FAZENDO FUROS NO 3Dsmax

Por: Harry  

Em: 14/08/2007 09:18

Como exemplo crie um plane 6x6 e um NGon (spline) de 6 lados, mas pode ser quantos lados desejar. Transforme a plane em Poly, mova a NGon para frente do Plane, selecione o plane e aplique o "Shape Merge" (Create>geometry>ShapeMerge), clique em "Pick Shape" e selecione a NGon, esta, será desenhada na plane após este processo, para ver melhor transforme a plane em poly. Só que antes de fazer isso deixe o modo MeshSmooth desabilitado. Selecione as "Faces" na plane na qual fazer a forma de um NGon e delete-as. No modo "Edges" ainda em "Edit Poly" repare que há vários vértices (neste caso 16)formando o buraco. Se aplicar um Meshsmooth agora o resultado ficará todo ou um pouco irregular, não chegando ao resultado desejado. Para isso, iremos deixar o buraco com 6 vértices somente (se tivéssemos feito um Ngon com 8 lados por exemplo, teríamos que deixar 8 vértices), podemos reduzir a quantidade de vértices com as ferramentas Cut, Remove e/ou Target Weld. As edges em vermelho se removê-las não alterará no resultado porém prefiro deixá-las como estão, mas assim teremos um probleminha logo a ser visto. Aplique o Meshsmooth, o buraco ficará redondo, para suavizar mais aumente o valor em interations, neste caso mudei para 3 (OBS: dependendo do valor poderá dar umas travadinhas do pc se a malha estiver muito complexa) Aplicando Extrude no Buraco Selecione as Edges do buraco e aplique um extrude. Veja como ficará em Meshsmooth. O diâmetro do buraco ficará normal, porém a suavização perto dos cantos ficará meio esquisita. O por quê? R: Quando aplicamos um extrude em que uma vértice está formada com 4 ou mais edges, após o extrude onde tinha 1 só vertices ficará com 2. Obserque que com a vertice ao lado está formado com 3 edges e ao ser extrudada ela permaneceu com um só vértice. Na imagem de cima aparece escrito "2 Vertices selected", 2 vértices selecionados. Na imagem de baixo está selecionado apenas um vértice, estará escrito "Vertex 60 Selected" mas não são 60 vértices selecionados e sim o vértice cujo nome 60 está selecionado. Para solucionar aplique um weld onde há 2 vértices em um mesmo lugar. Feito isso perceba que em vez de estar escrito "2 vertices selected" aparecerá o nome do vertices. Se aplicar um Chamfer depois: Se for aplicar um chamfer, uma parte do chamfer vai acontecer a mesma coisa, irá aparecer 2 vertices no canto do chamfer (pelo mesmo motivo anterior), pra solucionar clique em colapse e pronto, se clicar em weld talvez não funcionará dependendo do valor do weld. Como eu não consegui digitar e colocar as imagem em cada etapa, eu escrevi tudo e coloquei as imagens tudo depois, então tem que ir lendo e seguindo as imagens. Bom, não sei se deu pra entender, mas eu faço assim heheeh... Eu utilizei este processo pra fazer os furos onde ficariam os parafusos de uma roda e também para fazer o disco do freio. Espero que tenha ajudado... Flw...
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
aff, postei as 3 primeiras imagems na ordem errada a primeira é a terceira a segunda é a primeira e a terceira é a segunda estou atrapalhado hehehe também depois de dar um colapse vai ter que ajustar a posição dos vertices, estou postando o resultado final ah, depois é só colocar o parafuso no buraco.
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!
Olá galerinha, legal de mais, esse tutorial, vou dar uma estudada, muito obrigado heldermakoto, outro problema que se percebe é que será difícil fazer furo em uma peça mais complexa, como em uma esfera ou um cilindro. Vou me ver o que posso fazer! É por isso que sou fã de carteirinha da 3D1, quando se tem uma dúvida todos ajudam. Pessoal se eu tivesse bala na agulha eu montava uma produtora de filmes CG, e chamava todos os componenetes da 3D1 já imaginaram como seria? Queria ver pelo menos nisso, o Brasil se destacar netre os demais!! Valeu pessoal, uma abraço!
Softwares 3d são como um \"Big Ban\" pessoal, ou seja, cada pessoa pode fazer seu próprio universo!
eh, fazer furo nas peças mais complexas é mais difícil mesmo... mas depois posta a sua camera aeh blz? flw
Harry, se quiser uma solução bem mais simples, use o probolean que vem com o max 8 ou baixe para versões anteriores no site da npower www.npowersoftware.com ele corrige a malha antes de furar e ainda cria filet na borda se vc quizer!
tá olhando o quê? não tem nada aqui! sai do meu rodapé!
Gente, tem uma maneira bem facil. Por exemplo: Faz a cantoneira (Poligono A) Faz um cilindro com as mesmas medidas do parafuso (Poligono B) Marca a cantoneira e aplica um Compound Objects aponta o cilindro como B e o furo já ta pronto...
Oi Iodelson, tudo bem? Não é boa idéia usar o Boolean no Max, só funciona bem em objetos simples. Mesmo o Power Boolean (Boolean Pro) do Max 9, não funciona direito em objetos complexos, em multiplas subtrações, não é igual no AutoCAD ou no Rhinoceros, por exemplo, que sempre dá certo e sempre fica perfeito. No max a forma de modelar é a que o heldermakoto explicou super bem neste tópico, serviria até como tutorial. Saber modelar da forma que ele explicou permite modelar qualquer coisa no Max, um carro, um rosto, um ser humano. Boolean deve ser evitado ao máximo e raramente precisa usar, já faz pelo menos uns 5 anos que eu não uso Boolean e não sinto a menor falta no 3ds max. Abraços
Aí pessoal Eu acho interessante aprender modelar essas coisas básicas no AutoCAD. No ínício eu modelava no Max todas as maquetes. Mas como a uns tempos atrás o André insitia que era mais fácil modelar essas coisas mais simples no autocad, eu segui um tutorial dele aqui do site. E não é que o infeliz tinha razão, já que se tem a planta baixa, é só fechar as paredes e extrudar, isso funciona e dá para fazer várias coisas, é só usar o raciocínio. O bruto se leva para o max e aí é só alegria. Desculpe pelo "infeliz", grande Guru. Abraço Boca
:00: :00: Iodelson??? :00: :00:
"Idelson" disse: :00: :00: Iodelson??? :00: :00:
teu quase xara rsrsrs
paz sem voz não é paz!! é medo!!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 355

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.