lá se foram as regras do fórum.... vocês ainda não entenderam que tem usuário e usuário. Tem gente que não pode ou não quer dominar um render.... tem gente que prefere o simples. Não dá pra dizer que mental ray é melhor, já que não se conhece as necessidades do usuário! Se você e eu gostamos do mental ray, parabéns pra nós! Mas nem todo mundo pensa assim e é isso que eu estou tentando dizer! Vejo muita gente aqui quebrando a cabeça com GI, caustics, e etc. Mas tem gente que não precisa disso! É tão difícil de entender? Deixem as pessoas tirarem suas próprias conclusões vendo os trabalhos aqui publicados e analisando os prós e contras de cada renderizador. Em momento nenhum eu afirmei que A é melhor que b, pois, novamente, as necessidades de cada um é que vão ditar o que é melhor. Tem gente que trabalha muito bem com scanline e é feliz da vida... é o veeeeelho, mas imbatível argumento: Não é o renderizador, mas sim o artista que faz a diferença... A experiência vai dizer qual o renderizador, software, etc, com que mais nos identificamos... Se fosse assim, o MR é o melhor e ponto, não tinha tanta gente muito boa usando outros renderizadores.... pensem um pouco nisto pessoal!
Por favor, paremos aqui com essas comparações!