do portal. Obrigado !
Olá celsogj, tudo bem? Já que você deseja colocar o som diretamente no MAX (não é o processo mais indicado) e ajustá-lo para iniciar no frame que você quiser, então proceda da seguinte forma: - Entre na opção de menu: Graph Editors > Track View - Dope Sheet... - Na tela que aparece, clique com o botão direito do mouse sobre a opção Sound e escolha o item Properties - Clique no botão Choose Sound e escolha o som - Abra a opção (+) de Sound para que apareça a trilha de som (apenas para visualização) - Na barra de ferramentas do Dope Sheet, habilite o segundo botão, chamado de Edit Ranges - Agora é possível movimentar a faixa de frames correspondente ao som, configurando o frame inicial que desejar, através da barra preta com dois quadrados brancos.
Sergio Feitosa
Oi Celso, tudo bem? Como o Feitosa disse, nunca se aplica o áudio da animação direto no programa 3D, isso só é necessário em casos super raros e quando isso acontecer você vai precisar de plug-ins como o SoundTrax. Porque o Max não é um editor de vídeo e não foi feito para colocar áudio na animação 3D, a trilha de áudio que ele oferece é apenas para ter uma referência de áudio na animação quando for necessário, mas não para renderizar com áudio ou para colocar a trilha sonora da animação direto no programa 3D. Até porque ele não oferece recurso nenhum para edição deste áudio e só aceita uma trilha. Som sempre deve ser colocado num editor de vídeo, não no programa 3D, e animação nunca deve ser renderizada em arquivo de vídeo fechado como AVI e MOV, portanto, é mais um motivo para não colocar o áudio no programa 3D, já que o render de animação é sempre feito em sequência de imagens TGA e não vai aceitar o áudio. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 770

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.