Cortar modelos 3D

Por: No exit  

Em: 12/08/2007 11:20

Olá! Eu gostava de saber como se corta um objecto 3D com outro, tipo tenho um cubo e na parte de cima coloco uma bola entre o cubo para cortar. Eu acho que vi isso em algum lugar se alguém souber agradeço muito :D
Loading ....
No exit Isto que você quer fazer se chama de Operação Booleana/Boolean Operations, onde se subtrai ou adiciona poligonos ou volumes um ao outro, diferente de um Box Modeling, onde se chega ao resultado final apenas trabalhando com os vértices, arestas e faces de um objeto. Para utilizar o Boolean, selecione um objeto, vá em Geometry/Compound/Boolean > Pick Operant B, e selecione a opção adequada a sua situação entre: Union/Intersection/Subtraction/Cut. Se for o caso, depois converta para Editable Mesh/Poly. Abraços
Arquiteto Juliano Azeredo www.photobucket.com/albums/q193/julianoazeredo
Eu estava agora olhando os compound e nem pensei na possibilidade de ser esse. Obrigado ^^
Loading ....
Olha No Exit... Só por curiosidade fui em BUSCA (na parte superior do site), digitei Boolean (em categoria selecionei Colaborações). Achei um tópico muito bom sobre o assunto onde usuário Esponja posta um link onde ele mesmo explica detalhadamente o funcionamento do Boolean: http://home.graffiti.net/esponja:graffiti.net/ Agora que fique bem claro que o Boolean não é a opção mais indicada, pois costuma causar erros na malha, em função de que o Max não entende os objetos como sólidos e sim como faces, diferente de um soft CAD, como o AutoCAD por exemplo que aí sim, as Operações Booleanas não só funcionam muito bem como são imprescindíveis. Se tiver como usar um Box Modeling seria melhor, pois com o Boolean o usuário precisa ter um bom domínio sobre modelagem e entender bem o funcionamento dele. Existem alguns plugins, como o Power Boolean, que são de extrema utilidade quando não há a possibilidade de utilizar um Box Modeling, Nurbs, FFD, etc. Abraços
Obrigado outra vez, vou ter isso em causa, foi por isso que deu uns erros de malha logo aqui. Valeu!
Loading ....
No exit Non stress... :D Dê uma boa lida sobre o assunto, que com certeza irá lhe ajudar muito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717408.

Total de membros registrados: 143171

Últimos membros registrados: rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos .

Usuário(s) on-line na última hora: 766

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.