Como exemplo crie um plane 6x6 e um NGon (spline) de 6 lados, mas pode ser quantos lados desejar. Transforme a plane em Poly, mova a NGon para frente do Plane, selecione o plane e aplique o "Shape Merge" (Create>geometry>ShapeMerge), clique em "Pick Shape" e selecione a NGon, esta, será desenhada na plane após este processo, para ver melhor transforme a plane em poly. Só que antes de fazer isso deixe o modo MeshSmooth desabilitado. Selecione as "Faces" na plane na qual fazer a forma de um NGon e delete-as. No modo "Edges" ainda em "Edit Poly" repare que há vários vértices (neste caso 16)formando o buraco. Se aplicar um Meshsmooth agora o resultado ficará todo ou um pouco irregular, não chegando ao resultado desejado. Para isso, iremos deixar o buraco com 6 vértices somente (se tivéssemos feito um Ngon com 8 lados por exemplo, teríamos que deixar 8 vértices), podemos reduzir a quantidade de vértices com as ferramentas Cut, Remove e/ou Target Weld. As edges em vermelho se removê-las não alterará no resultado porém prefiro deixá-las como estão, mas assim teremos um probleminha logo a ser visto. Aplique o Meshsmooth, o buraco ficará redondo, para suavizar mais aumente o valor em interations, neste caso mudei para 3 (OBS: dependendo do valor poderá dar umas travadinhas do pc se a malha estiver muito complexa) Aplicando Extrude no Buraco Selecione as Edges do buraco e aplique um extrude. Veja como ficará em Meshsmooth. O diâmetro do buraco ficará normal, porém a suavização perto dos cantos ficará meio esquisita. O por quê? R: Quando aplicamos um extrude em que uma vértice está formada com 4 ou mais edges, após o extrude onde tinha 1 só vertices ficará com 2. Obserque que com a vertice ao lado está formado com 3 edges e ao ser extrudada ela permaneceu com um só vértice. Na imagem de cima aparece escrito "2 Vertices selected", 2 vértices selecionados. Na imagem de baixo está selecionado apenas um vértice, estará escrito "Vertex 60 Selected" mas não são 60 vértices selecionados e sim o vértice cujo nome 60 está selecionado. Para solucionar aplique um weld onde há 2 vértices em um mesmo lugar. Feito isso perceba que em vez de estar escrito "2 vertices selected" aparecerá o nome do vertices. Se aplicar um Chamfer depois: Se for aplicar um chamfer, uma parte do chamfer vai acontecer a mesma coisa, irá aparecer 2 vertices no canto do chamfer (pelo mesmo motivo anterior), pra solucionar clique em colapse e pronto, se clicar em weld talvez não funcionará dependendo do valor do weld. Como eu não consegui digitar e colocar as imagem em cada etapa, eu escrevi tudo e coloquei as imagens tudo depois, então tem que ir lendo e seguindo as imagens. Bom, não sei se deu pra entender, mas eu faço assim heheeh... Eu utilizei este processo pra fazer os furos onde ficariam os parafusos de uma roda e também para fazer o disco do freio. Espero que tenha ajudado... Flw...
M4k070 Monitor: Dell 24pol (Modelo: 2407wfpb) Pronto pra usar o 3DMax hehehe Eta Telona!!!!!